Você sabe quais são as causas e como tratar aftas na boca?

3 minutos para ler

Você sabia que afta na boca é um problema comum? A disfunção, que deixa ferimentos na cavidade bucal, é sentida por uma a cada cinco pessoas no mundo, de acordo com estudo da Associação Internacional de Cirurgiões Buco-Maxilo-Faciais.

No post, falaremos o que é e quais são as causas desse mal-estar, com informações sobre os sintomas e as formas de aliviar os incômodos trazidos pela afta. Tem curiosidade sobre o tema? Comece a leitura agora e tire as suas dúvidas!

O que é e onde a afta pode aparecer?

Afta é o nome que se dá a uma pequena úlcera na cavidade oral, seja na gengiva, embaixo da língua ou na mucosa da boca (lábios). Geralmente, essa ferida rasa, que mede até 1 cm de diâmetro, tem formato oval e coloração branca ou levemente amarelada, provocando diversos sintomas nos pacientes.

Quais são os sintomas relacionados?

A depender do caso clínico, as úlceras rasas podem provocar feridas com contorno avermelhado, desconforto na hora de comer e ingerir líquidos, sangramento na região lesionada, dor, ressecamento e perda do paladar. Ao sentir qualquer um desses incômodos, você deve agendar uma consulta odontológica.

Quais são as principais causas de afta?

Apesar de muitas pesquisas não serem conclusivas, pode-se afirmar que alguns fatores contribuem para o aparecimento das lesões. É o caso de imunidade baixa, com deficiência imunológica e falta de vitamina B12 no organismo. Problemas gástricos e situações estressantes também levam à formação de pequenas úlceras na boca.

A afta pode indicar, ainda, agravamento de problemas odontológicos, uma vez que dentes tortos ou apinhados comprometem os tecidos bucais e formam, geralmente, feridas na mucosa. O nascimento de um siso (último molar nas extremidades dos maxilares) mal posicionado é outro fator que tende a causar aftas na boca.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Igualmente, tratamentos ortodônticos fixos, com fio metálico e bráquetes (peças de metal), contribuem para o surgimento de pequenas lesões na parte interna da boca, motivo pelo qual muitos pacientes preferem o Invisalign®. Essa nova tecnologia consegue corrigir desvios na dentição com moldeiras transparentes, impulsionando a movimentação dentária com conforto e segurança.

Como aliviar o incômodo e tratar as aftas?

O tratamento para afta na boca deve ser orientado sempre pelo dentista, profissional que consegue realizar um diagnóstico competente sobre o caso e indicar uma técnica eficaz para controlar lesões na mucosa bucal, principalmente se o problema persistir por mais de duas semanas. Dessa forma, o dentista pode receitar desde anti-inflamatórios e pomadas até medicamentos para diminuir a acidez estomacal.

Neste post, você viu o que é e quais são as principais causas de afta na boca, a exemplo de aparelhos fixos, dente siso mal posicionado e imunidade baixa. De forma geral, esse tipo de úlcera rasa pode indicar diversos problemas, motivo pelo qual o paciente deve procurar um dentista para manter a saúde bucal em dia com tratamentos odontológicos adequados.

O texto foi realmente útil para você? Em caso afirmativo, ajude os seus amigos a conhecer as causas e os tratamentos para afta. Compartilhe este interessante material com a sua comunidade nas redes sociais!

CDDr. Alberto dos R Condé Jr CROGO6411

Único Speaker/Professor, ao mesmo tempo, da Invisalign®, Team1®, Itero ®e Propel®no Brasil

Odonto Condé / Condé Invisalign Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?