Alinhamento dentário: conheça os benefícios e como fazer o tratamento

4 minutos para ler

Não há como negar o poder de um belo sorriso, não é mesmo? Quando nos olhamos no espelho, querendo ou não as imperfeições saltam aos nossos olhos, nos deixando incomodados. É o que acontece quando faltam pequenos cuidados como o clareamento e o alinhamento dentário.

Por mais que a saúde bucal esteja em dia, sem cáries ou doenças periodontais, é muito mais prazeroso ver que os dentes estão devidamente alinhados e com uma aparência agradável e atraente.

Portanto, é importante conhecer as soluções disponíveis para conseguir conquistar o mais próximo possível do seu merecido sorriso perfeito.

Benefícios do alinhamento dentário

Quem se preocupa com saúde e os benefícios de um sorriso bonito já tem razões suficientes para investir em um tratamento que corrija os dentes desalinhados. Sentir-se bem consigo mesmo é uma sensação indescritível, capaz de reduzir os constrangimentos e dar maior segurança e confiança no dia a dia.

Mas as vantagens não param por aí e podem ir muito além da questão estética. Dentre elas podem estar:

  • Melhora a mastigação, digestão e respiração;

  • Facilita a higiene bucal e reduz a quantidade de tártaro nos dentes;

  • Menor chance de doenças periodontais e intensidade;

  • Aumento da autoestima e da qualidade de vida;

  • Menor índice de problemas de saúde, desde depressão até problemas cardiovasculares;

  • Auxilia na prevenção e redução de sintomas associados a mordidas erradas, como dor de cabeça, ATM, distúrbios do sono, etc.

Enfim, dá para perceber que os benefícios são muitos, afastando diversos males. Ter os dentes alinhados e bem cuidados passa, inclusive, uma boa impressão para as outras pessoas, influenciando tanto as relações pessoais como profissionais.

Tipos de tratamentos para correção

A Ortodontia é a área responsável pelo alinhamento dentário, graças ao domínio do dentista com os aparelhos ortodônticos. Eles podem ser utilizados em qualquer fase da vida, sem maiores restrições, desde que com acompanhamento de um profissional.

Antes de tudo, o ideal é um escolher um dentista de qualidade que lhe transmita segurança, que possa fazer uma boa avaliação do caso. A partir de então, deve-se analisar as opções de tratamento, escolhendo a mais adequada. As principais alternativas são:

Aparelho fixo

O tipo metálico ainda é o mais comum, embora a procura pelos braquetes brancos ou quase transparentes tenha crescido muito nos últimos anos. O modelo discreto ou quase “transparente” pode variar de acordo com sua composição: policarbonato, porcelana ou safira.

Muitos pacientes se incomodam com as desvantagens de ter o aparelho na boca 24 horas por dia, além da dificuldade de escovação e no consumo de alguns alimentos. Apesar de ser um método bastante eficiente, pode causar alguns desconfortos no contato com a cavidade oral como a presença de aftas.

Aparelho Removível – Sistema Invisalign

O alinhador invisível é a solução perfeita para quem não quer comprometer a aparência do sorriso com o aparelho fixo. São feitos de placas de acetato que vão sendo substituídas com a evolução do tratamento.

A vantagem não se restringe ao visual imperceptível. Como é removível e não tem fios nem pontas, o conforto e possibilidade de remover as placas para comer ou escovar os dentes faz com que o estilo de vida do paciente seja preservado. Assim, o tratamento passa até mais rápido, sem maiores incômodos e constrangimentos.

Por fim, a escolha do dentista é fundamental pois,  como a maior parte do conhecimento é adquirida em cursos internacionais e artigos em inglês, são poucos os profissionais com experiência e segurança em Goiânia. Não podemos esquecer que, nessa técnica, é possível visualizar cada etapa do planejamento em um vídeo 3D e, só depois de aprovado, começar o tratamento ortodôntico.

Quiz Invisalign

Conseguiu aprender um pouco mais sobre o alinhamento dentário? Busque sempre informações e profissionais de confiança antes de realizar qualquer procedimento. Para saber mais sobre o assunto, não deixe de ler os 6 principais benefícios do invisalign!

 

 

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?