Como a cirurgia plástica pode transformar o seu corpo?

6 minutos para ler

A cirurgia plástica é um procedimento estético ou reparador que tem como objetivo melhorar aspectos físicos do corpo e, com isso, elevar a autoestima. Entretanto, é preciso ter expectativas realistas sobre os resultados que podem ser atingidos e saber que os ideais de beleza nem sempre são alcançados.

Quer saber mais sobre as cirurgias plásticas? Continue lendo este post!

O que é possível mudar (ou não) com a cirurgia plástica?

O Brasil é o 2º país do mundo onde são realizadas mais cirurgias cosméticas. Com tanto interesse pelo assunto, os mitos sobre a cirurgia plástica não param de ser espalhados. Os boatos tidos como verdade podem causar ilusão, fazendo com que o paciente espere por um resultado que, na verdade, é inatingível.

Vamos, agora, conhecer algumas mentiras e verdades sobre os resultados obtidos com as cirurgias plásticas:

A lipoaspiração emagrece

Mentira! A lipoaspiração tem com objetivo retirar a gordura localizada de determinadas regiões do corpo, remodelando os contornos. Portanto, ela não é uma solução para quem deseja perder peso de forma generalizada. 

Não é possível identificar uma boa rinoplastia

Verdade! A plástica no nariz pode modificar bastante o rosto de uma pessoa, mas, nem por isso, deve ser evidente. Um bom cirurgião consegue proporcionar resultados naturais, que se integram harmonicamente aos demais traços faciais. 

Não dá para criar um “tanquinho” na barriga

Verdade! A barriga trincada, com os gominhos bem definidos, só pode ser alcançada por meio de muito treino muscular. Não há nenhuma cirurgia capaz de substituir anos de exercícios abdominais.

Afinar os tornozelos é possível

Mentira! A lipoaspiração nos tornozelos existe, mas seus benefícios são limitados. Há pessoas que, naturalmente, têm o diâmetro da parte inferior da perna semelhante ao da coxa, criando uma aparência desproporcional. Além disso, o tornozelo acumula líquidos e incha facilmente, principalmente em quem sofre com varizes.

A cirurgia plástica corrige apenas disfunções estéticas

Mentira! A cirurgia plástica pode ser reparadora e melhorar funções específicas do organismo. É o caso da reconstrução mamária e da rinoplastia, aliada à correção do desvio de septo, por exemplo.  

Quais são as cirurgias estéticas mais procuradas?

A cirurgia plástica pode ser uma alternativa para aperfeiçoar diversas partes do corpo. Veja, abaixo, quais são os procedimentos estéticos cirúrgicos mais procurados em nosso país.

Aumento de mamas

O implante de próteses de silicone é utilizado para aumentar o volume dos seios e deixá-los com um tamanho proporcional ao restante do corpo. Esse procedimento pode ter finalidade estética ou reparadora (quando a paciente foi submetida à retirada total ou parcial da mama).

Lipoaspiração

A cirurgia para retirada da gordura localizada não é indicada para pacientes obesos. Com o objetivo de remodelar os contornos corporais, a lipoaspiração traz melhores resultados para quem está dentro do peso ideal.

Blefaroplastia

cirurgia de pálpebras é, em geral, procurada por pacientes que apresentam acúmulo de bolsas e flacidez na região dos olhos. O procedimento renova o olhar e deixa o rosto com uma aparência mais jovem.

Quiz Invisalign

Abdominoplastia

Trata-se de uma intervenção indicada para pessoas que apresentam excesso de gordura e de pele na parte inferior da barriga. Normalmente, a abdominoplastia é procurada por pacientes que perderam muito peso ou que desejam se livrar das marcas da gravidez.

Rinoplastia

Essa cirurgia pode ser utilizada para remover o calo nasal, afinar ou alargar o nariz e remodelar sua ponta. Durante o procedimento, é possível corrigir o desvio de septo e melhorar a qualidade da respiração do paciente.

Para quem a cirurgia plástica é indicada?

A cirurgia plástica, como qualquer intervenção cirúrgica, apresenta riscos e deve ser encarada com muita seriedade. Assim, não basta querer se submeter ao procedimento estético. É preciso, também, atender a algumas recomendações:

  • estar fisicamente saudável;
  • ter expectativas realistas sobre os resultados que podem ser alcançados;
  • para a maior parte das cirurgias, ter o corpo completamente desenvolvido;
  • interromper o fumo com antecedência;
  • suspender ou ajustar o uso de medicamentos.

Outro fator a ser ponderado antes da realização da cirurgia é a razão pela qual o paciente deseja alterar algo no corpo. Afinal, a decisão pela operação deve ser algo pessoal — e não uma vontade imposta por outra pessoa. 

O que é importante saber antes de realizar um procedimento do tipo?

A cirurgia plástica pode, sim, corrigir algumas imperfeições estéticas e trazer muita satisfação ao paciente. Para que isso aconteça, porém, é essencial tomar alguns cuidados antes de optar pelo bisturi. Veja alguns pontos-chave, que devem ser abordados previamente:

Quais são os resultados esperados?

É comum o paciente dirigir-se ao consultório do cirurgião plástico com as decisões já tomadas e levando imagens de amigos ou celebridades com as quais deseja ficar parecido.

Entretanto, apenas o médico pode determinar quais resultados podem ser alcançados, levando em conta o tipo físico e as características individuais do paciente. Querer um ideal inalcançável é o primeiro passo para a frustração.

Quais são os riscos do procedimento?

Antes de decidir pela cirurgia, é preciso avaliar se os potenciais benefícios justificam os riscos do procedimento. Qualquer intervenção cirúrgica pode apresentar complicações, sejam elas anestésicas ou cirúrgicas. Veja alguns exemplos:

  • insatisfação com o resultado;
  • infecções;
  • sangramentos;
  • alteração de sensibilidade no local da cirurgia.

Como escolher o cirurgião plástico?

Procurar por um profissional qualificado é importante para minimizar os riscos da cirurgia e garantir que o paciente não tenha arrependimentos ao final do procedimento. O médico deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e prometer apenas o que pode cumprir.

Como é o pós-operatório?

A cirurgia plástica deve ser bem planejada. Alguns procedimentos exigem repouso e trazem incômodos nos primeiros dias. Por isso, é importante saber o que esperar do pós-operatório e, se necessário, adaptar a rotina, para que a recuperação transcorra tranquilamente.

Veja alguns cuidados que podem ser necessários após a cirurgia:

  • ficar temporariamente afastado do trabalho ou dos estudos;
  • solicitar acompanhamento de um amigo ou parente;
  • evitar exposição ao sol;
  • suspender a prática de atividades físicas.

Assim, é preciso reunir o máximo de informações possíveis para que a cirurgia plástica traga os resultados esperados e não apresente complicações. Lembre-se sempre de que esse recurso deve ser usado para melhorar aspectos do corpo (e nunca com o objetivo de deixar o paciente parecido com outra pessoa).

Gostou deste conteúdo? Então, siga nossa página no Facebook e continue acessando novidades sobre saúde e estética!

Este é um Guest Post da CER Cirurgia Plástica para a Odonto Condé!
Acesse o nosso blog e saiba tudo sobre estética e beleza!

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?