Aparelhos dentários: por quanto tempo devo usar?

4 minutos para ler

Você já sabe que dentes bonitos fazem uma grande diferença na aparência de uma pessoa. No entanto, nem só na estética reside a importância da correção ortodôntica.

A sua saúde pode ser comprometida sem o adequado posicionamento dos dentes. Em outras palavras, o uso de aparelhos dentários está envolvido na melhora das disfunções na mastigação, na deglutição e na respiração. Por essa razão, sempre que necessário, você deve buscar a orientação de um bom dentista, com o conhecimento, segurança e experiência merecidos.

Continue a leitura e saiba mais sobre os aparelhos dentários e por quanto tempo usá-los.

Principais modelos existentes

Tradicionais ou coloridos, transparentes ou até invisíveis, os modelos de aparelhos ortodônticos que existem atualmente atendem às novas tecnologias, à estética e aos gostos pessoais.

A primeira diferenciação que se faz é entre os aparelhos fixos e os móveis.

Entre os primeiros, estão os tradicionais metálicos com bráquete convencional (bráquetes são as pecinhas fixadas para sustentar o fio que ajusta os dentes). Estes são mais usados pelos adolescentes, em razão dos elásticos (as borrachinhas coloridas).

Semelhantes a esses, existem os de bráquete autoligável, com a opção de usar ou não as borrachinhas coloridas. Ele pode ser metálico ou estético, com peças aproximando-se da cor dos dentes.

Outra alternativa é o aparelho ortodôntico lingual. Os bráquetes nesse modelo são colados do lado de dentro dos dentes, ficando praticamente invisível o tratamento ortodôntico.

Existe, ainda, um aparelho praticamente invisível, denominado alinhadores ortodônticos praticamente invisíveis, por exemplo, o aparelho mais comum dos artistas (Sistema Invisalign®) ideal para tratamento de adultos, com diversas vantagens na sua utilização, entre elas a perfeita discrição, higiene, velocidade e conforto.

Quiz Invisalign

Tecnologias recentes

Duas tecnologias inovadoras merecem destaque na Ortodontia: os citados aparelhos dentários autoligável e Invisalign.

O aparelho de bráquete autoligável trouxe algumas importantes vantagens sobre o de bráquete convencional: dispensa os elásticos e melhora a higienização paciente dentre os aparelhos fixos.

Por sua vez, as vantagens do sistema Invisalign® são incríveis e, além da já citada discrição do aparelho, destacam-se também a estética, o conforto por não ter partes fixas, nem pontas e a facilidade de uma adequada higienização porque ele é removido para comer e escovar os dentes normalmente. 

Tempo médio de uso

Antigamente era comum encontrar pacientes utilizando aparelhos dentários por mais de 3 anos. Mas, com o avanço no conhecimento dos cirurgiões-dentistas é possível tratar a maioria dos casos em alguns meses e, com Invisalign® é possível mostrar a simulação da movimentação dentária antes de aceitar o tratamento.

De qualquer modo, destacamos que a seleção do profissional e a disciplina do paciente são os pontos mais importantes para o tempo de tratamento ideal e resultados de excelência.

Além disso, estão envolvidos::

  • Tipo e intensidade da correção necessária;
  • Planejamento ortodôntico adequado para o caso;
  • Cuidados do paciente com o aparelho;
  • Higienização;
  • Cumprimento da agenda odontológica (presença nas consultas marcadas).

Cuidados com o aparelho 

O tempo de tratamento é diretamente afetado pelos cuidados que você dispensar ao aparelho. Assim, é importante observar as seguintes medidas:

  • Higienizar cuidadosamente a boca e o aparelho;
  • Tomar cuidado com os alimentos ingeridos;
  • Deixar as ativações para o seu dentista fazer (e não o paciente “mexer” no aparelho);
  • Não se descuidar dos aparelhos móveis.

Necessidade de acompanhamento profissional

A ciência odontológica e a tecnologia propiciam os instrumentos mais adequados, sobretudo quando falamos em aparelhos dentários. O resultado, porém, depende do trabalho e do acompanhamento de um profissional especializado para que o sucesso do tratamento seja alcançado no melhor tempo.

A técnica e a experiência se alinham para que, a cada visita sua ao dentista, os ajustes mais adequados sejam efetivados e as respectivas orientações sejam fornecidas. Assim, você alcançará o sorriso perfeito!

Agora que você já sabe sobre os tipos de aparelhos dentários e o tempo de sua utilização, que tal conhecer melhor o moderno sistema Invisalign? Se quiser, baixe nosso E-Book com todos os detalhes dos principais aparelhos invisíveis. Clique no link do nosso site http://materiais.odontoconde.com.br/ebook-aparelhos-odontologicos-invisiveis. Boa leitura! 

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?