6 cuidados necessários para manter um sorriso saudável

4 minutos para ler

Ter um sorriso saudável e branquinho é o desejo de muitas pessoas no mundo, não é mesmo? Não há quem não queira poder sorrir sem preocupações com dentes. Para isso, é fundamental ter bons hábitos de higiene bucal, que vai muito além da estética. É uma maneira de prevenir doenças e outros problemas futuros.

Ter bons hábitos de higiene bucal é o principal fator que auxilia na manutenção do sorriso branquinho e saudável. Cáries, mau hálito, tártaro, dentes amarelados, inflamação gengival e até mesmo casos muito mais graves, como problemas de coração, são as consequências de quem não se importa com a saúde bucal ou não sabe como cuidar corretamente.

Por isso, existem alguns cuidados necessários e super básicos que você precisa ter. Pensando nisso, resolvemos apontar seis dicas para evitar doenças e manter um sorriso muito mais bonito e, claro, saudável. Vamos lá?

1. Escove corretamente os dentes

É recomendado escovar os dentes todos os dias após as refeições ou no mínimo três vezes ao dia. As escovas devem ser pequenas, com cerdas macias, arredondadas, para que todos os dentes possam ser limpos, inclusive aqueles que ficam mais atrás, em área de difícil alcance.

O ideal é usar a pasta dental com flúor e fazer movimentos circulares, sem utilizar muita força, para não machucar. Lembre-se de escovar também a gengiva, a língua e as bochechas, tudo bem? Afinal, as placas bacterianas estão presentes em todas as partes da boca.

2. Utilize o fio-dental

Quanto mais você passar o fio-dental, mais resistente a sua gengiva vai ficar. Ele também é importante para limpar o espaço entre os dentes que a escova não consegue alcançar. É interessante utilizar todos os dias, ok?

No início pode ser que sangre um pouco, mas com o tempo não haverá mais esse problema. Se continuar, procure um dentista ou especialista.

3. Evite o tabagismo

Os fumantes possuem até três vezes mais chances de sofrer com doença periodontal e gengivite câncer e escurecimento dentário. Outro motivo para evitar o cigarro é que, após fazer algum tratamento cirúrgico, a recuperação é mais lenta.

4. Busque ter uma alimentação saudável

Pessoas que consomem alimentos com açúcar industrializado possuem um risco muito maior de ter cáries e também inflamações na gengiva. O refrigerante, por exemplo, tem muito açúcar, corante e ainda um alto teor de acidez, isso enfraquece o esmalte dos dentes e deixa-os mais amarelados.

Quiz Invisalign

Prefira alimentos saudáveis e ricos em fibras, sem conservantes e corantes, como frutas, legumes, grãos, proteína e verduras, mas, lembre-se que a doença periodontal pode surgir com qualquer alimento exigindo escovação correta.

5. Elimine o estresse do seu dia a dia

Com a correria do dia a dia, acabamos nos estressando, certo? No entanto, esse estresse afeta diretamente a saúde da boca, pois cria-se o hábito de apertar ou ranger os dentes, conhecido como bruxismo.

Essa atitude gera um desgaste em excesso, retira o esmalte e também pode provocar lascas e rachaduras dentárias. Em casos mais sérios de estresse, é indicado que se use um protetor bucal, que o próprio dentista pode recomendar.

Para aliviar o estresse você pode praticar atividades físicas diariamente e sempre separar um tempo de lazer na sua semana. 

6. Visite frequentemente um dentista

Renovar as obturações e as coroas dos dentes é fundamental, pois com o tempo elas se desgastam e ficam mais susceptíveis para a entrada de bactérias, cáries e ainda pior, para deterioração dentária.

Mais um fator que deve ser considerado é que a visita frequente ao profissional da Odontologia é elementar para evitar problemas, pois as doenças periodontais aumentam o risco de ataques cardíacos e acidente vascular cerebral, uma vez que a inflamação pode se disseminar para o corpo todo.

É importante também para que o dentista verifique se não há nenhum problema, como gengivite, câncer bucal e perda óssea.

Pronto! Agora que você já sabe como ter um sorriso saudável, tome os cuidados necessários  e sorria! Você vai perceber que, além da melhoria na estética e na saúde bucal, o seu bem-estar e a qualidade de vida também vão aumentar.

Quer mais dicas de como manter a sua boca saudável? Siga-nos no Facebook e confira.

Att, CD Dr. Alberto dos R Condé Jr cro6411

 
Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?