Mau hálito: 5 alimentos que amenizam esse problema

5 minutos para ler

Não há como negar que o odor ruim na boca é um problema desagradável. Ele incomoda tanto quem o tem quanto as pessoas ao seu redor, afetando as relações pessoais e de trabalho. Por isso, é interessante conhecer alguns alimentos para mau hálito que podem ser consumidos para minimizá-lo.

Eles têm essa propriedade por causa da sua composição ou textura, que ajuda a controlar a formação da placa bacteriana, estimular a salivação e conter a proliferação de bactérias. São essas as três principais causas do odor ruim, mas elas podem ser combatidas com a adoção de alguns hábitos.

Você sabe quais são esses alimentos que ajudam a manter o hálito fresco? Continue lendo para descobrir e veja como uma simples mudança em seu cardápio pode fazer toda a diferença!

1. Frutas cítricas

Frutas cítricas como limão, laranja, abacaxi, morango, kiwi e maracujá, além de serem ricas em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, contribuem para manter um hálito fresco e saudável.

Isso acontece porque todas essas frutas têm ação adstringente, ou seja, ajudam a manter a boca limpa. Também atuam para reduzir a proliferação de micro-organismos nocivos. Outra propriedade é o estímulo da salivação, que mantêm as mucosas bucais hidratadas.

2. Maçã

Você já ouviu falar que se não for possível escovar os dentes após uma refeição é válido comer uma maçã, cajamanga ou frutas mais “duras”? Essa afirmação é verdadeira porque, embora ela não substitua a escova, sua textura ajuda a fazer uma limpeza suave nos dentes, inibindo a formação da placa bacteriana.

Essa higienização acontece, ainda, na superfície da língua, prevenindo a saburra lingual. Não para por aí, porque essas frutas estimulam a salivação, por isso, deixa a boca hidratada e ainda permite que ela mesma se mantenha limpa.

3. Cenoura

Apesar de pertencer a um grupo alimentar diferente, a cenoura tem as mesmas propriedades da maçã e, por isso, ela está na lista dos alimentos para mau hálito. Entretanto, é válido lembrar de que, para contribuir dessa maneira, é preciso que seja consumida crua.

A textura crocante da cenoura ajuda a higienizar a dentição e estimula a salivação, prevenindo a boca seca, além de ser mais nutritiva in natura. Outros alimentos que também têm essa textura crocante, como o pepino, podem ser acrescentados ao seu cardápio juntamente com a cenoura e a maçã, para prevenir ainda mais o cheiro ruim na boca.

4. Iogurte natural

Para que o iogurte seja considerado um dos alimentos para mau hálito é preciso que você escolha a sua versão natural, sem açúcar e, preferencialmente, semidesnatado ou desnatado. Do contrário ele pode favorecer a formação da placa bacteriana.

O iogurte natural ajuda a manter o hálito fresco porque tem um baixo teor de carboidratos e de açúcar. Além disso, ele minimiza a produção de gás sulfídrico, que é liberado pelo organismo naturalmente durante alguns processos fisiológicos, sendo um dos grandes causadores do odor ruim.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

5. Gengibre

Entre as muitas propriedades que o gengibre apresenta e os benefícios que ele oferece para a saúde de modo geral, essa raiz também é um dos alimentos para mau hálito por causa de dois efeitos que ela promove.

Sua ação adstringente ajuda a manter a boca limpa, prevenindo a formação da placa bacteriana. Ele ainda atua como um poderoso antioxidante, ou seja, elimina toxinas do organismo e previne o envelhecimento celular.

Não se esqueça de que existem alguns alimentos que favorecem o mau hálito e precisam ser evitados, sendo alguns deles:

  • cebola;
  • alho;
  • repolho;
  • atum enlatado;
  • leite e seus derivados.

Bebidas alcoólicas e cigarro também entram nessa lista. Contudo, lembre-se de que os alimentos não são os únicos vilões da história, porque o descuido com a higienização bucal provoca mau hálito e outras doenças.

Por isso, a prevenção desse problema é feita consumindo os alimentos para mau hálito, bebendo bastante água para manter o fluxo salivar, realizando uma boa escovação e fazendo acompanhamento periódico com o dentista.

Pior ainda é quando temos o uso do aparelho fixo que, por ser colado nos dentes, dificulta a remoção de placa bacteriana. Para quem precisa de tratamento ortodôntico mas, rejeita o uso do fixo, indicamos o sistema em ortodontia Invisalign.

Quer saber mais sobre mau hálito? Então, veja este outro artigo que mostra quais são os mitos e verdades sobre ele para você cuidar ainda melhor da sua saúde bucal!

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?