5 dicas essenciais para você cuidar bem da saúde bucal

4 minutos para ler

Não é preciso falar o quanto um sorriso bonito pode ser importante para que uma pessoa tenha melhores resultados, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Dentes brancos e alinhados são um excelente cartão de visitas e trazem mais autoestima e autoconfiança para qualquer um.

No entanto, com a correria do dia a dia, nem sempre fazemos a higiene da maneira certa. O lado bom é que com algumas dicas essenciais para você cuidar bem da saúde bucal, dá para mudar esse cenário e deixar sua dentição do jeito que você sempre sonhou! Confira quais são elas:

1. Acerte na escolha da escova

O primeiro passo para você cuidar bem da saúde bucal é acertar na hora da escolha da sua escova de dentes. É preciso comprar um produto de qualidade, com cabeça arredondada, ergonômica e, acima de tudo, com cerdas macias e numerosas. Dê preferência para cabos lisos, pois os emborrachados tendem a acumular sujeira.

Tampas de acrílico também são uma boa opção, pois protegem e conservam as cerdas e evitam a sua contaminação. Troque sua escova de dentes a cada três meses, no máximo, e lembre-se que o creme dental não precisa ser usado em excesso: uma quantidade equivalente a uma ervilha já é o suficiente.

2. Utilize a técnica de escovação correta

A técnica de escovação correta é muito importante, mas nem sempre aprendemos a realizá-la de forma perfeita. O ideal é começar com as cerdas da escova com uma inclinação de 45 graus em relação ao eixo do dente e depois realizar uma leve vibração de vai e vem, próxima a gengiva. Logo em seguida, faça movimentos de varredura de cima para baixo nos dentes superiores e de baixo para cima nos dentes inferiores. Assim você limpa o sulco gengival, região que costuma acumular as bactérias e sujeira.

Realize esse processo pelo menos 10 vezes em cada face dental, tanto do lado externo quanto do interno. Não precisa utilizar muita força, pois uma pressão excessiva pode machucar a região e até causar retração gengival ou abrasão do esmalte.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

3. Não se esqueça do fio dental

Muitos profissionais alertam para a importância do uso da fita ou fio dental, mas nem sempre nos lembramos de utilizá-lo tanto quanto deveríamos. Esse produto é um poderoso aliado da sua saúde bucal, pois remove detritos alimentares e previne diversas doenças orais.

A frequência de uso ideal é após cada refeição, mas se isso não for possível, tente pelo menos passar diariamente antes de dormir. Os movimentos devem ser controlados e suaves, para não machucar as gengivas.

4. Higienize sua língua

A higienização da língua também é parte de uma saúde bucal perfeita. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a principal causa de mau hálito vem das bactérias que formam a saburra lingual e não de outros locais como o estômago.

Para evitar esse desagradável problema, você precisa investir em uma limpeza diária da região. A escova pode até ser usada para isso, mas o ideal mesmo é contar com um higienizador lingual plástico, que remove a sujeira sem machucar a língua ou provocar ânsia de vômito.

5. Cuide também da sua escova

Não é só você que precisa de cuidados: a sua escova também precisa de uma boa manutenção. Além de limpá-la bem com água corrente, você pode aplicar um antisséptico oral para eliminar as bactérias que acabam ficando nas cerdas. A tampinha de acrílico também deve receber o produto.

Depois, você deve guardar a escova com o cuidado e, antes da próxima escovação, lavar bem e enxaguar com água corrente para remover os resíduos do antisséptico. Ainda assim, como dissemos, trocá-la de três em três meses é essencial.

Essas são as dicas para você cuidar bem da saúde bucal! Esse conteúdo foi útil para você? Então informe aos seus amigos e parentes: compartilhe esse post livremente em suas redes sociais!

Posts relacionados

Um comentário em “5 dicas essenciais para você cuidar bem da saúde bucal

Deixe uma resposta

× Gostaria de agendar uma consulta?