Clareamento dental: em casa ou no consultório?

4 minutos para ler

Um dos procedimentos mais procurados nos consultórios odontológicos é, sem dúvidas, o clareamento dental. Depois de finalizar algum tratamento de correção ou mesmo para quem deseja somente fazer uma manutenção em busca do sorriso perfeito, a técnica é indicada para garantir um aspecto mais saudável aos dentes.

Os resultados são muito nítidos, principalmente se o paciente estava com o sorriso escurecido devido ao passar dos anos e das manchas acumuladas. A recuperação da autoestima é um dos principais benefícios, já que um sorriso amarelo tem forte impacto na nossa aparência. 

Se você deseja saber mais sobre o clareamento dental, leia a seguir as nossas dicas e informações.

Métodos disponíveis

O processo consiste na aplicação do peróxido de hidrogênio ou carbamida, substância clareadora que penetra sem estragar o esmalte do dente quebrando apenas as moléculas responsáveis pela pigmentação. Dessa forma, os dentes permitem maior reflexão da luz, o que confere a aparência mais clara.

Atualmente, há dois tipos de métodos de clareamento dental no mercado: 

Clareamento em casa (caseiro)

É reconhecido como um tratamento mais demorado, que exige paciência e disciplina do paciente para seguir minuciosamente as orientações do profissional. Com o auxílio de uma moldeira plástica personalizada, um gel oxidante de menor concentração é aplicado sobre os dentes diariamente até a data indicada.

Quiz Invisalign

Clareamento no consultório

O procedimento é todo realizado pelo dentista, que aplica um gel clareador altamente concentrado e, atualmente, a aplicação com uma fonte de luz (como o laser ou o LED) é desnecessária. É mais recomendado para casos em que se busca um resultado do clareamento mais rápido e previsível.

Duração e resultados do clareamento dental

Os tratamentos são individuais e os resultados dependem muito de cada paciente. O clareamento realizado no consultório geralmente leva cerca de duas a três sessões, embora na primeira sessão já seja perceptível uma boa diferença.

Já o clareamento caseiro demora, em média, de três a quatro semanas para alcançar os melhores resultados possíveis. Contudo, alguns profissionais acreditam que, apesar de mais demorado, sua duração pode ser maior. O consumo de alimentos com muitos corantes, como café, chás, vinhos e o envelhecimento também pode influenciar na sua duração.

Outro detalhe importante está relacionado ao tom desejado por cada pessoa. Enquanto alguns preferem o mais branco possível, outros optam por um tom mais natural. Porém, é bom saber que o efeito do clareamento é apenas devolver a sua coloração original, que varia muito entre os pacientes e o gosto de cada um é levado em consideração no planejamento.

Importância do acompanhamento profissional

A principal recomendação para quem tem o interesse de fazer um procedimento da odontologia estética, como o clareamento dental, é procurar um profissional com conhecimento e experiência. Mesmo o tratamento caseiro não deve ser realizado sem o acompanhamento de um especialista, que deverá indicar os níveis de produto e o tempo adequado. Se o clareamento é feito em dentes com cárie ou retração gengival, a dor ou mesmo morte do dente pode acontecer.

A orientação e o acompanhamento profissional são fundamentais em qualquer tratamento odontológico para que a sua saúde bucal não seja afetada, causando inclusive outros problemas mais graves. Por isso, escolher um cirurgião-dentista responsável e de confiança fará toda a diferença nos seus resultados.

Gostou das nossas dicas? Se você quer saber mais sobre esse assunto, leia também: 5 coisas que você deve saber sobre clareamento dental! Ou informe seu Whatsapp no (62) 9 84008882 e receba dicas importantes sobre prevenção e estética bucais do CD Dr. Alberto dos R Condé Jr CROGO6411 semanalmente! Imperdível para quem não tem tempo mas, sabe da importância da Odontologia na sua vida!

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?