Botox dental: saiba tudo sobre esse procedimento!

4 minutos para ler

O botox dental é um procedimento que está ganhando destaque nos consultórios odontológicos. Também conhecido como toxina botulínica, que é aprovada pela ANVISA, esse tratamento tem sido muito recomendado para casos de bruxismo, por exemplo, pois ajuda a reduzir a tensão que ocasiona o ranger dos dentes.

Essa substância é produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum, bastante comum na dermatologia para resolver incômodos estéticos. Contudo, é preciso ficar atento às contraindicações. Continue acompanhando o post e confira vantagens, casos em que se deve evitar e como funciona o procedimento do botox dental. Boa leitura!

Como funciona a aplicação?

O botox dental, ou toxina botulínica, é injetado no paciente com o objetivo de paralisar a musculatura.

Isso acontece porque essa substância tem a capacidade de inibir um neurotransmissor chamado acetilcolina, provocando um relaxamento intenso dos músculos. As áreas de aplicação da toxina variam de acordo com o problema que a pessoa deseja corrigir.

O efeito não é imediato: pode levar em média até cinco dias, dependendo da dose, para que o paciente comece a notar os efeitos. Além disso, vale ressaltar que os resultados são temporários, dependendo sempre do organismo. Após isso, basta realizar o procedimento novamente.

Em quais casos a utilização é mais comum?

O botox dental tem sido utilizado para diferentes finalidades odontológicas capazes de causar danos na arcada. Confira a seguir os casos mais comuns.

Bruxismo

É o ato de ranger ou apertar os dentes, principalmente durante o sono. Pode causar dores na mandíbula e na cabeça. Com a aplicação da toxina botulínica, há o relaxamento da musculatura, minimizando a tensão que leva à pressão do ranger. Esse procedimento costuma ser bastante eficaz nessa situação.

Sorriso gengival

Algumas pessoas têm o lábio superior muito elevado, fazendo com que parte da gengiva apareça quando o paciente sorri e causando um grande incômodo estético.

O botox dental age na redução da contração muscular, impedindo que a gengiva fique exposta. Esse tratamento figura como procedimento benéfico ao sorriso gengival por não ser invasivo como as cirurgias, por exemplo.

Quiz Invisalign

Implantes dentários

Aliviar a dor e tensão nos primeiros meses após implantes dentários, que podem causar dificuldades na adaptação, também está entre as principais vantagens do botox dental. Isso acontece devido ao apertamento excessivo.

Disfunções de ATM

A articulação temporomandibular, ou ATM, pode apresentar inúmeros problemas que levam à dores de cabeça, no pescoço e zumbido no ouvido. Quando aplicado, botox dental diminui consideravelmente esses sintomas.

Quais são as vantagens do botox dental?

A toxina botulina, usada corretamente para tratamentos odontológicos, traz benefícios importantes. Alguns deles são:

  • poucos efeitos colaterais ou dificuldades de adaptação;
  • segurança e liberação da ANVISA;
  • ampla possibilidade de tratamentos;
  • rapidez sem ser invasivo;
  • resultados rápidos, mas, com duração de poucos meses.

Quais são as contraindicações?

Assim como qualquer outro tipo tratamento, o botox dental tem algumas contraindicações devido ao uso da toxina. Sendo assim, é preciso procurar um profissional de confiança nesse tipo de procedimento, evitando usá-lo em casos como:

  • alergia a proteína do ovo (albumina);
  • gravidez ou período de amamentação;
  • doenças autoimunes;
  • esclerose lateral amiotrófica ou outros tipos de doenças que afetam diretamente os músculos;
  • intolerância à lactose.

O botox dental tem se mostrado um eficiente procedimento para alguns desconfortos estéticos e problemas que podem afetar a saúde dos dentes. Por não ser agressivo nem invasivo, a adaptação e o tempo de recuperação são tranquilos. Mas lembre-se: é preciso escolher um consultório de confiança e permanecer de olho nas contraindicações. A parte estética indicamos a Dermatologia para uma avaliação/conduta.

Quer ficar por dentro de mais assuntos sobre saúde bucal? Então assine a nossa newsletter e receba conteúdos e novidades direto na sua caixa de e-mails!

Att,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO — GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?