A higiene bucal de pacientes acamados não deve ser negligenciada!

4 minutos para ler

Uma boa higiene bucal consiste em adotar medidas importantes para de manter os dentes e a gengiva em ordem. Afinal, os dentes saudáveis são essências para falar bem e mastigar corretamente os alimentos, além disso, contribuem para uma boa aparência bucal. 

Dessa forma, os pacientes acamados ou que se encontram internados por problemas de saúde precisam de atenção na higiene oral. Além dos motivos já citados, a falta de uma boa higienização pode agravar a condição do paciente, ocasionar uma infecção oral e até mesmo uma pneumonia aspirativa, devido à presença de bactérias na boca.

Sabendo da relevância desse tema, preparamos este post sobre a necessidade da higiene bucal em pacientes acamados. Confira!

Importância da higiene oral em pacientes acamados

 Os pacientes acamados exigem cuidados extras com a saúde bucal. Isso porque os micro-organismos presentes na placa bacteriana podem ser liberados para as secreções salivares e, como consequência, serem encaminhados para o sistema respiratório — principalmente o pulmão, ocasionando a pneumonia.

Dessa maneira, é recomendado que os enfermeiros, técnicos de higiene bucal ou acompanhantes realizem a higiene oral dos acamados, a fim de diminuir e evitar as adversidades acometidas.

Dicas de cuidados bucais para pacientes internados

É preciso que algumas medidas sejam adotadas nos hospitais, com o propósito de manter uma boa saúde oral entre seus pacientes. Sendo assim, é recomendado que:

  • os hospitais conservem uma equipe de higienização oral em Unidade de Tratamento Intensivo (UTIs);
  • a higiene seja realizada com gaze umedecida em digluconato de clorexidina, quando a escovação não for possível;
  • os familiares fiscalizem se a higiene bucal está sendo realizada.

Como realizar a escovação de uma pessoa acamada

É preciso realizar escovação nos pacientes acamados e, assim, evitar o desenvolvimento de cáries e outros problemas bucais que podem ocasionar sangramento das gengivas e piorar o seu quadro clínico.

Para isso, é fundamental escovar os dentes após cada refeição e depois de remédios orais (como comprimidos ou xaropes), pois eles permitem o aumento de bactérias dentro da boca. Sendo assim, confira quatro passos de como escovar os dentes de uma pessoa acamada:

Quiz Invisalign
  1. ponha uma tolha sobre o peito do paciente e uma bacia vazia no colo, para que a pessoa possa descartar a pasta quando for necessário;
  2. insira cerca de 1 cm de creme dental na escova;
  3. escove os dentes do paciente por fora, por cima e por dentro; higienize também as bochechas e a língua;
  4. após a limpeza, solicite ao paciente para cuspir o excesso de pasta de dente no interior da bacia.

É preciso salientar que, se o paciente não tiver dentes ou não conseguir cuspir, é preciso substituir a escova por uma espátula com uma esponja na ponta e a pasta de dentes por um antisséptico bucal.

Uso do aparelho ortodôntico móvel em pacientes acamados

O aparelho móvel permite realizar movimentos dentários e, principalmente, tem a função de reorganizar as funções da boca, como o ato de engolir, mastigar, falar e respirar.  

Além dos fatores mencionados, o aparelho móvel pode ser retirado para fazer refeições — isso permite que ele continue sempre limpo.

É preciso higienizar o aparelho sempre que for removido da boca. Sua limpeza é feita com água e sabão neutro e, em seguida, escovado com creme dental.  Devido sua praticidade, recomenda-se que os pacientes que necessitam utilizem o aparelho móvel.

Cuidados extras com os indivíduos hospitalizados

 Além dos cuidados mencionados, outros são precisos. Sendo eles:

  • equipe qualificada em higienização bucal nos hospitais;
  • conferência constante no processo de higienização;
  • uso de fio dental pelo menos uma vez ao dia ou após cada refeição;
  • bochechos diários também podem ser feitos, porém, depende da condição do paciente e da indicação do médico.

A saúde bucal de pacientes acamados não deve ser negligenciada, pois ela reduz os riscos bacterianos típicos da boca. Dessa maneira, é fundamental manter a limpeza da cavidade bucal, englobando os dentes, a gengiva e a língua. 

Gostou das nossas informações sobre a higiene bucal de pacientes acamados? Compartilhe este post nas suas redes sociais para que outras pessoas também fiquem por dentro do assunto!

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411 

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?