Como o mercado de lentes de contato dentais está sendo revolucionado?

4 minutos para ler

As lentes de contato dentais têm revolucionado o mercado de estética odontológica. Planejadas digitalmente e testadas como uma “maquete” na boca, de acordo com as medidas ideais para cada paciente, é comum escutar deles que essas as finíssimas placas de porcelana transformaram seu sorriso em curto período de tempo.

Preparamos para você algumas informações sobre as lentes de contato dentárias. Confira!

Como funciona

Após a avaliação do dentista competente, é feito o planejamento digital de cada dente e instalada uma “prévia”, isto é, uma espécie de maquete dos dentes chamada Mock up. Essa planejamento é conhecido no mundo todo como Digital Smile Design. Apenas depois da aprovação do paciente é que a aplicação da lente cerâmica é concluída.

Por meio das modernas impressoras 3D, as peças são produzidas e enviadas ao consultório num período de aproximadamente duas semanas.

De volta ao consultório, as peças são cuidadosamente coladas nos dentes desejados.

Vantagens

Uma das grandes vantagens desse procedimento é que, na maioria das vezes, o desgaste do esmalte dentário é quase zero, ao contrário da tradicional faceta de porcelana. Logo, esse é um tratamento estético considerado conservador para a estrutura dentária.

Esse procedimento é muito utilizado para pessoas que gostam dos benefícios de uma boa imagem, do equilíbrio entre dentes, gengiva e lábios com seu rosto e pelos pacientes que dependem de sua imagem na profissão, como atores ou apresentadores de TV.

Quiz Invisalign

Embora o custo seja elevado, a opção pelas lentes de contato dentais vieram para ficar. Os tratamentos ortodônticos com aparelhos fixos ou móveis podem levar meses, enquanto as lentes corrigem as imperfeições rapidamente. Óbvio que há indicação para um procedimento que pode não pode ser suprida pelo outro e cabe ao diagnóstico do dentista selecionar o que for melhor para cada paciente.

Desvantagens

A principal desvantagem do procedimento é o seu custo.

Outra questão a se considerar é que nenhum trabalho em Odontologia é eterno. A duração média é de 8 a 10 anos se os cuidados forem seguidos mas, uma nova avaliação deve ser feita para saber o momento ideal para substitui-las. Além disso, no caso de algum dano à lente, não há como fazer qualquer reparo. Nessas situações, é necessária a substituição integral da peça.

Cuidados necessários

Embora as lentes de contato dentais sejam extremamente finas, normalmente elas apresentam boa resistência. Entretanto, essa resistência depende fundamentalmente da integridade dos dentes do paciente. Assim, é contraindicado a aplicação das lentes em indivíduos com estrutura dental mais frágil. Nesses dentes, outras técnicas estão indicadas mas, ao final, a harmonia de cor e formato podem ser alcançadas graças ao planejamento e apresetanção previos do DSD e Mock up.

Além da saúde dos dentes, é importante o abandono de alguns hábitos prejudiciais à integridade das lentes. Podemos citar como exemplo o hábito de morder tampas de canetas, abrir embalagens usando os dentes ou roer as unhas. Pessoas que sofrem de bruxismo também devem buscar uma das soluções para o problema.

Se você ficou interessado no tratamento com lentes de contato dentais, não deixe de procurar um dentista que entenda e tenha experiência no assunto. A partir das orientações corretas, é possível determinar o melhor  forma de conduzir o tratamento de acordo com o seu caso.

E aí, gostou do post? Dentes saudáveis e bonitos são importantes para elevar nossa autoestima e ampliar as chances de sucesso pessoal e profissional!
Baixe nosso e-book e saiba como a Odontologia Estética pode melhorar seu dente e gengiva!
http://materiais.odontoconde.com.br/e-book-saiba-como-a-odontologia-estetica-pode-melhorar-seu-sorriso!

Att, CD Dr. Alberto dos R Condé Jr.crogo6411
Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?