Como limpar Invisalign® da maneira correta?

4 minutos para ler

Atualmente, existem tratamentos odontológicos revolucionários para quem sofre com dentes tortos, para frente, mordida aberta, cruzada ou mesmo espaçamento entre os dentes até problemas severos de mordida. Quando o dentista tem a expertise, um dos métodos mais eficazes é o uso de alinhadores dentais com recursos biomecânicos. Elesprecisam de poucos cuidados para seu bom funcionamento. Pensando nisso, este post explica como limpar o Invisalign®. Ainda sim, é bem menor o esforço para fazer a limpeza do aparelho e dos dentes nessa técnica ortodôntica.

Além disso, o texto detalha por que higienizar o dispositivo ortodôntico ajuda no tratamento e dá o passo a passo para você eliminar resíduos das moldeiras transparentes e não sofrer complicações com placas bacterianas. Está curioso, não é mesmo? Comece a leitura já e tire as suas dúvidas!

Por que higienizar o aparelho e os dentes ajuda no tratamento?

Você pode se perguntar, então, por que higienizar o aparelho ortodôntico invisível, não é? O hábito se justifica devido à quantidade de bactérias presentes na cavidade bucal, as quais se proliferam com restos de alimento na dentição e podem provocar placas bacterianas e tártaro (uma espécie de crosta orgânica nos dentes e na gengiva).

Dessa forma, a imersão em produtos adequados de limpeza, a escovação e o armazenamento dos alinhadores dentais são essenciais para manter a sua estrutura atuante na movimentação ortodôntica.

Como é o processo ideal de limpeza do Invisalign®?

É importante criar uma rotina de limpeza para prolongar o uso do aparelho e ajudar que o tratamento com Invisalign® possa ocorrer de acordo com o planejado pelo profissional responsável. Contudo, qual é esse passo a passo para higienizar a peça adequadamente?

Temperatura e produtos para limpeza

Ao limpar os diversos tipos de Invisalign®, o paciente precisa seguir alguns cuidados, evitando que algumas substâncias entrem em contato com a peça. É o caso da água quente (cuja alta temperatura pode destruir o material incolor) e de produtos de limpeza fortes (nos quais a química desgasta os alinhadores). Deve-se, então, usar pasta de dente e escova dental, sob orientação do dentista, para higienizar o objeto.

Uso de produtos de limpeza próprios da marca Invisalign®

Para eliminar partículas orgânicas dos moldes, você deve, inicialmente, comprar esses produtos lá nos EUA para higienização da peça. Assim, coloque o produto com uma ou duas xícaras de água morna, em uma quantidade suficiente para submergir os alinhadores. Coloque, em seguida, os alinhadores e espere o produto agir por até 15 minutos, removendo e enxaguando a peça completamente.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Escovação do aparelho

Para a escovação, após imersão, deve-se usar uma escova de cerdas macias e uma pequena quantidade de pasta dental, fazendo movimentos suaves e circulares nos moldes transparentes, de manhã e à noite, se possível. Caso prefira, outra opção é higienizar a parte externa da peça ainda na dentição, removendo-a para finalizar a escovação na parte interna, sempre com água fria ou em temperatura ambiente.

Armazenamento dos alinhadores em estojo

Por fim, os alinhadores devem ficar armazenados em estojo próprio, desenvolvido pela marca Invisalign®, quando não estiver em uso, principalmente na hora da alimentação e da ingestão de líquidos. O hábito serve para não deixar o produto exposto a danos externos e a possíveis perdas, aumentando a durabilidade e a qualidade do tratamento ortodôntico. 

Neste post, você entendeu como limpar o Invisalign® da maneira correta, fazendo uma imersão, escovação e armazenamento adequados, o que ajuda a manter o tratamento e evita o aparecimento de disfunções nas arcadas dentárias.

O texto foi útil, mas você ainda está com alguma dúvida sobre o assunto? Então, compartilhe as suas questões conosco. Deixe agora mesmo um comentário na postagem! Instagram aparelho_invisivel_goiania

Dr. Alberto dos R Condé Jr 

Speaker Invisalign®, itero®, team1® & Propel®

Condé Invisalign Doctor CROGO6411/EPAO 1587, RTCD 

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?