4 tipos de alimentos para quem usa aparelho. Confira!

4 minutos para ler

A ciência e o mercado odontológico evoluem constantemente e, hoje em dia, existem várias técnicas para corrigir dentes imperfeitos. No entanto, dispositivos fixos, diferentemente de alinhadores invisíveis, como o Invisalign®, demandam mais cuidado do paciente. Pensando nisso, este conteúdo mostra quais são os alimentos para quem usa aparelho ortodôntico tradicional.

Além de informar sobre os alimentos contraindicados para pacientes que fazem o tratamento com aparelho fixo, que requer uma estrutura metálica para acelerar a movimentação dentária, o texto resume o que diferencia esse método tradicional do moderno Invisalign®. Continue a leitura e descubra!

Qual é a diferença entre aparelho fixo e Invisalign®?

Método tradicional para corrigir desvios no crescimento e no desenvolvimento da dentição, o aparelho ortodôntico fixo é formado por bráquetes, peças metálicas que são transpassadas por um fio ortodôntico, preso a uma liga, aplicando força sobre os dentes disfuncionais.

Já o Invisalign® é um conjunto de placas chamadas de alinhadores praticamente transparentes e removíveis confeccionadas para cada paciente, após um escaneamento e planejamento digitais. A técnica, que é uma das mais modernas na Odontologia, mas, existe o conhecimento específico do dentista sobre como dar previsibilidade ao chamado planejamento reverso de cada paciente.

Por outro lado, é normal que os dentes fiquem mais sensíveis e doloridos após a instalação e a manutenção do aparelho fixo. Isso não ocorre com os pacientes que usam Invisalign®, que dispensa a troca mensal das peças metálicas (etapa crucial para o funcionamento do aparelho fixo) com a aplicação de 4 a 5 pares de placas transparentes por mês, aumentando o conforto do paciente em relação à boca.

Quais são os alimentos para quem usa aparelho?

É verdade que pessoas que usam o aparelho fixo devem ter cuidado com a alimentação. Mas a dúvida é que alimentos os pacientes podem consumir sem afetar a estrutura metálica desse dispositivo ortodôntico? Confira!

1. Sopa

Alimentos líquidos como a sopa facilitam o consumo de nutrientes essenciais para manter a saúde bucal, sem prejudicar o funcionamento do aparelho fixo. Uma dica é apostar em cremes de vegetais e carnes macias, para facilitar a mastigação e a limpeza da cavidade oral.

2. Frutas

Frutas como maçã (ação detergente), morango (adstringente natural) e pepino (produz salivação) podem ser aliadas na saúde mas, não dispensam o uso da escova dental e fio dental.

Quiz Invisalign

3. Macarrão

O macarrão também deve fazer parte da dieta de quem faz tratamento com aparelho fixo, uma vez que o alimento apresenta uma textura de fácil mastigação evita que se quebre o bráquete. Já na técnica dos alinhadores está tudo liberado.

4. Iogurte

Iogurte é um alimento pastoso, o que não impacta o funcionamento do aparelho fixo e pode facilitar a escovação após a ingestão da substância. Contudo, dê preferência para produtos que são ricos em proteínas, vitaminas e minerais, observando a quantidade de açúcar na composição do composto probiótico.

Em todo caso, é importante reconhecer que alimentos mais duros podem quebrar o aparelho fixo, alterando o tempo de tratamento. Da mesma forma, esse tipo de dispositivo, que funciona com uma estrutura metálica, costuma aumentar o incômodo na boca devido à força exercida pelas peças na superfície da dentição.

Neste artigo, você observou quais são os alimentos para quem usa aparelho fixo, como sopa, macarrão, iogurte e frutas. Mas é importante conversar com o dentista para saber se o tratamento com o Invisalign®, que é removível e dispensa a dieta mais pastosa, é uma opção satisfatória para corrigir as disfunções bucais da pessoa.

Gostou do texto? Se sim, curte e siga no Instagram!

Odonto Condé / Condé Invisalign 

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD 

Dr. Alberto dos R Condé Jr 

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?