Como a ausência de dentes pode prejudicar todo o seu corpo?

4 minutos para ler

A ausência de dentes vai muito além da questão estética, pois não ter a dentição completa pode afetar principalmente a saúde. Com o passar do tempo, essas questões se agravam mais. Assim, quanto antes a pessoa procurar um tratamento adequado, mais efetivo ele será para evitar a perda de dentes.

As causas para a ausência de dentes são variadas, como cáries e doença periodontal, em que o osso se vai e o paciente muitas vezes nem sente dor. Por isso, além de estar relacionada com a autoestima, a perda dentária também pode ter consequências funcionais e provocar problemas de saúde.

Dessa maneira, conheça alguns dos problemas da ausência de dentes e como isso pode prejudicar o seu organismo.

Deslocamento dos outros dentes

Quando há um espaço sobrando entre os dentes, isso faz com que haja uma movimentação dos demais pela falta de contato. Assim, os dentes adjacentes começam a se mover em busca do contato com o dente perdido, o que resulta em uma inclinação para que aquele local seja fechado.

Com isso, outros problemas podem surgir, como aumentar a retenção de alimentos entre os dentes e aparecerem as temidas cáries, uma vez que há maior dificuldade em fazer a limpeza adequada. Além disso, os tártaros se formam e facilitam o surgimento de periodontite. A má posição dos dentes geram problemas oclusais severos que indicam, como tratamento, o uso do aparelho ortodôntico, mas, se o paciente rejeita o uso do dispositivo fixo convencional, veja no nosso blog sobre o sistema de alinhamento sem fios nem bráquetes.

Perda óssea

Quando há falta de dentes, o organismo entende que aquele local não precisa de tecido. O osso alveolar serve como base para os dentes. Se não há um dente em determinado espaço, é como se o osso não tivesse mais serventia.

Por isso, o osso começa a se retrair e ficar cada vez menor. Desse modo, quanto antes o problema for resolvido, melhores serão os resultados. Se não houver mais uma base óssea, não haverá onde firmar o implante dentário.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Gengiva machucada

Uma das funções dos dentes é proteger a gengiva. Quando não há um dos dentes, a região fica exposta e pode ser machucada durante a mastigação. Assim, tanto a gengiva quanto o tecido periodontal ficam vulneráveis, tanto durante a alimentação quanto na escovação.

Sem o suporte ósseo, que fica desgastado sem o dente, a mastigação fica mais difícil, e a tendência é que o indivíduo mastigue mais de um lado que do outro. Isso também faz com que a gengiva se machuque mais pelo uso excessivo.

Má digestão

Os problemas digestivos também podem estar relacionados com a falta de dentes, já que os alimentos não são bem triturados antes de irem para o sistema digestivo. Assim, essa ausência provoca dificuldade de mastigação e tem reflexos em todo o organismo. Por isso, os distúrbios na alimentação podem ter origem na boca, mais especificamente pela falta de dentes.

Por fim, destacamos que os implantes, os transplantes ou as próteses podem ajudar a solucionar o problema da ausência de dentes. No entanto, é preciso estudar cada caso individualmente para escolher o tratamento apropriado. Além disso, somente um profissional poderá indicar a solução ideal. Portanto, busque ajuda médica para um diagnóstico preciso antes que o problema se agrave.

Gostou das dicas? Siga nossas redes sociais e acompanhe mais informações e novidades para cuidar da sua saúde bucal! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube!

CDDr. Alberto dos R Condé Jr CROGO6411

Único Speaker/Professor, ao mesmo tempo, da Invisalign, Team1, Itero e Propel no Brasil

Odonto Condé / Condé Invisalign Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?