É possível ter cárie com aparelho ortodôntico fixo convencional?

4 minutos para ler

Uma dúvida muito comum dos pacientes diz respeito ao aumento da incidência de cárie com aparelho. Trata-se de um medo normal, já que o tratamento é longo e o aparelho fixo ainda lidera a lista dos métodos mais utilizados para a correção de dentes tortos e problemas na mordida.

Então, durante o processo são necessários cuidados redobrados com higiene bucal e alimentação, além do acompanhamento do dentista. Ao longo do post, esclarecemos se há risco de aparecer cáries em meio ao tratamento, esclarecendo ainda o que significa o problema. Veja!

O que é uma cárie?

Doença mais comum em pacientes que chegam ao consultório, a cárie nada mais é uma doença infecto contagiosa que destrói o dente. Ela surge por conta da atividade de alguns tipos de bactérias que produzem ácidos corrosivas à estrutura dentária, gerando o chamado dente podre.

A cárie se inicia pela presença de manchas marrons ou brancas na superfície dos dentes. Além disso, o paciente costuma sentir dores e sensibilidade nos dentes afetados, principalmente na hora de comer ou beber algo doce ou gelado.

Há riscos de aparecer cárie com aparelho dentário?

Claro que sim! Se não tomar os devidos cuidados, o paciente corre o risco de ter cárie durante o tratamento ortodôntico fixo. Aliás, ao longo do uso do aparelho dentário, as chances de doenças bucais crescem, pois o acessório fixo colado nos dentes dificulta a higiene bucal.

Quando não se realiza uma escovação bem feita e se negligencia o uso do fio dental, o aparecimento das cáries é mera questão de tempo. Mas, isso acontece mesmo sem nenhum aparelho. Uma alimentação frequente em alimentos com açúcar industrializado aumenta em muito o problema.

Como evitar o aparecimento de cárie durante o tratamento ortodôntico?

Buscando impedir o surgimento de cáries com aparelho fixo, é essencial tomar certas medidas básicas. Veja quais são elas!

Capriche na higiene bucal

A melhor forma de evitar as cáries é tendo uma boa higiene bucal. Na hora de escovar os dentes, limpe cuidadosamente toda a boca, inclusive os cantinhos.

Quiz Invisalign

O aparelho facilita o acúmulo de resíduos alimentares, criando a necessidade de usar escovas tufo e interdental para complementar a limpeza. Elas tiram a sujeira de onde a escova comum não alcança.

Passe fio dental diariamente

Para garantir uma higiene bucal completa, o uso do fio dental cumpre papel indispensável. Ele deve ser utilizado sempre após as refeições, ou pelo menos uma vez ao dia na última escovação diária.

No entanto, quem usa aparelho precisa aplicar o chamado passa fio, pois os fios do acessório dificultam o processo.

Use um aparelho móvel

Embora o aparelho fixo seja o modelo mais utilizado, há outras opções no mercado que entregam excelentes resultados com praticidade. O Invisalign representa um bom exemplo, pois ele dispensa fios e bráquetes e é móvel, facilitando a higiene.

Então, o paciente deve tirar o aparelho na hora das refeições e antes da escovação, o que dificulta a proliferação de bactérias nocivas à saúde bucal. Além de reduzir o risco de aparecer cárie com aparelho, o Invisalign é muito confortável e não causa feridas na boca ou nas mucosas. E o melhor de tudo: ele é 100% eficaz.

Gostou do post e quer agendar uma avaliação com um dos nossos profissionais? Entre em contato agora mesmo e solicite o atendimento da equipe da Condé Invisalign Doctor!

Condé Invisalign Doctor / Odonto Condé CROGO/EPAO 1587, RTCD 

Dr. Alberto dos R Condé Jr 

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?