3 cuidados essenciais para evitar dor ao mastigar após restauração

4 minutos para ler

Procedimentos dentários conseguem amenizar os danos que cáries causam à dentição, removendo a região afetada e restaurando, quando indicado, o sorriso novamente saudável. No entanto, é preciso seguir alguns cuidados para não sentir dor ao mastigar após a restauração — como fazer mastigação devagar, evitar doces e não comer alimentos muito quentes ou muito frios.

Neste texto, entenda quais são os motivos pelos quais é necessário restaurar e por que é possível sentir incômodo após o procedimento. Além disso, saiba por que só é recomendado fazer restaurações estéticas e funcionais depois de concluir a Ortodontia, que melhora o posicionamento dos dentes na arcada. Comece a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto!

Como a restauração ajuda a tratar problemas dentários?

Um dos principais procedimentos dentários, a restauração remove a parte infecciona do dente para trazer estética e função à dentição. O processo — que pode ser feito em ouro, porcelana e resina composta — elimina a área atingida pela ação bacteriana e higieniza a cavidade dos dentes, harmonizando o sorriso dos pacientes.

Por que é possível sentir dor ao mastigar após a restauração?

Quando a decisão clínica indica restauração (normalmente pelo avanço de cáries), o profissional remove a parte cariada e preenche a região com resina ou porcelana. Contudo, a técnica exige cuidados para não sentir incômodo, principalmente se o dentista fez os procedimentos indicados. O motivo é que o procedimento pode deixar os dentes mais sensíveis à temperatura dos alimentos na primeira semana.

Quais os 3 principais cuidados para tomar depois do procedimento?

Até o momento, você observou que é comum que pacientes sintam algum incômodo ao mastigar alimentos depois da restauração. Contudo, para diminuir os incômodos, há algumas dicas importantes, como evitar doces, alimentos com temperaturas extremas e fazer a mastigação lentamente.

1. Evitar comer doces

Ainda que não haja consenso sobre o porquê de evitar doces após a restauração, o cuidado é necessário para não sentir dor na região, pois normalmente esses alimentos são pegajosos e se grudam à área restaurada.

2. Não comer alimentos quentes ou frios

Após realizar restauração, costuma-se ter mais sensibilidade ao mastigar alimentos. Por isso, a recomendação clínica é evitar comida muito quente ou muito fria, cuja temperatura pode causar dor às pessoas no pós-operatório.

3. Mastigar devagar

A restauração consegue amenizar os danos de cáries à saúde bucal, mas pode aumentar a sensibilidade dos dentes. Por isso, é indicado que o paciente não mastigue os alimentos rapidamente, pelo menos na primeira semana após concluir o procedimento.

Por que é importante fazer o procedimento após a Ortodontia?

A Ortodontia é a especialidade que previne e trata disfunções em qualquer idade, desde a fase do crescimento e amadurecimento dos dentes em relação à face, prevenindo problemas dento-faciais até na terceira idade. Nesse sentido, é importante que o paciente recorra à restauração após concluir o tratamento ortodôntico, pois dessa maneira o procedimento consegue ficar no local adequado.

Neste conteúdo, você notou a importância de procedimentos estéticos e funcionais para a saúde bucal. Da mesma forma, entendeu por que alguns pacientes sentem dor ao mastigar após restauração, principalmente quando ingerem doces, mastigam rapidamente e comem alimentos muito quentes ou muito frios.

Agora que sabe por que é importante fazer procedimentos dentários, assine a nossa newsletter e fique sempre informado sobre dicas para manter a saúde bucal!

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe uma resposta

× Gostaria de agendar uma consulta?