Como tirar o tártaro dos dentes? Confira agora!

5 minutos para ler

As bactérias na boca podem ser um perigo quando começam a formar placas, que danificam a estrutura da dentição e podem comprometer, inclusive, a gengiva. Para evitar problemas sérios em decorrência desses micro-organismos, como inflamação no tecido gengival e perda dentária, é preciso entender como tirar o tártaro dos dentes.

Pensando nisso, o post a seguir explica o que é e como o tártaro se forma na cavidade bucal, além de mencionar se é possível remover essa espécie de crosta orgânica da boca. Por fim, o texto detalha como o problema pode ocorrer em tratamentos ortodônticos (como aparelho fixo e contenção) e de que forma o apinhamento dentário aumenta a chance de desenvolver essa disfunção oral.

Comece a leitura agora mesmo!

O que é exatamente o tártaro e como ele se forma?

Tártaro, também chamado de cálculo dental, é o nome que se dá ao processo de endurecimento e calcificação da placa bacteriana ou do biofilme dental (película formada por bactérias) nos dentes ou nos tecidos gengivais. O problema é formado pelo acúmulo de micro-organismos na dentição, os quais, quando não são removidos de maneira adequada, endurecem e formam uma espécie de crosta esbranquiçada ou amarelada.

As bactérias que formam o tártaro se acumulam nos dentes e se alimentam de restos de comida, motivo pelo qual elas podem não apenas comprometer a dentição, mas causar sérios problemas ao corpo. Nesse sentido, a principal causa para o surgimento de cálculo dental é a limpeza oral insuficiente. A escovação diária consegue remover a placa bacteriana, prevenindo que o material se torne mais rígido, mas, na grande maioria das vezes, não é isso que acontece.

É possível tirar o tártaro dos dentes em casa?

Até aqui, você sabe, resumidamente, o que é tártaro e qual é a principal causa dessa disfunção, mas é possível removê-lo em casa mesmo? Em resposta à questão, não se pode tirar a crosta formada pela placa bacteriana na sua residência, devido ao endurecimento desse material orgânico. Assim, o melhor é procurar um profissional, que consegue tratar os dentes e a gengiva com equipamentos adequados.

O tártaro aumenta com o uso do aparelho fixo, contenção fixa ou com o móvel Invisalign® da mesma forma?

O aparelho fixo e a contenção ortodôntica coladas nos dentes podem contribuir para o enrijecimento da placa bacteriana, principalmente quando o paciente não consegue escovar os dentes o suficiente e e ao uso de fio dental para remover toda a placa bacteriana. Dessa forma, os dispositivos metálicos ou estéticos colados nos dentes costumam aumentar a quantidade de resíduos entre os dentes, o que implica uma reprodução de micro-organismos no local, calcificação e mais tártaro e mal-hálito.

Quiz Invisalign

Já o alinhador dental Invisalign® sai ganhando em relação a outros tratamentos ortodônticos quando o assunto é a formação de placa bacteriana. O motivo é que esse método é removível (ao comer e escovar os dentes, por exemplo), o que ajuda a manter a escovação dental e a preservar o material transparente, com o qual é possível fazer a movimentação dental adequada.

Como o apinhamento dentário causa o tártaro?

Ainda sobre o surgimento de tártaro, é importante se lembrar de que o apinhamento dentário, uma disfunção que compromete o desenvolvimento da dentição, é um fator conclusivo para o endurecimento da placa bacteriana na boca. Por isso, tratamentos ortodônticos são indicados para corrigir dentes tortos.

No entanto, caso você não goste da ideia de usar o aparelho fixo, que modifica a estética do rosto do paciente, há outras opções. Recomenda-se, por exemplo, o método Invisalign®, que usa alinhadores em material transparente para que o dentista possa utilizar como técnica ortodôntica e tratar, dentro do indicado, as maloclusões. Fale com um dentista de referência no tratamento com Invisalign® em Goiás e volte a sorrir sem medo!

Neste post, você entendeu como tirar o tártaro dos dentes é importante para manter um sorriso harmônico. Nesse sentido, é essencial contar com o auxílio do dentista, que consegue examinar a boca e fazer um diagnóstico competente sobre o problema, indicando um tratamento eficaz para o seu caso.

Este artigo foi útil para você, não é? Então, continue se informando sobre dicas para manter a função e a estética do sorriso. Curta agora nossa página no Facebook e receba materiais interessantes sobre o tema!

Dr. Alberto dos R Condé Jr 

Speaker Invisalign®, Itero®, Team1® & Propel®

Condé Invisalign Doctor CROGO6411/EPAO 1587, RTCD 

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?