4 alimentos que escurecem os dentes: entenda como agem!

4 minutos para ler

Ter um sorriso harmônico é o desejo da maior parte dos pacientes, mas manter a saúde e a cor da dentição exige uma série de cuidados e, claro, requer o acompanhamento periódico com o cirurgião-dentista. Pensando nisso, o post a seguir explica quais são os alimentos que escurecem os dentes, a exemplo do açaí, da amora, da beterraba e do chocolate.

Além disso, você descobre neste artigo por que alguns alimentos podem manchar os dentes e como é possível evitar o escurecimento da dentição, com tratamentos que não alteram a estética facial do paciente. Tem curiosidade sobre o tema? Então, comece a leitura agora mesmo e tire as suas dúvidas sobre o assunto!

Por que alguns alimentos alteram a cor dos dentes?

Com o passar do tempo, a pigmentação e a condimentação de algumas comidas podem contribuir para a alteração da cor natural dos dentes, desgastando, também, o esmalte dentário, material que cobre a parte externa da dentição. Contudo, é importante estar atento a outros fatores que levam ao escurecimento dental, como canal ou necrose, por exemplo.

Quais são os principais alimentos que escurecem a dentição?

Até aqui, você entendeu, resumidamente, por que alguns alimentos modificam a aparência bucal, mas que alimentos são esses? Listamos os quatro principais insumos que podem alterar a cor dos seus dentes!

1. Beterraba

A beterraba é rica em zinco, que reforça o sistema imunológico e defende o corpo de micro-organismos nocivos. No entanto, o consumo regular desse alimento, que tem uma coloração forte, pode alterar a cor dos seus dentes, deixando-os mais escuros com o passar do tempo.

2. Chocolate

Barras de chocolate são uma paixão nacional e podem liberar o hormônio do prazer (a endorfina) quando consumidas. Por outro lado, o produto, rico em açúcar, geralmente leva corantes em sua composição, contribuindo para deixar o sorriso com uma tonalidade escura.

3. Açaí

O açaí, fruto de uma palmeira amazônica, é a base de muitas bebidas e alimentos, consumidos em todo país. Porém, devido à sua coloração forte, em tons de vinho, o delicioso produto pode escurecer os dentes quando consumido regularmente.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

4. Amora

A amora é uma fruta bastante versátil, podendo ser consumida fresca, em sucos e até na composição de sobremesas. No entanto, o produto natural, que tem vitaminas C, A e K, por exemplo, deixa a boca marcada já na primeira mordida, agindo no escurecimento dental.

Como é possível evitar o escurecimento dos dentes?

Para evitar que os alimentos de coloração forte prejudiquem a aparência do seu sorriso, a primeira medida combativa é reduzir o consumo desses insumos. Entretanto, é importante entender que o uso de aparelho fixo, combinado a uma dieta inadequada, pode colaborar para o acúmulo de placa bacteriana e para o escurecimento dental.

De todo modo, para quem precisa de tratamento ortodôntico, mas rejeita o uso do aparelho fixo convencional, muitos especialistas indicam o método Invisalign®, com moldeiras transparentes que são removidas na hora da alimentação. Por isso, marque uma avaliação com um profissional experiente e tenha um diagnóstico correto para voltar a sorrir sem medo.

Neste post, você entendeu quais são os alimentos que escurecem os dentes, a exemplo de beterraba, amora, açaí, doces e chocolate. Ainda que a comida tenha um valor nutricional, é importante fazer a escovação sempre após as refeições, evitando que restos dessas substâncias danifiquem a dentição com o passar do tempo.

Este texto foi útil para você? Em caso afirmativo, ajude a sua comunidade a entender quais alimentos podem ser prejudiciais à saúde e à estética bucal. Compartilhe já este artigo com os seus amigos nas redes sociais!

CDDr. Alberto dos R Condé Jr CROGO6411

Único Speaker/Professor, ao mesmo tempo, da Invisalign, Team1, Itero e Propel no Brasil

Odonto Condé / Condé Invisalign Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?