Como tratar gengivite? Conheça 5 cuidados para resolver o problema!

4 minutos para ler

Inchaço, sensação dolorosa e sangramentos na gengiva? Não se preocupe, apenas continue lendo este post, porque nós vamos ensinar como tratar gengivite para que você reequilibre a sua saúde bucal.

Essa inflamação ocorre quando bactérias se proliferam nos tecidos gengivais, estimulando uma reação orgânica. A sua principal causa é o acúmulo de placa bacteriana em função da má higienização bucal. Por isso, é muito importante escovar os dentes sempre após cada refeição e utilizar o fio dental.

É fundamental que a gengivite seja tratada porque ela é uma precursora da periodontite, uma doença bucal ainda mais séria que afeta os tecidos de sustentação dos dentes, podendo ocasionar a sua perda. Veja quais são os cuidados que você deve ter para não passar por essa complicação.

1. Realize uma escovação eficiente

Como dito, a principal causa da gengivite é a má higienização dos dentes e da boca, por isso, a principal forma de tratar e prevenir novos quadros é realizando uma escovação eficaz. Para isso, use uma escova de dente macia e um creme dental enriquecido com flúor.

Faça a escovação após ingerir alimentos ou bebidas e antes de ir dormir. Não se esqueça também de escovar a língua, porque nela se depositam bactérias que podem migrar para as gengivas. Para realizar os movimentos adequados, peça ao seu dentista de confiança para lhe mostrar na prática como isso deve ser feito.

2. Use o fio dental

O fio dental não é um produto supérfluo, mas essencial para realizar a higiene bucal. Ele deve ser usado em todas as escovações, ou no mínimo uma vez ao dia. Isso porque os resíduos de alimentos que ficam presos entre os dentes não podem ser retirados com a escova, e ali proliferam bactérias.

Passar o fio dental é fundamental para tratar a gengivite, mas é preciso utilizá-lo da maneira certa. O ideal é limpar o vão dos dentes antes de realizar a escovação, retirando os resíduos delicadamente das bordas da gengiva. Sempre utilize um pedaço limpo de fio para cada vão higienizado.

3. Faça a raspagem periodontal

Esse é um dos procedimentos que o dentista realiza durante a limpeza no consultório (profilaxia). Nesse caso, ele retira todo o tártaro que se forma entre a gengiva e os dentes, alcançando locais que a escova e o fio dental não conseguem limpar adequadamente.

Assim como o tártaro que se forma entre os dentes, o subgengival também contém bactérias que vão afetar as gengivas e causar a sua inflamação. Esse procedimento não pode ser feito em casa, por isso, é fundamental passar por consultas periódicas com o dentista.

Quiz Invisalign

4. Mantenha uma alimentação equilibrada

Procure evitar alimentos ricos em açúcar ou carboidratos simples, porque eles aumentam a acidez da boca e estimulam a formação da placa bacteriana. Não é necessário cortá-los do cardápio, apenas reduza a sua ingestão e realize a devida higienização após consumi-los.

Além disso, para prevenir e tratar a gengivite, é importante que o seu organismo esteja bem nutrido, a fim de reagir a essa inflamação. Então, mantenha um cardápio variado e rico em nutrientes para fortalecer também os tecidos da boca.

5. Evite o uso do cigarro

O tabagismo está entre um dos fatores de risco para desenvolver a gengivite, assim, é importante que você evite ao máximo esse hábito. Afinal, as toxinas presentes no cigarro afetam toda a saúde orgânica, reduzindo a capacidade do sistema imunológico de combater inflamações.

Esteja ciente de que, embora você saiba como tratar gengivite e seja possível eliminar essa inflamação, ela é uma doença bucal que pode se manifestar várias vezes durante a vida. Por isso, o ideal é fazer a sua prevenção mantendo uma boa higienização bucal e o equilíbrio da saúde orgânica, para evitar que esse mal evolua para a periodontite e venha a comprometer todos os seus dentes.

Já que falamos sobre a raspagem periodontal como um dos cuidados essenciais para tratar a gengivite, leia também este outro artigo e entenda melhor o que ela é e como é feita.

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411

Entre em contato no WhatsApp

 

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?