Por que você não deve fazer clareamento dental caseiro sozinho?

4 minutos para ler

O clareamento dental caseiro é uma ótima opção para quem não pode fazer esse procedimento em consultório. Porém, esse tratamento também precisa de acompanhamento, pois realizá-lo por conta própria traz diversos problemas.

A técnica deve ser muito bem aplicada para não causar consequências negativas, como dor por hiper sensibilidade, manchas e inflamações. Pensando nisso, preparamos este artigo, para deixar um alerta sobre os riscos de realizar o tratamento sem orientação profissional.

Continue lendo para saber mais sobre esse assunto e conhecer os perigos que o clareamento dental caseiro sem acompanhamento oferece.

Como funciona o clareamento dental?

Existe uma tendência natural de os dentes amarelarem com o passar do tempo. Isso acontece em função do processo de envelhecimento, do acúmulo de corantes da alimentação e do tabagismo.

Em todos esses casos, é possível recorrer ao clareamento dental, técnica que consiste em utilizar peróxido de hidrogênio ou de carbamida para quebrar as partículas de pigmento e torná-las solúveis. Assim, elas são eliminadas dos poros dos dentes, e eles ficam mais claros.

A aplicação do gel pode ser feita em consultório, com ou sem a utilização de laser ou luz LED para potencializar sua ação. Também existe o clareamento dental caseiro, que utiliza o mesmo produto, mas é aplicado pelo paciente em casa. Nesse caso, é preciso ter muito cuidado, pois existe uma técnica correta recomendada pelo dentista.

Algumas pessoas acreditam que, quanto mais ficarem com o gel, mais rápido os dentes vão clarear. Há quem durma com a moldeira, no entanto, adotando essa prática, o produto perde sua função, pode extravasar e ser deglutido, provocando problemas bucais e gastrointestinais.

Por que não posso fazer o clareamento por conta própria?

Muitos preferem o clareamento dental caseiro por conta da praticidade. Afinal, conforme explicamos, o próprio paciente aplica o gel na moldeira, confeccionada especificamente para ele, e a utiliza durante algumas horas dor dia.

Entretanto, cerca de uma ou duas horas são suficientes para que o produto atue. Passar mais tempo do que o recomendado pelo dentista traz consequências negativas para os dentes, que podem desenvolver hipersensibilidade, com o risco de evoluir para um problema de canal e afetar os tecidos de sustentação da dentição.

Os impactos são tão extensos que essas agressões provocam uma reabsorção desses tecidos. Eles ficam cada vez menores e insuficientes para segurar o dente, que pode se soltar da boca, exigindo tratamentos mais complexos, como enxertos e implantes.

Quiz Invisalign

Quais são os perigos do clareamento dental caseiro?

É importante ressaltar que todos esses perigos do clareamento dental caseiro ocorrem apenas se você decidir fazer o procedimento sozinho ou não seguir as recomendações do profissional. No mais, o tratamento é seguro e eficaz para os resultados esperados.

Além das consequências citadas, existem outras que ocorrem quando a técnica é mal aplicada. Veja a seguir:

  • formação de manchas: o uso de um produto inadequado ou do produto certo, mas do jeito errado, pode promover um efeito contrário, manchando os dentes;
  • sangramentos: as gengivas são sensíveis ao gel clareador. Por isso, a aplicação incorreta causa agressões nelas, provocando sangramentos;
  • aumento da sensibilidade: acontece porque os dentes estão desprotegidos e o produto entra pela raiz até a polpa dentária;
  • inflamações: podem se manifestar nas bochechas, língua, gengiva e outras mucosas, em função do contato excessivo com o gel clareador;
  • gastrite e úlceras: o produto não foi feito para ser deglutido. Assim, se tiver contato com as mucosas do estômago, poderá desencadear essas condições, além de diarreia.

Então, o ideal é que você faça o tratamento tendo o suporte de profissionais muito bem qualificados e de confiança, como aqueles que você encontra na equipe da Condé Invisalign® Doctor. 

Além de ter o suporte de profissionais especializados no assunto, você receberá recomendações práticas para o clareamento, sendo ensinado a usar seu próprio Invisalign® como moldeira para colocar o produto. Assim, enquanto faz o tratamento ortodôntico, pode valorizar ainda mais seu sorriso com esse procedimento, associando as técnicas.

Portanto, para não se expor aos perigos do clareamento dental caseiro, basta procurar um bom especialista para lhe dar suporte. Desse modo, você realizará o procedimento muito bem acompanhado, para desfrutar apenas dos benefícios que ele promove!

Saiba mais sobre como clarear os dentes em casa com segurança. Entre em contato com a nossa equipe para receber instruções de um profissional!

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?