Você sabia que aparelho ortodôntico pode dar alergia? Descubra como resolver!

4 minutos para ler

Muitas pessoas enfrentam problemas com o crescimento dos dentes em relação às arcadas e há vários métodos para corrigir disfunções bucais. Apesar disso, alguns pacientes têm alergia do aparelho ortodôntico. Você sabe por que e como isso pode ocorrer após um tratamento dental?

Neste texto, entenda qual a relação entre os materiais utilizadas em dispositivos ortodônticos e possíveis reações alérgicas. Além disso, descubra quais são os sintomas da alergia ao aparelho e que dicas seguir para conquistar o sorriso harmônico sem incômodos.

Comece a leitura já e tire todas as dúvidas sobre o assunto!

Por que é possível ter alergia ao aparelho ortodôntico?

Os materiais que compõem o aparelho ortodôntico podem mesmo causar alergia em uma pequena parte da população, que geralmente apresenta quadro alérgico em contato com o níquel, metal presente em dispositivos ortodônticos como o bráquete e o fio metálico.

Para quem tem alergia ao níquel, o sistema imunológico entende que o metal é uma agressão ao organismo e aciona um mecanismo de defesa. O problema é que isso ocorre de maneira exacerbada e causa danos à saúde da pessoa. Muito raramente, temos alergias a porcelana ou ao plástico dos alinhadores.

Quais são os sintomas da alergia do aparelho ortodôntico?

A depender do tipo clínico, alguns sintomas estão associados à alergia do aparelho ortodôntico. Ainda que esses métodos provoquem desconforto nos primeiros dias, o quadro de reações alérgicas pode provocar feridas, descamação dos lábios e até inflamação da gengiva. Se você está sentindo algum desconforto com o tratamento, procure o cirurgião-dentista para diagnosticar e tratar o problema.

Quiz Invisalign

Quais são as dicas para tratar ou resolver a alergia?

Até o momento, você entendeu que é possível sentir alergia ao aparelho ortodôntico, o qual pode causar inflamação gengival, feridas e descamação na boca. Contudo, que dicas ajudam a resolver esse problema sem parar o tratamento?

Use medicamentos

É normal que aparelhos ortodônticos tradicionais causem um pouco de desconforto no paciente após o início do tratamento, gerando dor e áreas avermelhas devido ao contato com as peças. Contudo, caso a sua reação alérgica esteja avançada, o dentista vai indicar o médico imunologista que pode lhe passar medicamentos específicos para controlar a irritação ou mesmo o próprio dentista pode indicar a substituição do aparelho por outro mais biocompatível.

Solicite a substituição dos bráquetes

A alergia do aparelho geralmente está associada aos materiais metálicos utilizados no dispositivo ortodôntico. Por isso, solicitar a substituição dos bráquetes ao dentista pode ser uma opção para controlar o incômodo. Mas, lembre-se que o fio ortodôntico também tem níquel e, mesmo os que são “recobertos” por teflom vão descascar e expor o metal, sem contar os problemas de atrito que esses fios apresentam. O ideal é substituir por alinhadores ortodônticos Invisalign® , desde que o dentista tenha domínio dessa técnica.

Tire o aparelho

Caso o problema com o aparelho persista, o dentista pode tirar o dispositivo e trocá-lo por outro método. Ainda que exista o aparelho de titânio, os fios continuam tendo muito níquel, o que geralmente implica irritação na boca. Assim, alinhadores como o Invisalign® são indicados para controlar alergia com tratamento rápido, confortável, estético e prático.

Neste conteúdo, você aprendeu por que os materiais utilizados no aparelho ortodôntico podem causar irritação na boca e quais são os principais sintomas do problema. Por outro lado, ficou por dentro de dicas que resolvem a irritação e deixam o sorriso mais harmônico. Para não sofrer com alergia do aparelho ortodôntico, é importante contar com um profissional capacitado, o qual fará recomendações clínicas adequadas.

Entre em contato com a Odonto Condé e agende agora mesmo a sua consulta com os melhores dentistas da região!

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?