O que é a ancoragem esquelética em ortodontia e quando ela é indicada?

4 minutos para ler

Você já ouviu falar em ancoragem esquelética em ortodontia? O nome parece complicado, mas essa técnica que, quando bem indicada, otimiza os resultados do tratamento ortodôntico. Entretanto, como em qualquer procedimento, é necessário que o dentista faça um planejamento adequado para avaliar a necessidade de o paciente se submeter a esse método.

Neste post, vamos explicar o que é a ancoragem esquelética em Ortodontia, como ela funciona e quais os benefícios que a técnica proporciona aos pacientes. Vamos lá?

O que é ancoragem esquelética em Ortodontia?

A ancoragem esquelética em ortodontia consiste em um método no qual são utilizados dispositivos extras para auxiliar na movimentação dos dentes. Os mini-implantes são inseridos na mandíbula e na maxila, e o procedimento para colocá-los no local é simples, podendo ser feito pelo próprio ortodontista, no consultório. Óbvio que ele tem a obrigação de informar os ruscos e ter a formação necessária para dar a segurança clínica dos seus procedimentos e cabe ao paciente encontrar esse profissional.

Para fazer a ancoragem esquelética, o dentista pode fazer uso de mini-implantes, miniplacas ou miniparafusos. As peças são inseridas entre as raízes dentárias ou em paralelo às raízes.

Como a ancoragem esquelética influencia o tratamento ortodôntico?

A função da ancoragem esquelética é otimizar os resultados do tratamento. Dessa forma, quando o dentista utiliza essa técnica, a previsibilidade e o tempo de tratamento são melhores do que se apenas a ancoragem em dentes ou gengiva for utilizada isoladamente.

As peças são inseridas no osso, a fim de receber a força necessária para realizar a movimentação nos dentes. A vantagem da técnica é que ela evita que sejam feitas alterações na posição de dentes que não necessitam de correção ortodôntica.

Quando a ancoragem esquelética é indicada?

A ancoragem esquelética é um procedimento indicado somente para casos complexos, nos quais o uso apenas do aparelho ancorado apenas nos dentes não é o suficiente para proporcionar resultados de excelência. A técnica deve ser empregada nos seguintes casos:

Quiz Invisalign
  • Fechamento de espaços sem dentes de ancoragem suficiente;
  • Correções sagitais simultâneas;
  • Correções de plano oclusão sem cirurgia ortognática;
  • Intrusões de molares acima de 4 milímetros.

Quais os benefícios da ancoragem esquelética no tratamento ortodôntico?

Um dos principais benefícios da ancoragem esquelética é a redução do tempo de uso do aparelho dentário. Claro que alguns fatores, como a complexidade do desalinhamento dentário, nível do domínio técnico do ortodontista do diagnóstíco, plano de tratamento até a execução influenciam o tempo do tratamento, mas, quando bem indicado, e esse tipo de ancoragem é adicionada ao sistema, há uma otimização dos resultados.

Além disso, a cirurgia para colocar as peças é relativamente simples se comparada com uma cirurgia ortognática, por exemplo, e a retirada dos dispositivos também. Um mini implante, por exemplo, é normalmente removido removido sem nenhuma dor nem anestesia, mas, já uma mini-placa é um pouco mais complexo porque os parafusos estão em baixo da gengiva.

Outro fator positivo são os benefícios para a saúde bucal. Quando o paciente faz um tratamento ortodôntico por muito tempo, há maiores riscos de desenvolvimento de cáries, reabsorção radicular e doenças nas gengivas. Isso porque o aparelho dificulta a higiene bucal e, quando não há uma escovação eficiente, as doenças aparecem. Para quem precisa de tratamento ortodôntico mas, rejeita o uso do aparelho fixo, pense em Invisalign.

Como você viu, a ancoragem esquelética em Ortodontia traz diversos benefícios para o paciente. No entanto, é preciso que o dentista faça um bom planejamento, pois quando a técnica é utilizada de forma desnecessária, ela pode trazer prejuízos, como desgaste nas raízes dentárias. Por isso, é essencial contar com profissionais qualificados para alinhar seu sorriso.

Gostou do post e quer ler outros conteúdos sobre saúde bucal e tratamentos dentários? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe as postagens!

Dr. Alberto dos R Condé Jr 

Speaker Invisalign®, Itero®, Team1® & Propel®

Condé Invisalign Doctor CROGO6411/EPAO 1587, RTCD

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?