Como acelerar o tratamento ortodôntico? Verdades e Mitos Atuais

4 minutos para ler

Quem vai colocar um aparelho ortodôntico, geralmente, uma das primeiras perguntas que faz ao dentista é: “vou colocar agora, mas quando eu vou retirar?”. Graças aos avanços no planejamento do dentista e nas tecnologias, ficou cada vez mais difícil encontrar pacientes com anos e anos de tratamento ortodôntico. Mas, é fundamental saber o que é verdade e o que é mito em aceleração de tratamentos ortodônticos. 

Verdades de como acelerar o tratamento ortodôntico

Como já comentamos no início deste post, cada organismo reage de uma maneira ao tratamento ortodôntico. Isso significa que cada um possui o seu devido tempo, mas, o principal fator é a capacidade do dentista em fazer um planejamento mais perfeito possível e do paciente em engajar com o próprio tratamento. São considerados fatores não tão importantes mas, que podem acelerar:

– Verdade – aparelho Invisalign®

aparelho ortodôntico invisível pode acelerar o tratamento ortodôntico, mas, não é tão simples assim. Constituído por um conjunto de alinhadores transparentes e feito sob medida em modernas impressoras 3D, o Invisalign® além da vantagem estética, higiene e conforto, se planejado pelo dentista para fazer trocas entre 3 a 7 dias, mostrou que a redução no tempo de tratamento foi, em média, de 5.7 meses mais rápido quando comparada com o aparelho fixo convencional.

CTA_Tipos-e-indicações-dos-aparelhos-dentais-invisíveis_2 (1)

– Verdade – Fazer Estímulos Biológicos tais como a Corticotomia ou a Micro Osteo Perfuração da Propel® 

Sob anestesia local, pequenos cortes ou micro furos são feitos na camada mais superficial do osso estimulam as células envolvidas no metabolismo do osso, chamadas de osteoblastos e osteoclastos a atuarem por 2 a 3 meses estimulando que a movimentação ortodôntica aconteça de maneira mais rápida. Mas, o dentista precisa personalizar o planejamento para que as trocas dos alinhadores aconteça em intervalos de 3 a 7 dias conforme o protocolo e a indicação.

– Verdade – Vpro5® da Propel®  – aceleração por vibrações em alta frequência;

Por utilizar a alta frequência, é uma equipamento removível que o paciente usa entre os dentes por 5 minutos por dia e, felizmente, dá resultados quanto a reduzir o tempo do tratamento, pois, nesse caso, os alinhadores são trocados à cada 5 dias pelo paciente em casa.

Quiz Invisalign

Escolher o melhor profissional

Para que quaisquer tratamentos ortodônticos tenham sucesso, além de o paciente precisar colaborar com o processo, é necessário escolher o melhor profissional. O ortodontista aplicar adequadamente o seu conhecimento no planejamento e na ação quanto a acelerar o tratamento ortodôntico. Portanto, opte por profissionais capacitados e experientes e evite o “desatualizados”!

Mitos de como acelerar o tratamento ortodôntico

Infelizmente até dentistas que não se atualizam adequadamente oferecem técnicas que não entregam o que prometem, isto é, “vendem” uma imagem de que acelera o tratamento mas, as pesquisas científicas dizem exatamente o contrário. Vamos separar aqui o é mito e o que é verdade? 

– Mito – Aparelho autoligável ou qualquer outro aparelho fixo;

O uso do aparelho autoligável por ser do tipo fixo, colado nos dentes, não tem nenhuma correlação com redução do desconforto nem com o tempo de tratamento ideal, ou seja, é um mito, pois, ele não consegue acelerar o tratamento ortodôntico. Seu único benefício é um atendimento na cadeira do dentista alguns minutos mais rápido e não precisa usar “borrachinhas coloridas”. O fato é que diversas publicações já compararam o uso desse aparelho e não encontraram nenhuma diferença no tempo de tratamento. Num artigo recente, reuniram 20 estudos de controle randomizado e em todos não houve qualquer diferença entre o aparelho convencional e o autoligável em eficiência ou velocidade no tratamento.

– Mito – Acceledent® – vibrações em baixa frequência em pacientes durante a Ortodontia

Embora seja um dos mais populares dispositivos que causam aumento da proliferação celular e expressão gênica em osteoblastos e fibroblastos, infelizmente, devido a frequência de vibração ser muito baixa, não há nenhuma diferença na velocidade do tratamento usando esse dispositivo segundo estudos de metodologia mais criteriosa.

Agora que você já entendeu como acelerar o tratamento ortodôntico, descubra qual o momento certo de usar aparelho. Confira!

Att, CD Dr. Alberto Condé Jr Invisalign Doctor CROGO6411

CTA_Tipos-e-indicações-dos-aparelhos-dentais-invisíveis_2 (1)

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?