Aparelho expansor: saiba para que serve e seus benefícios!

4 minutos para ler

Na realização de um tratamento dentário, é comum que os pacientes apresentem arcadas dentárias estreitas, o que pode causar diversos problemas, como o chamado “apinhamento dos dentes” e mordidas cruzadas. Esse quadro pode dificultar o realinhamento e, em alguns casos, são necessárias cirurgias corretivas.

Contudo, para esse tipo de situação, existe o aparelho expansor. Sua principal função é aumentar o espaço para liberação e alinhamento dos dentes, além de melhorar o formato da arcada e descruzar mordidas posteriores.

Esses expansores podem ser fixos ou móveis, sendo o Invisalign um aparelho removível muito recomendado para pacientes com rejeição a outros tipos. Isso porque ele não ocupa o céu da boca, nem atrapalha a fala e a alimentação, como outras formas de tratamento.

Quer saber mais sobre os benefícios do aparelho expansor no seu tratamento ortodôntico? Continue a leitura e confira!

Torna a mastigação mais estável

Sabemos que dentes tortos e desalinhados prejudicam muito mais do que a estética. Uma arcada dentária mal posicionada faz com que os alimentos não sejam mastigados de forma satisfatória, o que interfere na deglutição deles, no massageamento das gengivas e, até mesmo, na própria digestão do alimento.

Nesse sentido, o uso do aparelho expansor permite uma mastigação mais estável, pois faz com que os dentes fiquem alinhados, levando-os a triturar melhor os alimentos.

Permite a melhoria da fala

Além de interferir na mastigação, a má dentição interfere na própria fala. Ela gera distúrbios no posicionamento da língua e favorece a respiração bucal, o que leva à boca seca e maior aparecimento de cáries, por exemplo. Usar o aparelho expansor pode evitar esses problemas, facilitando a respiração nasal e a correta posição dentária.

Segundo o estudo “Relação entre perdas dentárias e queixas de mastigação, deglutição e fala em indivíduos adultos”, da Universidade de São Paulo, USP, a perda dentária tem relação direta com tais modificações.

Quiz Invisalign

Evita a realização de extrações

Em alguns casos, a colocação de um aparelho ortodôntico exige a extração de dentes, pois o espaço para que eles se movam é limitado. Isso pode afetar diretamente o tratamento. O uso do aparelho expansor diminui a possibilidade dessas extrações, já que o uso correto dele permite liberar mais espaço na arcada dentária.

Contudo, é necessário lembrar que quem deve optar ou não pela cirurgia é o dentista da Ortodontia, responsável pelo tratamento.

Diminui o tempo do tratamento ortodôntico

Por facilitar o alinhamento da arcada dentária, evitar a realização de extrações, melhorar a respiração e a deglutição, dentre outros fatores, o uso do aparelho expansor pode afetar diretamente o tempo total do tratamento ortodôntico, desde que o procedimento esteja indicado..

Isso acontece por causa do espaço proporcionado para que os dentes se movam, de uma maior abertura na arcada dentária e da redução de tempo na recuperação de cirurgias, por exemplo.

Além de todos esses benefícios, não podemos esquecer que, quando indicado e realizado por um bom profissional e num paciente disciplinado, o uso do aparelho expansor também proporciona um sorriso mais bonito possível, além de melhorar de forma positiva a autoestima do paciente.

Entendeu quais os benefícios proporcionados pelo uso do aparelho expansor no seu tratamento dentário? Então leia agora esse post e descubra por quanto tempo você deve usar aparelhos dentários!

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?