Chupeta deixa dente torto? Descubra!

4 minutos para ler

O desenvolvimento adequado da arcada dentária é muito importante para o ser humano. Afinal de contas, nossa dentição cumpre papel preponderante na saúde, na mastigação e até mesmo nas relações sociais. Então, muitos pais costumam se perguntar: chupeta deixa dente torto ou isso não passa de uma lenda?

A área da saúde é repleta de mitos e crendices populares, mas alguns conhecimentos podem ser fundamentais para que nossos filhos cresçam de forma saudável, aproveitando o que há de melhor na vida. Continue lendo o post e descubra a resposta!

Afinal, chupeta deixa dente torto?

Direto ao ponto: sim SE E SOMENTE SE ficar na boca durante o tempo e intensidade suficientes para isso e, além disso, até 3 anos de idade, removendo o hábito, os efeitos na boca são reversíveis! No entanto, é preciso saber que, embora o uso da chupeta, sobretudo o prolongado, possa gerar prejuízos à saúde bucal, existem muitos outros fatores capazes de influenciar o processo. Por isso, um pouco mais de conhecimento a respeito do assunto é essencial para os pais!

O problema aumenta a partir da faixa dos três anos de idade, quando a dentição fica completa, e vai até o surgimento dos primeiros dentes permanentes. Nessa fase, recomenda-se a eliminação da chupeta, assim como certos hábitos, entre eles o de chupar o dedo antes de dormir, por exemplo. 

Como evitar que a chupeta entorte os dentes?

Já está mais familiarizado com o assunto, certo? Então vamos deixar dicas para evitar que a chupeta entorte os dentes. Veja abaixo algumas boas estratégias!

Converse com o seu filho

O primeiro passo para impedir que a chupeta entorte os dentes é conversar com o seu filho. Obviamente, dependendo da idade, o entendimento e o convencimento vai ser mais difícil. No entanto, começar o diálogo representa sempre algo positivo, explicando os motivos pelos quais ele deve reduzir ou abandonar o hábito.

Reduza o tempo de uso diário

Outra técnica interessante consiste em, aos poucos, diminuir o tempo de uso diário. Isso pode acontecer de diversas maneiras, como deixando que seu filho utilize a chupeta apenas antes de dormir ou após alguma refeição, por exemplo. O importante é avançar progressivamente.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Proponha uma boa troca

Tenha em mente que o seu filho só carregará a rotina da sucção não nutritiva por algum tempo, e isso é perfeitamente normal. Tente oferecer trocas, sobretudo por brincadeiras ou comidas que a criança goste. Assim, você evita traumas e, com o passar do tempo, elimina a utilização do acessório.

De que maneira um bom dentista pode ajudar?

A melhor maneira de fugir de problemas com os dentes é por meio da ajuda profissional. E, no caso da chupeta, o seu dentista de confiança também pode oferecer um auxílio valioso. Afinal de contas, ele acompanha o desenvolvimento bucal da criança e evita o surgimento de muitos problemas. Mas, nos casos onde se usam chupeta ou dedo após a infância, envolve indicação de terapia porque a insegurança, traumas ou mesmo disturbios graves podem explicar esse hábito nocivo aos dentes e até ao convívio social.

O profissional cuida de cada detalhe, desde orientações sobre a higienização até a verificação da mordida adequada, por exemplo. Assim, caso a oclusão esteja problemática ou haja algum dente torto, ele indica o tratamento adequado e promove a correção, garantindo o melhor futuro para o seu filho!

Conforme observamos, o auxílio especializado de um dentista faz toda a diferença para corrigir imperfeições. Agora que você já sabe que chupeta deixa dente torto, coloque as dicas em prática e sempre procure o amparo profissional, prezando pelo bem-estar do seu filho!

Gostou do conteúdo? Então aproveite a visita ao blog e confira nosso outro post sobre dentes de leite tortos!

Condé Invisalign Doctor / Odonto Condé / CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?