Aparelho em crianças: 3 motivos para considerá-lo nessa fase

4 minutos para ler

Quando o tratamento ortodôntico ou ortopédico é sugerido para corrigir dentes e a mordida em crianças, muitos questionamentos vêm à tona. Embora alguns pais fiquem ressabiados a princípio sobre momento ideal para usar ou não o aparelho para crianças, a correção ortodôntica é cada vez mais procurada pelos nossos filhos. 

Não dá para ser unânime para uma idade unica para colocar aparelho em crianças, isso porque os casos são muito particulares e individuais. No entanto, a depender da indicação, o aparelho na infância tem seus benefícios. 

Neste artigo, vamos destacar os benefícios do tratamento ortodôntico quando o público ainda é jovem. Legal, não é? Quem aí sabe quando o aparelho para criança já é uma sugestão de tratamento para a correção da arcada dentária? Se você ainda não tem um palpite, vem que a gente vai contar!

Importância do aparelho ortodôntico na infância 

O tratamento ortodôntico durante a infância pode começar, em alguns casos, antes mesmo de caírem todos os dentinhos de leite do paciente. Nessas situações, não se trata apenas de estética. 

Geralmente, o dentista opta por interceptar os problemas esqueléticos. Por exemplo, de forma a preservar o espaço necessário para o dente permanente crescer de forma saudável ou, até mesmo, para auxilar na postura da língua e respiração. Abaixo você vai encontrar detalhes sobre cada caso apontado acima.

1. Melhora a capacidade respiratória e interceptar problemas esqueléticos

O aparelho para criança pode, quando indicado, melhorar a capacidade respiratória da criança, pois redireciona o crescimento ósseo da criança. Dessa forma, vai auxiliar no posicionamento adequado das bases para uma respiração normal, dentro do possível e em parceria com a ortorrinolaringologia e fonoaudiologia.. 

2. Melhora o formato do céu da boca e dentes para ajudar na postura da língua 

O aparelho ortodôntico ou ortopédico na infância expande a maxila e o céu da boca maior é o indicado para o repouso da língua. Algumas crianças, devido ao uso de chupeta, desenvolvem o hábito de colocar a linguinha sempre entre os dentes anteriores (da frente), o que faz uma pressão neles. Óbvio que a condição fonoaudióloga e médica também devem ser observadas.

Quiz Invisalign

3. Melhora a autoestima

A autoestima do paciente também precisa ser levada em consideração. Muitas crianças ficam com vergonha de sorrir e conversar com os coleguinhas porque se sentem incomodadas com a dentição. Nesse aspecto, o aparelho para crianças contribui de forma positiva para que ela fique mais feliz e autoconfiante. 

Como falamos sobre o aparelho para criança, provavelmente, você já deve ter escutado sobre o Invisalign® First, certo? Ele é um dos métodos mais contemporâneos e inovadores de corrigir os dentes dos pequenos. Por meio de uma tecnologia moderna, o dentista usa esse aparelho removível trata pacientes ainda com a dentição mista de maneira discreta e eficaz.

Para fechar com chave de ouro, o melhor de tudo é que o aparelho para criança ainda reduz, consideravelmente, a gravidade do tratamento em segunda fase na idade adulta. 

A escolha do profissional interfere em tudo

Para obter o resultado esperado com o aparelho para criança, é fundamental escolher um profissional que entenda do assunto. Mas, lembre -se que é possível que o paciente tenha que se submeter a um novo tratamento na fase adulta na maioria dos casos, porém, muitos problemas já devem ter sido tratados na infância.. 

Você gostou desta publicação e quer compartilhar a sua opinião conosco? Envie um whatsapp que o Dr. Alberto Responde!

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?