Acreditação em Odontologia: por que escolher dentista de uma Clínica Odontológica certificada?

5 minutos para ler

Para melhorar a qualidade de hospitais e clínicas, principalmente no quesito segurança assistencial, isto é, do paciente dentro da instituição, existe a Acreditação em Saúde. Trata-se da mais criteriosa avaliação que, seguindo normas vigentes de qualidade, foca na segurança do paciente, melhora o atendimento e o engajamento da equipe.

No caso das clínicas odontológicas, criou-se recentemente uma certificação específica: a Acreditação em Serviços Odontológicos, um selo que mostra o diferencial do estabelecimento e melhora a percepção de qualidade e segurança para o paciente.

Neste artigo, vamos explicar como funciona o processo de acreditação na saúde, quais as vantagens para o paciente e o passo a passo para obter a acreditação na Odontologia. Acompanhe!

O que é a Acreditação na Saúde?

É um sistema de avaliação e certificação da qualidade, semelhante ao ISO, porém voltado para serviços das áreas da saúde, principalmente hospitais e clínicas médico ou odontológicas. Trata-se de um procedimento voluntário — o estabelecimento de saúde é que procura as organizações que realizam a certificação — e periódico, objetivando a avaliação e melhoria contínua dos procedimentos, atendimento, qualidade e até valorização das pessoas que formam a equipe odontológica.

Os pilares da acreditação são:

  • segurança do paciente;
  • integração do atendimento;
  • aprimoramento constante da qualidade dos serviços e engajamento da equipe.

É importante frisar que essa certificação não tem caráter fiscalizatório governamental, visto que as organizações que realizam as avaliações são independentes.

ONA

O Brasil conheceu as primeiras iniciativas em acreditação, ainda tímidas e locais, nos anos 1990. O sistema ganhou a forma como é realizado hoje com a criação da ONA (Organização Nacional de Acreditação) em 1999, que teve apoio da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), do Ministério da Saúde e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Como é a Acreditação na Odontologia?

As clínicas odontológicas passaram a procurar instituições acreditadoras para receber essa avaliação e, com isso, aumentar a qualidade do atendimento realizado.

Em 2012, visando atender essa demanda, foram desenvolvidos padrões específicos para serviços odontológicos, isto é, um manual que serve como um guia para qualquer clínica que deseje a qualidade e melhoria no atendimento, possa implementar na sua realidade.

Vantagens para os dois lados

A Acreditação em Serviços Odontológicos é vantajosa tanto para o dentista, que deve seguir padrões de qualidade na assistência, como para o paciente, pois a clínica possui uma certificação de segurança do seu atendimento, qualidade segundo normas pré-estabelecidas.

Quiz Invisalign

São avaliados, por exemplo:

  • check list de segurança assistencial para os procedimentos críticos tais como uma cirurgia odontológica;
  • a infraestrutura e organização do estabelecimento;
  • as barreiras de biossegurança e rígida atenção ao cumprimento das Normas Regulamentadoras que minimizam o risco de infecções;
  • se a aparelhagem é esterilizada e como é feito a manutenção preventiva;
  • como é a auditoria dos atendimentos, satisfação do paciente e engajamento da equipe de colaboradores e parceiros com a clínica odontológica.

Como obter a Acreditação Odontológica?

Para conseguir a Acreditação em Serviços Odontológicos, a clínica precisa escolher uma instituição acreditadora credenciada pela ONA. Para receber a avaliação, é necessário fazer adequações nos processos e também na estrutura conforme as normas mínimas exigidas segundo a ANVISA, Vigilância Sanitária, OMS, etc. Por isso, no início, os avaliadores realizam um diagnóstico organizacional, que pontua o que precisa ser feito para chegar aos padrões de exigência.

Todo esse trabalho de adequação pode levar cerca de 1 a 2 anos. Quando os gestores da clínica considerarem que tudo está de acordo, podem requisitar a visita de avaliação. A equipe faz uma análise de toda a instituição, entrevista funcionários, pacientes e gestores, avaliando os pontos de qualidade nos processos e atendimento. Após 20 dias, elaboram um relatório para a ONA que, em até 1 mês, homologa esse resultado e emite ou não o selo de acreditação.

São três níveis de acreditação:

  • acreditado (nível 1): cumpre o quesito de segurança do paciente;
  • acreditado pleno (nível 2): cumpre os quesitos de segurança e gestão integrada;
  • acreditado com excelência (nível 3): atende aos quesitos de segurança, gestão integrada e excelência em gestão.

O certificado pode durar de 2 a 3 anos e a clínica é avaliada novamente no período para que mantenha o desempenho.

A Acreditação em Serviços Odontológicos é um selo que atesta a qualidade em todos os atendimentos realizados pela clínica odontológica e, consequentemente, confirma que a equipe de dentistas está bem preparada. Além disso, mostra aos pacientes que a segurança e a ética profissional são prioridades em todos os tratamentos, elevando o nível de tranquilidade na hora de cuidar do sorriso.

Agora você já sabe o que avaliar ao escolher uma clínica odontológica. Caso tenha outras dúvidas, entre em contato com a nossa equipe!

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?