Como tratar o problema dos dentes desalinhados?

4 minutos para ler

As pessoas pensam que ter dentes desalinhados prejudica apenas a estética do sorriso. Mas não só isso, o problema pode desencadear outras doenças bucais e até a perda dentária. 

Em muitos casos, o desalinhamento dentário é simples de resolver. Em alguns casos, pode haver necessidade de tratamentos mais complexos ou cirurgia. Mas, quais doenças bucais são ocasionadas pelos dentes desalinhados? Qual a causa e quais os tratamentos indicados para este problema? Responderemos estas e outras questões neste post. Confira!

Quais são os problemas causados pelos dentes desalinhados?

Além do incômodo estético, o desalinhamento dentário acarreta consequências desagradáveis para o paciente. Veja a seguir quais são elas!

Cáries e gengivite

Quando os dentes não mal posicionados na arcada, o paciente tem dificuldades em fazer uma higiene bucal completa. Por isso, há mais acúmulo de resíduos alimentares entre os dentes e a gengiva, o que facilita o aparecimento de cáries e da gengivite — inflamação nas gengivas e a halitose ou mal hálito.

Retrações gengivais, abfrações e traumas oclusais

O posicionamento incorreto dos dentes também causa desequilíbrio na mordida e o sinal mais nítido é ver a gengiva retraindo e expondo a raiz. Com o tempo, parte do dente pode quebrar na região mais sensível. Esse descontrole causa sobrecarga na mordida, que por sua vez é prejudicial à saúde até dos ossos que sustentam os dentes.

Traumatismos dentários

Quando os dentes estão em posição incorreta, eles ficam mais propensos a sofrer fraturas por queda, prática de esporte ou outros motivos. Sem contar que os trabalhos de faceta quebram mais facilmente quando a mordida está errada devido às interferências oclusais!

Problemas de autoestima

A autoestima do paciente fica bastante abalada quando ele não tem um sorriso bonito e bem alinhado.

 

O que causa o desalinhamento dos dentes?

A causa do desalinhamento dentário é na maioria das vezes de origem hereditária, ou seja, vai passando de geração para geração. Ele ocorre quando não há espaço suficiente na boca para que todos os dentes se encaixem na arcada ou quando temos um tamanho da maxila e/ou da mandíbula discrepante entre si e com a face, isto é, temos uma retrusão ou protrusáo no sentido sagital ou uma mordida cruzada ou de brodie no sentido transversal

Também há casos nos quais algumas condições ou hábitos podem alterar a estrutura do maxilar. Essas circunstâncias são:

Quiz Invisalign
  • uso de chupeta após os três anos de idade;
  • hábito de chupar o dedo na infância;
  • perdas dentárias

Quais são as opções de tratamento para dentes desalinhados?

Veja algumas opções para corrigir os dentes desalinhados:

 Mulher segurando o invisalign

Aparelho ortodôntico fixo estético

O uso do aparelho ortodôntico é a opção mais comum para corrigir o desalinhamento dentário. Com o avanço da tecnologia, a ortodontia conta com aparelhos estéticos, o que contribui para que pessoas adultas recorram ao tratamento. Embora, por ser do tipo fixo, tem muitas restrições alimentares e uma grande resistência quanto ao seu uso pelos pacientes.

Invisalign®

O Sistema Invisalign® é uma técnica de correção ortodôntica móvel que consiste no uso de diversas placas sequenciais e sob medida. O material é confeccionado em Smartrack®, semelhante a uma placa de acetato é trocada pelo paciente entre 3 a 14 dias em casa..

Para promover o alinhamento dentário, o paciente faz a troca sequencial das placas de acordo com as orientações do dentista. Cada placa tem uma diferença na posição dos dentes em relação à anterior — e, sob planejamento e acompanhamento do profissional, permite o alinhamento dos dentes.

Facetas de porcelana

Quando o paciente tem um problema simples de desalinhamento dentário, que afeta apenas a estética do sorriso, tem sido utilizado o corte de parte dos dentes no tratamento com facetas de porcelana. As facetas são próteses ultrafinas, que são aderidas na superfície dentária, imitando um dente natural. Mas, se os dentes estão tortos, é óbvio que haverá muito desgaste e o paciente pode sentir dor mesmo depois de instalada a coroa ou faceta.

Então, você procura soluções para melhorar a estética e funcionalidade de seu sorriso? A Odonto Condé tem uma equipe altamente qualificada para atender você e toda a sua família. Entre em contato conosco para mais informações.

Att,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr

CRO-GO 6.411

Mulher segurando o invisalign

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?