Álcool e saúde bucal: conheça quais os malefícios que ele traz

3 minutos para ler

Não há dúvidas: substâncias alcoólicas, como cerveja, cachaça e vinho, fazem parte do cotidiano dos brasileiros, pois o consumo dessas bebidas está associado ao relaxamento, à diversão e a situações leves. Mas, na verdade, álcool e saúde bucal podem ser uma combinação bastante prejudicial para os adultos.

Neste post, entenda quais são os problemas causados pelo álcool quando ele é levado à boca, como erosão dental, diminuição da saliva, halitose (mau hálito) e prejuízo no aparelho ortodôntico. Além disso, descubra como reduzir o impacto das bebidas alcoólicas na saúde e veja qual a importância do dentista para reduzir esses riscos.

Ficou curioso? Então, continue a leitura e tire as suas dúvidas!

Quais são os problemas que o álcool traz para a saúde bucal?

Beber álcool é uma prática muito comum entre adultos, mas a bebida causa sérios problemas na boca. Substâncias alcoólicas, quando em contato com a mucosa e os dentes, tendem a mudar o funcionamento e a estética oral.

Erosão ácida

Para que você tenha uma ideia, entre os malefícios da bebida alcoólica para a saúde da boca, destaca-se a erosão ácida, fenômeno que ocorre quando a dentição é exposta às substâncias do vinho e da cerveja, por exemplo, prejudicando a pigmentação dental e impactando o esmalte dentário, que é o tecido mais mineralizado do corpo humano.

Diminuição da saliva

Os riscos do álcool não param por aí. Substâncias dessa natureza diminuem a produção de saliva, o que aumenta o acúmulo de placa bacteriana e contribui para a halitose, ou seja, a sensação de mau odor. Produtos alcoólicos são prejudiciais, ainda, para a mucosa oral, que fica mais vulnerável a micro-organismos e doenças, como o câncer de laringe e de garganta.

Prejuízo no aparelho fixo

O álcool tem um efeito ainda mais nocivo em pessoas com aparelho ortodôntico fixo (dotado de peças metálicas), uma vez que a substância permanece mais tempo na boca desses pacientes. Como o ideal para quem vai beber é remover o aparelho, os bons profissionais sugerem o tratamento com Invisalign®.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Como reduzir os riscos do álcool para a saúde oral?

Até aqui, você identificou como o excesso de álcool é prejudicial para o funcionamento bucal. Por isso, a melhor forma de diminuir esse impacto negativo é reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas. Recomenda-se, também, manter a higienização correta, escovando os dentes e a língua após as refeições e, especialmente, depois de consumir tais produtos.

Por fim, é importante manter o acompanhamento regular com o dentista, com consultas semestrais ou anuais. O profissional pode auxiliar na redução dos riscos à sua dentição com tratamentos estéticos e funcionais.

Neste post, você aprendeu sobre a relação entre álcool e saúde bucal, que pode trazer prejuízos como erosão ácida, mau hálito e salivação reduzida. Nesse sentido, a principal recomendação (principalmente para quem usa aparelho dentário fixo) é diminuir o consumo de substâncias alcoólicas e melhorar a higienização da boca.

O tema foi interessante, não é? Agora, compartilhe este texto com os seus amigos nas redes sociais e ajude a conscientizá-los sobre os riscos das bebidas alcoólicas para a saúde oral!

Odonto Condé / Condé Invisalign 

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD 

Dr. Alberto dos R Condé Jr 

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?