5 alimentos que podem prejudicar sua saúde bucal

4 minutos para ler

Comer é muito bom, não é mesmo? Porém, se não tomarmos alguns cuidados com o que consumimos, podemos prejudicar a nossa saúde bucal. Alguns alimentos são ácidos demais, duros demais, doces demais, e nem sempre sabemos os problemas que eles podem nos trazer no longo prazo. Por isso, trazemos neste post 5 alimentos que você deve ficar mais atento ao consumir. Confira!

1. Refrigerante

Esse é possivelmente o vilão mais conhecido da nossa lista. Muitos já sabem que o refrigerante é prejudicial à saúde não só de todo corpo, mas, principalmente da boca, porém talvez ainda não saibam o porquê.

Os refrigerantes, em geral, não importando marca, tipo ou sabor, são perigosos para os dentes devido à alta acidez e ao nível de açúcar que possuem. Essa combinação gera um efeito corrosivo nos dentes, caso estes fiquem em contato constante com o refrigerante.

Por isso, uma dica para diminuir o seu efeito nocivo é substituir por suco ou água mas, realmente não for possível, consumir a bebida toda de uma vez, em vez de ir bebendo ao longo de uma refeição.

2. Balas e chicletes

As balas e os chicletes, assim como o refrigerante, possuem grande quantidade de açúcar. Como eles são feitos para durar um bom tempo na boca, os dentes acabam ficando muito tempo expostos aos açúcares, o que pode gerar placas e cáries.

Sendo assim, o melhor a se fazer é reduzir o consumo desse doces e nunca se esquecer de realizar a escovação após ingeri-los.

3. Café

Devido à coloração escura, o café pode manchar e deixar o seu sorriso amarelado com o tempo. Por isso, é uma boa ideia sempre tomar água após o cafezinho. Dessa maneira, você dilui o café da superfície do dente, retirando parte dos pigmentos de café sobre os dentes.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

4. Maçã

Você pode estar se perguntando o que a maçã está fazendo nessa lista. Afinal, sempre ouvimos falar que essa é uma fruta muito saudável, não é mesmo? E ela é. Porém, em razão de sua consistência e de seu alto nível de acidez, ela pode acabar se tornando prejudicial para a saúde bucal caso não sejam tomados alguns cuidados.

O principal deles é: comer a fruta acompanhada de água ou leite, pois isso ajudará a neutralizar a acidez. Outro ponto importante é usar a faca e jamais cortar ela usando os dentes da frente, principalmente se ela for recoberta por uma camada de doce crocante, comum em feiras e pecuárias tais como a “maçã do amor”. Essa é uma das frutas que mais estão associadas a quebra dos dentes anteriores..

5. Pipoca

Comer pipoca uma vez ou outra quando vai ver um filme não faz mal a ninguém. Mas é preciso ter cautela com esse alimento, uma vez que é muito fácil a pipoca grudar no dente ou até quebrá-lo. Como já sabemos, se não for feita a higienização correta, esse resto de alimento estimula o surgimento das cáries e das doenças periodontias.

Outro ponto importante é a mastigação. Tenha muita atenção ao comer a pipoca, para evitar que um milho não estourado acabe quebrando seu dente. Então, cuidado!

Como já foi possível perceber, via de regra, alimentos com muito açúcar e/ou muito ácidos nunca são as melhores pedidas quando o assunto é a preservação dos seus dentes. Mas isso não quer dizer que você precise necessariamente eliminar esses alimentos da sua dieta. Basta consumi-los com responsabilidade. Lembrando que a prevenção envolve os coisados acima e, sempre: realize sempre a escovação após as refeições!

Gostou das nossas dicas? Então, não deixe que elas fiquem só para você. Compartilhe este post com os seus amigos nas redes sociais! Assim, você os ajudará a ter uma melhor saúde bucal.

Att, CD Dr. Alberto dos R Condé Jr. crogo6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?