Alinhadores Ortodônticos para casos complexos

8 minutos para ler

Você já ouviu falar em Odontologia Digital? A nova tendência nos consultórios odontológicos vêm crescendo cada vez mais e trazendo novos e modernos tratamentos para disfunções dentárias, como os alinhadores ortodônticos. Entenda como funciona este tipo de tratamento! 

Quando falamos em área da saúde e estética bucal, a tecnologia tem sido cada vez mais presente em meio a tratamentos e procedimentos ortodônticos. Embora o tradicional aparelho odontológico metálico seja o mais usado pelos pacientes, a procura dos alinhadores ortodônticos vem crescendo muito dentro dos consultórios e já são quase 10 milhões de pacientes tratados com essa técnica de alinhamento sem fio ortodôntico. 

Os alinhadores ortodônticos são tratamentos conduzidos pela Ortodontia Digital com as ferramentas tais como scanners e simuladores de alinhadores para facilitar a comunicação profissional/paciente e, após a aprovação do projeto, desenvolver aparelhos transparentes de modo rápido, preciso e eficaz por meio de modernas impressoras 3D.

A correção se dá pelo uso do ortodontista dos recursos que o alinhador oferece. Diferente dos métodos convencionais, temos os alinhadores praticamente transparentes e quase imperceptíveis mas, olhando bem de perto, temos os recursos biomecânicos complexos, baseados em softwares de inteligência artificial que exigem do profissional muito estudo para conseguir utilizar em favor da previsibilidade. 

Falando desta maneira, você pode estar pensando em um modelo que se assemelhe ao aparelho fixo transparente ou o aparelho de porcelana. Mas, os alinhadores ortodônticos dispõe de estruturas removíveis que se assemelham a um aparelho para bruxismo, por exemplo. 

Como funciona

Este mecanismo inovador possui, em cada alinhador, uma espessura de apenas 0,75mm e não impõe a restrição alimentar dos pacientes, uma vez que pode ser removido para realizar as refeições. Ao longo do tratamento, eles são trocados a cada 3 a 7 dias conforme a orientação do dentista. Cada alinhador apresenta uma diferença na posição dos dentes em relação ao alinhador anterior, isto é, é um novo aparelho toda semana e, assim, temos muito mais higiene e conforto do que no aparelho fixo.   

O procedimento é realizado por meio da troca das placas transparentes feitas sob medida diante da arcada dentária de cada paciente. Estas, fazem com que os dentes se movam com precisão e rapidez. Desde que o ortodontista tenha feito o planejamento adequado e usado os recursos biomecânicos indicados.

Por sua estética praticamente invisível, os alinhadores são ferramentas capazes de melhorar questões de estética, autoestima e autoconfiança de pacientes que não se sentem confortáveis com o uso de aparelhos tradicionais cheios de braquetes e fios metálicos. 

O mecanismo é uma nova tendência dos tratamentos odontológicos para corrigir, dentro do indicado, não só problemas simples mas, os complexos na arcada dentária. De acordo com uma pesquisa realizada pela Technavio, o mercado de ortodontia invisível deve crescer, em média, mais de 12% nos próximos anos. 

Eficiência no tratamento

Diferente dos moldes de aparelhos convencionais, a ferramenta não causa tanto desconforto. Isto porque, os alinhadores ortodônticos se encaixam com precisão na boca do paciente. Além disso, por se tratar de uma estrutura removível, não há acúmulo de resíduos alimentares, facilitando a higienização bucal e ajudando na prevenção de cáries, doenças na gengiva, mau hálito, placa bacteriana, entre outros. 

A duração do tratamento varia muito de acordo com o conhecimento do dentista sobre o sistema, a complexidade característica de cada caso e a disciplina mínima do paciente. Mas, por se tratarem de alinhadores altamente personalizados, existem casos em que o tempo de tratamento é até 50% menor em comparação aos aparelhos tradicionais.

Quanto custa

Assim como os aparelhos convencionais, o valor do tratamento com alinhadores ortodônticos é relativo, pois se adequa à complexidade do caso de cada paciente. 

Não se esqueça que por mais que o sistema seja um grande sucesso, o resultado de qualquer tratamento varia com a competência de cada profissional e o nível de disciplina do paciente. 

Mas, para obter parâmetros sobre o preço do mecanismo em questão, é possível seguir o seguinte passo a passo:

  • Diagnóstico;
  • Avaliação;
  • Tratamento; 

Caso você esteja interessado em saber mais sobre os custos deste tratamento específico, converse com o seu ortodontista para ter uma base de preços. 

Também é interessante fazer uma pesquisa nos campos de busca da internet com palavras-chave para obter algum resultado, mas, em geral, de baixa especificidade e costuma mais confundir o paciente do que educar. 

Por exemplo, caso a sua busca seja sobre os preços dos alinhadores ortodônticos, utilize as palavras “alinhadores ortodônticos preço” na barra de busca do Google. 

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Isso também se adequa a aqueles que procuram por outro tipo de tratamento, como os aparelhos convencionais. Neste caso, opte pelas palavras “aparelho dentário preço”. Desta forma, você encontra os resultados mais relevantes e consistentes de acordo com o que está procurando. Mas, repito, cada caso é um caso diferente e as expectativas devem ser claras entre a indicação de cada paciente e sua condição clínica e financeira.

Habilidades do ortodontista

Por mais que a odontologia digital venha a nos ajudar, o conhecimento e destreza do cirurgião-dentista e o principal pilar da qualidade, previsibilidade e resultados.

A anatomia de cada paciente é única e possui um tratamento personalizado. Tendo isso em mente, a alta qualidade e precisão no tratamento se atribuem principalmente, as habilidades do profissional responsável pelo caso. 

Os profissionais que atuam na área da saúde odontológica devem promover diversas habilidades de desenvoltura tanto no tratamento, quanto com as relações com os pacientes e público. 

Afinal, por mais que existam todas as ferramentas necessárias na atribuição de um procedimento odontológico, se não há destreza, competência e segurança por meio do dentista, de nada valem esses mecanismos. 

Existem algumas habilidades essenciais no trabalho do ortodontista, dentre elas, se encontram: 

Bom relacionamento interpessoal

Aqueles que optam por seguir a carreira odontológica devem primordialmente, ter um bom relacionamento com os pacientes. 

Por se tratar de uma área que lida com atendimento ao cliente e público, a paciência e boa comunicação são quesitos fundamentais. Deve-se ter em mente que cada paciente terá características particulares.

Um exemplo de como lidar com situações como esta da melhor forma possível é o seguinte: Um de seus pacientes precisa fazer um procedimento de implante. Ele te pergunta quanto custa em média um implante dentário, mas, não fica satisfeito com a resposta. 

Para contornar a situação da melhor forma possível, além de explicar sobre os benefícios do tratamento, converse formas de pagamento que estejam mais alinhadas com a realidade de cada paciente. 

Assim, o paciente em questão poderá obter o tratamento necessário sem pesar muito no bolso e desta forma, você contorna uma situação que poderia gerar atrito se não houvesse paciência e boa comunicação.

Capacidade em solucionar problemas

É fundamental que o profissional da área da odontologia saiba lidar com situações adversas, até porque, este fator é muito comum de acontecer em áreas relacionadas a saúde. 

Portanto, é de suma importância que o odontologista tenha um senso de análise adequado para cada caso em particular, juntamente com a capacidade de solucionar problemas. 

Trabalho em equipe

Independente da atividade de atuação do profissional da área da saúde odontológica, um bom trabalho em equipe é uma ferramenta primordial para a qualidade do atendimento.

Por exemplo, uma equipe cirúrgica composta pelo cirurgião dentista, auxiliar de saúde bucal e instrumentador cirúrgico deve estar em harmonia e atuar de forma em que o objetivo principal seja fornecer o melhor atendimento possível, prezando pelo bem-estar do paciente. 

Este conteúdo foi produzido por Victoria Mechenas, redatora na empresa Clínica Ideal

revisão:

Dr. Alberto dos R Condé Jr 

Speaker Invisalign®, Itero®, Team1® & Propel®. Condé Invisalign Doctor CROGO6411/EPAO 1587, RTCD

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?