Afinal, quais são as possíveis causas de dor nos dentes?

4 minutos para ler

A dor nos dentes é um problema recorrente na população, que gera um enorme desconforto físico e é descrita por muitos pacientes como umas das piores sensações possíveis. Além disso, pode desencadear ainda outros incômodos, como estresse e dores de cabeça ou nas regiões ao redor dos dentes e maxilar. Mas, afinal, quais são as suas causas?

Os fatores que levam a essa dor são variados, acontecendo geralmente em razão de uma inflamação da polpa dentária. E para cada um deles há tratamentos mais indicados. Então, continue lendo e confira detalhadamente quais são eles!

Cáries

As cáries ainda são a maior causa de dor nos dentes atualmente como resultado da insuficiente higiene oral, presença de açúcar industrializado frequente e de bactérias específicas nos dentes.

Quando o paciente não realiza a escovação nem utiliza o fio dental da forma e com a frequência indicada, o acúcar acumulado permite a reprodução de bactérias na sua boca. Essas bactérias — principalmente a Streptococcus mutans — liberam ácidos que corroem o tecido dentário, causando lesões no esmalte e orifícios na superfície dos dentes. E, quando esses buracos são muito fundos, chegando próximo da dentina ou até da polpa, ocorre a estimulação dos nervos e, consequentemente, a dor extrema.

Nesse sentido, a principal medida para evitar cáries é manter uma rotina regrada de higiene bucal, impedindo que as placas bacterianas se formem. Se elas já existirem, o tratamento é feito por meio de restaurações e aplicação de flúor. Agora, nos casos em que a polpa do dente está comprometida, é necessário fazer o tratamento de canal.

Desgaste do esmalte

Outra causa das dores é o comprometimento do esmalte dentário — a principal proteção do dente contra os agentes externos —, que pode acontecer por algumas razões:

  • alimentação inadequada frequente em produtos corrosivos, como os refrigerantes;
  • escovação muito forte e utilização de cremes dentais abrasivos;

Normalmente, o desgaste do esmalte causa sensibilidade, contudo, outros tipos de dores também podem ocorrer. Nesses casos, os tratamentos incluem levar o diagnóstico em consideração quanto à causa mas, é frequente o uso de cremes dentais específicos para o problema e a aplicação de flúor e laser terapêutico em consultório.

Bruxismo

Esse hábito de ranger ou apertar os dentes durante períodos longos também pode causar dores, inclusive no maxilar. Hoje, o bruxismo atinge cerca de 30% da população mundial e pode estar ligado a fatores como estresse, ansiedade e problemas de oclusão.

Seu tratamento é sintomático pois, não há “cura”, normalmente, com o uso de protetores bucais e placas que podem aliviar as dores e o desgaste dos dentes.

Retração gengival

As doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite, não atacam diretamente os dentes. Mas as dores provocadas por elas, que se concentram próximas a raiz, são fortes e geram muito incomodo. Isso porque a gengiva é responsável por proteger a raiz dos dentes e, quando retraída, deixa essa base exposta a bactérias.

No geral, seu tratamento deve ser feito logo que surgirem os primeiros sintomas. De acordo com a gravidade do caso, pode ser necessário recorrer a uma cirurgia gengival de enxerto.

Traumas

Após quedas e acidentes, é comum que o paciente comece a sentir dores nos dentes ao morder e mastigar, mesmo sem conseguir notar nenhuma rachadura. Isso porque a lesão causada pode ser minúscula e, ainda assim, capaz de expor a dentina ou a polpa dentária.

Por fim, vale dizer que o uso de analgésicos e anti-inflamatórios pode, sim, ajudar a controlar a dor nos dentes, mas somente uma avaliação odontológica aumentam as chances de um diagnóstico preciso para que o dentista avalie o tratamento mais indicado a cada caso.

Então, gostou da leitura? Você está sofrendo com dores nos dentes? Então, pare de adiar o problema: entre em contato conosco e agende a sua consulta para evitar que ele se agrave!

 

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe uma resposta

× Gostaria de agendar uma consulta?