5 dicas incríveis para manter o esmalte dos dentes saudável

4 minutos para ler

Você já deve ter ouvido falar, muitas vezes, sobre a importância de manter o esmalte dos dentes saudável, certo? Mas você sabe o que é o esmalte dentário? Ao contrário do que muitos pensam, ele não é importante somente para a manutenção de um sorriso bonito, mas também para a sua saúde bucal.

O esmalte dentário é o tecido mais duro de todos os tecidos mineralizados presentes no corpo humano. Ele é formado na quase totalidade por minerais — 97%. O restante de sua estrutura é composta por materiais orgânicos e água. Continue a leitura e entenda mais acerca do tema!

Qual a importância do esmalte dentário para a saúde bucal?

É o esmalte quem reveste a dentina e a polpa dentária. Sendo assim, ele protege os dentes de problemas relacionados à saúde bucal, como cáries e hipersensibilidade. Além disso, quando o esmalte dentário sofre erosão, além dos problemas já citados, ainda podem aparecer manchas em seu sorriso. 

Lembrando que esse mineral também é responsável pela cor dos dentes.

Como manter o esmalte dos dentes saudável?

Quando há um desgaste no esmalte, há formas de o dentista recuperar o mineral, mas a melhor forma de manter o esmalte dos dentes saudável é prevenindo seu desgaste. Quer saber como? Veja as dicas que preparamos para você!

1. Diminua a frequência do consumo de açúcar industrializado

O açúcar é um dos maiores vilões de uma boa saúde bucal. Isso porque, quando entra em contato com as bactérias que vivem naturalmente na boca, ele se transforma em um ácido que desmineraliza os dentes, deixando-os mais propensos a cáries e outras doenças.

2. Controle o consumo de alimentos muito ácidos

Frutas cítricas, refrigerantes — mesmo na versão diet — e energéticos também contribuem para a erosão do esmalte dentário. Isso porque são alimentos que colaboram para a acidez bucal. Então, em vez de tomar um suco de limão, por exemplo, na hora do almoço, opte por tomar água.

3. Opte por alimentos que fortaleçam o esmalte dentário

Da mesma forma que alguns alimentos podem prejudicar o esmalte dentário, outros podem ajudar a mantê-lo saudável. Por isso, você deve incorporar, em sua dieta, produtos ricos em cálcio ou alimentos de PH neutro ou básico tais como a banana ou o caju, pois ele ajudam a controlar a acidez bucal, que é uma das responsáveis pela desmineralização dos dentes.

Quiz Invisalign

Alimentos ricos em cálcios são aqueles à base de leite e seus derivados, brócolis, sardinha, espinafre, feijão, entre tantos outros.

4. Trate problemas de saúde em geral e de saúde bucal

Para manter o esmalte dos dentes saudável, não basta cuidar da alimentação somente, é preciso também cuidar da saúde em geral. Isso porque, muitas vezes, a acidez bucal é proveniente de algum distúrbio no organismo, como refluxo. Por isso, se você tem azias constantemente, deve procurar uma solução para o problema com o médico.

A boca seca — xerostomia — é outro fator que contribui para o desgaste do esmalte. Por isso, você deve beber bastante líquido ao longo dia para evitar que sua boca fique ressecada e sua saúde bucal fique prejudicada.

5. Tenha alguns cuidados na hora da escovação

Quando a escovação é feita de forma errada tais como usar muita força, o esmalte dentário sofre danos. Então, escove os dentes de forma correta, com delicadeza, e procure usar escovas de dentes macias. Além disso, você deve evitar os cremes dentais abrasivos — aqueles que prometem clarear os dentes.

Além de seguir essas dicas para manter o esmalte dos dentes saudável, você deve consultar seu dentista regularmente, pois ele é o melhor parceiro na manutenção de um sorriso bonito.

Gostou do post de hoje? Foi útil para você? Então leia nosso artigo sobre clareamento dental e saiba se o procedimento realmente enfraquece os dentes ou é um mito.

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?