Como perder o medo de dentista?

4 minutos para ler

Perder o medo de dentista ainda é um desafio para muitas pessoas. Dias antes da visita à clínica odontológica, a ansiedade já toma conta desses pacientes, que enxergam a consulta como um grande tormento.

Entretanto, é preciso vencer essa fobia para que os cuidados com a saúde bucal sejam feitos de maneira adequada e sem traumas.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que ajudarão você a superar o pavor do consultório odontológico. Confira abaixo como reduzir e controlar o medo e, quem sabe, até conseguir sorrir ao agendar a sua visita ao dentista!

Descubra e trate a raiz do medo

Em alguns casos, a fobia surge devido a experiências negativas, que podem ter sua origem até mesmo na infância do paciente. É importante reconhecer a natureza desse sentimento para tratá-lo. Seu dentista pode lhe ajudar ao conhecer seu passado odontológico e dar a segurança de que o atendimento será focado em medidas de proteção, apoio, muita explicação do planejamento e, nãõ menos importante, na qualidade dos trabalhos odontológicos.

Uma dica é encontrar o dentista que lhe dê informações sobre seu tratamento, a sua experiência no tratamento dos seus problemas odontológicos, lhe dê garantias de meio, isto é, um contrato constando os materiais utilizados, a formação da equipe de dentistas e as instruções sobre como cada paciente deve se comportar para conseguir os melhores resultados possíveis.

A música também pode ser um auxílio interessante. Revele suas dificuldades ao seu dentista e pergunte se você pode utilizar fones de ouvido e ouvir as suas canções preferidas para relaxar durante a consulta.

Por fim, além de conversar muito com profissional, é interessante considerar a possibilidade da psicoterapia ou de outras intervenções que esclareçam a raiz do medo e ajudem a superá-lo.

Na maioria dos casos, o fator que mais contribui para que as pessoas sintam arrepios ao se imaginarem sentadas na cadeira do consultório é o pânico da dor.

Quiz Invisalign

Conheça alternativas para aliviar a dor

Mas, se você ainda não conseguir se convencer com os esclarecimentos do seu dentista e ainda sentir-se amedrontado, saiba que existem opções eficazes para eliminar a dor durante os procedimentos.

Uma dessas possibilidades é a utilização de óxido nitroso, um gás analgésico que também possui efeito sedativo e faz os pacientes relaxarem.

Além disso, há um procedimento para anestesia que não requer o uso de agulhas para aplicação do medicamento. Trata-se de um aparelho que pressiona os tecidos para introduzir o anestésico. A anestesia sem nenhuma agulha aplica uma menor quantidade de medicamento para bloquear a dor e tem suas vantagens e indicações.

O ponto básico é perguntar ao invés de ficar com preocupações excessivas! A maioria dos procedimentos odontológicos é indolor e cabe ao dentista lhe explicar cada etapa do tratamento e, mais do que as tecnologias que nos ajudam, a sensibilidade, a “mão leve” de cada profissional é fundamental para prevenção da dor.

Conforme descobrem isso e percebem os benefícios das visitas ao dentista para a saúde dos dentes, os pacientes passam a lidar melhor com o problema e superam o medo.

Entenda a importância da prevenção em saúde bucal

O principal passo para vencer a sua fobia é compreender a importância da prevenção por meio do cuidado diário com a saúde bucal.

Várias complicações podem surgir quando as visitas ao dentista não são regulares. Evitar o consultório odontológico pode causar graves doenças bucais e, até mesmo, a perda dos dentes, o que exigirá tratamentos mais complexos.

Agora que você já ficou por dentro de como perder o medo de dentista, o que acha de saber mais sobre cuidados com a saúde bucal ou conhecer o que há de mais moderno em lente de contato dental, aparelho ortodôntico e outros tratamentos odontológicos?

Então, o que está esperando? Siga a página da Odonto Condé no Facebook e acompanhe as nossas novidades!

 
Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?