A tecnologia 3D na Odontologia vem revolucionando os processos!

6 minutos para ler
A evolução tecnológica tem dado oportunidades para a solução dos problemas do novo perfil do consumidor. Uma das áreas que mais crescem e investem em procedimentos modernos é a da Odontologia 3D.

Curioso esse nome, não é? Aposto que, quando falamos em 3D, você imediatamente pensa nos filmes com essa técnica, que tornam a experiência do telespectador ainda mais real — e imaginou a teia do Homem-Aranha saindo da tela e indo em direção ao seu rosto. Acertei ou não?

Brincadeiras à parte, a aposta da tecnologia 3D na Odontologia segue basicamente a mesma premissa: melhorar a sua experiência e o planejamento do seu tratamento.

Siga a leitura deste artigo e saiba detalhes sobre essa técnica que já está revolucionando os tratamentos, os diagnósticos, todo o processo de trabalho dos dentistas e, consequentemente, a vida dos pacientes.

O que é a tecnologia Odontologia 3D?

A tecnologia em 3 dimensões ajuda muito o trabalho dos dentistas, porque conseguimos trabalhar de forma ainda mais rápida e objetiva. Além disso, é possível visualizar de modo mais preciso todos os detalhes da cavidade bucal, dos dentes, das raízes, da mandíbula e do maxilar.

Hoje, diversos equipamentos já contam com esse tipo de tecnologia. Se você já veio aqui no consultório, provavelmente reparou que constantemente usamos câmeras, scanners e softwares durante a consulta. Todos esses aparelhos que temos aqui já contam com a tecnologia 3D!

Quais são os possíveis usos da tecnologia 3D na Odontologia?

Por meio dos equipamentos citamos acima — que conseguem elaborar a imagem perfeitinha em 3D da sua arcada dentária —, os dentistas são capazes de desenvolver diversos trabalhos. Veja a seguir quantas possibilidades temos.

Visualizar planejamentos e tangibilizar de forma mais precisa

Com a tecnologia tridimensional, além dos diagnósticos serem fornecidos ao paciente de maneira mais rápida e acertada, os resultados também são recebidos de uma forma mais visual. Isso significa que o paciente consegue entender perfeitamente o que está acontecendo com os dentes e saber como os próximos passos serão realmente eficazes para o tratamento.

Fabricar modelos e aparelhos para a arcada dentária

Acima, falamos rapidamente sobre os softwares. Quando eles mandam as imagens em 3 dimensões para uma impressora 3D, por exemplo, o profissional consegue imprimir os dentes do paciente em plástico e produzir alinhadores ou moldeiras com mais facilidade. Isso significa que o paciente vai iniciar o tratamento de forma mais rápida e segura, inclusive reduzindo custos. Muito bom, não é?

Produzir materiais odontológicos

Aquelas técnicas futuristas que víamos nos filmes no início dos anos 2000 já são a nossa realidade. Quando você pensou que poderíamos fabricar nossos próprios instrumentos de trabalho apertando praticamente um botãozinho?

Para nós, dentistas, a tecnologia 3D é uma bênção, porque conseguimos produzir próteses, restaurações e até alinhadores. É incrível! Inclusive, o aparelho que está muito em alta no mercado, o Invisalign® First, é produzido dessa maneira, com a ajuda de um moderno software.

Quais são os motivos para escolher um dentista que oferece a tecnologia 3D?

Depois de descobrir o que é a tecnologia 3D e como ela pode ser aplicada na odontologia, você ainda tem alguma dúvida sobre dar preferência a profissionais que prezam pela utilização dessas modernidades?

Veja abaixo por que você não deve abrir mão da Odontologia 3D nos seus procedimentos.

Tratamento diferenciado

Os dentistas que utilizam os recursos da tecnologia 3D conseguem oferecer aos pacientes os melhores recursos e tratamentos. Se a impressão tridimensional for aliada à excelência profissional então, nem se fala!

São muitos os benefícios estéticos: as resinas utilizadas são de ótima qualidade e acabamento, sendo possível conseguir a cor natural dos dentes, deixando as próteses exatamente iguais a eles. Além disso, o paciente tem muito mais conforto quando essa tecnologia é utilizada.

Outros métodos antigos podem ser bem mais incômodos. A massa, por exemplo, exige imobilidade durante um período longo de tempo e pode provocar engasgos.

Mais precisão no tratamento

As impressões 3D permitem a obtenção de um diagnóstico mais objetivo, por meio de uma visão ampla e precisa de toda a boca. Assim, conseguimos prescrever um tratamento muito mais preciso e eficaz.

Os ganhos não se restringem à fase de planejamento: a produção das peças também pode ser feita de forma personalizada, com uma riqueza de detalhes. Dessa forma, a taxa de erros também diminui consideravelmente com os profissionais que utilizam a Odontologia 3D.

Mais agilidade no tratamento

O paciente ganha tempo com diagnósticos mais ágeis e moldes confeccionados de forma mais rápida. Isso já é ótimo, mas os benefícios não param por aí! As peças que antes eram fabricadas em 15 dias agora podem ser confeccionadas em até 24 horas! Os itens provisórios também se tornam desnecessários, já que os dentistas podem produzir as peças no próprio consultório.

Menor custo devido à praticidade do tratamento

Todo mundo diz que tempo é dinheiro, certo? Se o tratamento é agilizado, como explicamos acima, ele também se torna mais barato. Não é só por conta da agilidade: há uma economia de espaço nos nossos consultórios, porque podemos substituir os antigos moldes de gesso que ficavam armazenados por arquivos guardados na nuvem.

O desperdício de material também é bem menor, diante da precisão dessa técnica. Toda essa praticidade se converte em um custo menor a ser repassado ao paciente.

Mais capacitação por parte do profissional

Os dentistas excelentes sempre estão atentos às inovações tecnológicas e preocupados em oferecer o que há de melhor aos seus pacientes. Se existe um recurso que pode gerar economia, agilidade e benefícios para os tratamentos, os profissionais de boa qualidade vão utilizá-lo.

Nós não podemos ficar presos a métodos do passado. Um bom profissional está sempre atualizando seus conhecimentos e suas ferramentas.

Alternativa mais moderna para ajudar no tratamento

As inovações tecnológicas têm revolucionado diversos aspectos das nossas vidas, desde relacionamentos afetivos até o dia a dia das profissões. Por que o tratamento odontológico ficaria fora disso?

Precisamos aproveitar o que há de mais moderno para oferecer as melhores opções aos nossos pacientes Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à qualidade, ao conforto e à estética, e nós profissionais precisamos estar preparados para atender a essas exigências.

Quer saber mais sobre outras inovações e recursos como a Odontologia 3D? Assine a nossa newsletter para receber informações e novidades sobre o setor. Estamos sempre produzindo conteúdos interessantes para você!

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

 

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

× Gostaria de agendar uma consulta?