Aprenda como cuidar da saúde bucal dos seus filhos

4 minutos para ler

Você já deve ter ouvido o famoso ditado: “com criança, todo cuidado é pouco”. Apesar de se referir à atenção que os adultos precisam ter com os pequenos, essa frase da sabedoria popular também pode ser aplicada a outras áreas da vida infantil. Entre elas, a saúde bucal.

Algumas crianças gostam de escovar os dentes desde muito novos, outras nem tanto. Porém, esse desafio de cuidar da saúde bucal do filho de forma completa pode virar um hábito agradável para as crianças e dar a garantia de um sorriso bonito e saudável aos seus filhos, evitando doenças bucais e gastos elevados no futuro.

Quer saber como cuidar da saúde bucal dos seus filhos? Neste post, listaremos 5 dicas que podem te ajudar a deixar a higiene bucal do seu filho em dia.

1. Escovação diária

Para que seu filho tenha dentes e gengivas saudáveis, é necessário realizar a escovação três vezes ao dia. Inicialmente, você pode auxiliá-lo até que ele faça a escovação correta sozinho. Use pouco creme dental e oriente seu filho a não engoli-lo. Ao escolher a escova de dentes, dê preferência a um modelo com cerdas macias.

Passo a passo:

  1. Escove a superfície interna de cada dente (parte de trás) e, depois, a área externa;

  2. Escove a área usada para mastigar de todos os dentes;

  3. Escove suavemente a gengiva, com movimento de vai e vem.

2. Fio dental

A principal função do fio dental é auxiliar na remoção da placa bacteriana e de pequenos fragmentos que ficam entre os dentes e a gengiva. O acúmulo de placa pode provocar o surgimento de cáries e doenças na gengiva. É indicado iniciar o uso do fio dental a partir do primeiro contato entre um dente e outro, o que pode acontecer desde o primeiro ano de vida ou até os quatro anos de idade em diante.

3. Flúor

A aplicação de flúor ajuda no combate às cáries, revertendo até mesmo pequenas cáries antes de elas se tornarem visíveis.

O flúor é um mineral encontrado em fontes de água, e sua aplicação contribui para a saúde bucal porque ajuda a repor o cálcio e o fósforo, responsáveis pela rigidez dos dentes.

Sua aplicação pode ser feita de forma direta, por bochecho ou pela utilização de moldeiras.

4. Alimentação

Essa é uma orientação que muitos pais não levam em conta, mas que tem grande impacto na saúde bucal infantil. De forma geral, a dica é reduzir a frequência diária do consumo de açúcares industrializados e de amido, pois esses dois ingredientes são amigos de longa data das cáries.

Além de ajudar a prevenir as cáries, essa ação também ajudará em outras áreas da saúde da criança. Oriente seu filho a escolher comidas saudáveis, e restringir a menos de 3 vezes por dia, os vilões como refrigerantes e bolachas recheadas.

5. Visita ao dentista

Além dos hábitos individuais de cuidados com os dentes e as gengivas, é importante ir ao dentista regularmente, pois somente um profissional da área poderá indicar os tratamentos adequados e prevenir problemas futuros que possam prejudicar a saúde bucal da criança.

Quiz Invisalign

Especialistas da área indicam que os pais devem começar a levar os filhos ao dentista desde a gravidez e como recém nascido, pois o profissional poderá orientar sobre como fazer a prevenção de doenças, incluindo orientações sobre a alimentação e o uso de chupeta.

Ao criar o hábito de ir ao dentista, seu filho entenderá que é algo rotineiro e necessário para se ter dentes saudáveis e bonitos.

Este post abordou alguns hábitos essenciais para a saúde bucal infantil. Ao seguir esses passos, você investirá no bem-estar e na qualidade de vida do seu filho, pois os bons hábitos seguem pela juventude e vida adulta, e prevenir é sempre melhor, não é mesmo?

Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e ajudar mais mães e pais preocupados com a saúde bucal dos filhos?

Att, CD Dr. Alberto dos R Condé Jr crogo6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?