6 riscos do tratamento odontológico caseiro

6 minutos para ler

Você viu na internet, em algum blog ou vídeo de influenciadora digital um tratamento odontológico caseiro, que parece inofensivo e muito simples de se fazer? Cuidado! Sua saúde bucal pode estar em risco. Esse tipo de procedimento promete resultados que não aparecem, muito pelo contrário, os efeitos podem ser desastrosos.

Além disso, grande parte dos tratamentos odontológicos caseiros utiliza materiais cuja aplicação nos dentes não é indicada. Se já pensou em tentar algum clareamento ou qualquer tipo de resultado em casa, confira este artigo e veja os riscos reais que está correndo. Acompanhe!

1. Clarear apenas alguns dentes

Um dos tratamentos odontológicos mais conhecidos e desejados é o clareamento. Afinal, quem não quer ficar com os dentes branquinhos e sem as indesejáveis manchas de café, não é mesmo? No entanto, algumas pessoas acabam preferindo recorrer aos métodos caseiros e abrem mão dos profissionais e dos produtos indicados.

O clareamento realizado nos consultórios e com um dentista é feito com clareadores indicados e placas de clareamento com gel clareador que atuam diretamente no esmalte do seu dente. Já o tratamento odontológico caseiro ou kits vendidos, sem autorização ou fiscalização, na internet podem clarear apenas alguns dentes, deixando-os com a coloração desigual e até manchada.

O método “improvisado” mais utilizado é o carvão ativado. Apesar de parecer inofensiva, essa substância é altamente abrasiva, poderá desgastar seu dente, causar manchas difíceis de retirar e, ainda, danificar o esmalte do dente.

Além disso, após a realização de qualquer forma de clareamento é preciso fechar o que o clareador deixou de espaço no esmalte dentário e, óbvio que isso só pode ser feito na cadeira do dentista.

.Mulher sorrindo depois do clareamento dental

2. Hipersensibilidade

A hipersensibilidade é causada quando algum produto ou condição do paciente acaba danificando ou reduzindo a proteção do esmalte e deixa a raiz exposta. Uma das causas dessa condição é decorrente do tratamento odontológico caseiro sem orientação do dentista.

Como dissemos, alguns produtos que prometem clareamento em casa são altamente abrasivos e danificam e desgastam as camadas do dente, inclusive o esmalte. Dessa maneira, a dentina — um tecido que é protegido pelo esmalte — ficará exposta, causando dores ao consumir bebidas frias, quentes e alimentos ácidos e doces.

Para tratar a hipersensibilidade é preciso procurar um dentista para que ele tente reverter esse quadro por meio da aplicação de produtos próprios e de uso profissional ou para que tente restaurar as partes mais danificadas do seu dente.

3. Desalinhamento dos dentes

Além dos clareamentos, alguns jovens estão usando, por conta própria, aparelhos que prometem alinhar os dentes. Esse tipo de produto é vendido pela internet, o que é um grande risco. Na tentativa de personalizar o visual, colocar elásticos e borrachas coloridas têm gerado o efeito inverso.

Quando é feito qualquer tipo de pressão ou alteração inadequada da posição dos dentes, sem a supervisão de um dentista e, tampouco, o uso de aparelhos ortodônticos profissionais, você poderá desalinhar seus dentes e causar o chamado dente mole, que pode evoluir para a queda, isto é, o “aventureiro” pode perder dentes. Poderá desenvolver a perda óssea e problemas na mastigação, que comprometem o posicionamento e a sua saúde bucal. A maior parte dos pacientes que nos procuram já teve insucesso com tratamentos anteriores e isso só reforça a importância do dentista de qualidade no resultado e estabilidade do tratamento ortodôntico..

Quiz Invisalign

Quando esse procedimento não é feito por um profissional ou com um alinhador inadequado, poderá haver resultados indesejados, como a instabilidade e problemas na oclusão — mordida superior e inferior —, que dificultam o trabalho do dentista na tentativa de reverter a situação.

4. Dores constantes

O tratamento odontológico caseiro utiliza produtos e materiais que não são indicados para essa finalidade, como limão, carvão ativado, argila e bicarbonato de sódio em excesso. Em consequência disso, seus dentes vão ficando cada vez mais sensíveis e desprotegidos.

Com isso, você sentirá dores constantes, mesmo quando não estiver comendo, bebendo ou falando. Se essas dores lancinantes e altamente incômodas não forem tratadas por um dentista, você poderá ter dores cada vez mais fortes e dentes cada vez mais enfraquecidos.

5. Queimaduras

Os tratamentos caseiros não têm um controle rígido da concentração e quantidade dos produtos que serão utilizados. Essa medição fica por conta do paciente que, por não entender do assunto, acaba indo “no olho”. Esse descontrole de substâncias abrasivas e a falta de medidas de segurança, como equipamentos e aparelhos adequados e higiene, podem causar queimaduras.

O interior da boca é formado por mucosas muito sensíveis que são facilmente danificadas. Com os tratamentos realizados em casa, as queimaduras poderão atingir língua, lábios, gengiva e toda a cavidade bucal, causando dores e dificuldade para se alimentar e falar.

6. Sangramentos

Dependendo da condição do paciente, alguns procedimentos são contraindicados, como o clareamento em pessoas que apresentam a gengiva mais sensível do que o normal ou que sofrem com pequenas inflamações, que podem piorar com as substâncias que são utilizadas em alguns procedimentos.

Contudo, um tratamento odontológico caseiro não leva essas variáveis em consideração, e isso pode provocar piora nos sangramentos, na sensibilidade, bem como causar irritações em toda a estrutura gengival. Isso não quer dizer que o paciente que tenha esse problema nunca poderá fazer um clareamento, mas, antes, o dentista tratará a condição para garantir que o procedimento estético seja feito com sua saúde bucal em dia.

Portanto, é imprescindível procurar um dentista de confiança, com a expertise no tratamento que você deseja, para que sejam evitados problemas que ocasionem muitas dores ou dificultem o trabalho de reversão.

O tratamento odontológico feito em casa, sem a indicação ou supervisão de um cirurgião-dentista pode causar os efeitos contrários aos desejados. Então, nunca faça nenhum tipo de alteração ou procedimento dental por meio de produtos comprados via internet, mesmo que outras pessoas já o tenham feito. Afinal, dores, manchas, desalinhamentos e comprometimento de toda a sua arcada podem ser evitados.

Os tratamentos odontológicos, quando realizados por profissionais, deixam um efeito incrível! Para entender mais sobre o assunto, confira as 5 tendências da odontologia estética para você arrasar no sorriso!

Att.,
CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.
CRO-GO 6.411

Mulher sorrindo depois do clareamento dental

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?