5 motivos para você escovar a língua. Você tem esse hábito?

4 minutos para ler

Você se lembra de escovar a língua durante o seu processo de higienização bucal? Saiba que limpá-la é tão importante quanto escovar os dentes. A língua, assim como todos os seus dentes, participa do processo de mastigação e, portanto, também acumula sedimentos alimentares.

Sendo assim, confira agora 5 motivos para você se lembrar de escovar a língua!

1. Impedir a formação da saburra 

Você já percebeu que a língua, de vez em quando, fica com uma camada branca aparente, em sua superfície? Isso é fruto das bactérias que estão presentes na nossa boca e, em uma escala reduzida, é algo normal. 

Quando isso se acumula e avança para uma placa bacteriana branca bastante perceptível, que se forma ao fundo da língua, é o que chamamos de saburra. 

Ela é algo bastante prejudicial para a boca, pois pode acarretar diversas doenças bucais. Por isso, é importante praticar a higienização na língua, seja com a própria escova dental ou com limpadores específicos. 

2. Manter o hálito puro

O mau hálito pode significar muito mais do que um simples mau cheiro vindo da boca. Muitas das vezes, o mau hálito frequente surge como consequência de algum tipo de doença. 

Uma das principais causas do mau hálito é, justamente, a saburra. Sendo assim, eliminando essa placa esbranquiçada, você também reduz, drasticamente, as suas chances de desenvolver a halitose.

3. Prevenir a diminuição do fluxo salivar

Como já mencionado, a falta de higienização frequente da língua gera um acúmulo de saburra, além de uma descamação do epitélio da mucosa bucal. Isso, a médio prazo, pode causar uma diminuição do fluxo salivar.

Quiz Invisalign

Essa situação é um grande problema, pois a saliva é muito importante para a proteção e limpeza da boca, além de auxiliar na degustação e no processo de digestão. 

4. Conter o surgimento da cárie

O nosso corpo é um sistema interligado, sendo assim, qualquer desequilíbrio em uma das áreas afeta outra. O surgimento da cárie e doença na gengiva como consequência de não escovar a língua é um ótimo exemplo disso. 

Apesar de não ser algo direto, o surgimento de cáries e problemas periodontias acontece devido aos desdobramentos dessa falta de higienização. O desenvolvimento da saburra, que leva à diminuição do fluxo salivar, deixa a boca mais propensa ao surgimento de cáries ou gengivite.

Isso porque a saliva, por possuir um pH alcalino, auxilia na neutralização de ácidos resultantes das bactérias presentes na nossa boca. Sendo assim, com a diminuição do fluxo salivar, aumentam, também, as chances da sua boca ser acometida com esse mal. 

5. Fugir da diminuição do apetite

Lembra que falamos que, quando você deixa de escovar a língua, a colônia de bactérias em sua boca tende a aumentar? Uma outra consequência disso é que, ao se espalhar pela boca, ela forma um biofilme que limita a eficácia das suas papilas gustativas. Ou seja, limita sua capacidade de sentir sabor.

Agora, imagine ir a um restaurante e não conseguir desfrutar 100% do seu prato favorito. Bem ruim, não é? Para evitar isso, basta incluir a limpeza da língua em seus hábitos diários.

O lado bom é que não há mistérios para praticar a higienização correta da língua. Para isso, basta utilizar a própria escova e passá-la, levemente, de cima para baixo. Repita esse processo algumas vezes, enxágue e pronto. Caso ache necessário, você também pode utilizar alguns limpadores linguais específicos disponíveis no mercado. Recomenda-se que você faça essa limpeza após realizar a escovação e a passagem do fio dental.

Gostou de conhecer mais sobre a importância de escovar a língua? Aproveite para aprender mais sobre a saúde de sua boca com o nosso artigo Doenças bucais podem matar! Saiba como se prevenir. Boa leitura!

Att., CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr. CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?