Como a comunicação com pacientes pode melhorar seu atendimento?

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Oferecer um bom atendimento ao paciente figura entre as melhores maneiras de conseguir fidelizações. No ramo da Odontologia, uma boa prestação de serviço envolve seriedade, habilidade e utilização de materiais e produtos de qualidade. Contudo, não para por aí: outra característica essencial diz respeito à comunicação entre dentista e pacientes.

Pode parecer simples, mas nem sempre é fácil estabelecer uma relação eficiente e clara, pois pequenos e impactantes detalhes podem passar despercebidos. Pensando no assunto, elaboramos este texto para que você compreenda de que forma trabalhar sua comunicação em busca da melhora do atendimento para ganhar credibilidade. Leia!

Esclareça procedimentos e expectativas

Quando um paciente procura pelo seu serviço, antes de mais nada ele precisa ser tratado com honestidade e respeito. Se alguém deseja fazer um alinhamento ortodôntico, por exemplo, é fundamental saber explicar o método de realização do procedimento e quais os resultados previstos para o tratamento.

Na avaliação inicial, fazemos o escaneamento do paciente e o uso do Outcome® do Scanner Itero® para saber como será o primeiro e último alinhador da etapa inicial. Uma excelente forma de atingir esse objetivo é utilizando o ClinCheck®, ferramenta que permite a saber como será cada alinhador, etapa por etapa, identificando os objetivos a serem alcançados se o dentista e o paciente fizerem a sua parte no tratamento com os alinhadores Invisalign®.

Com esse software, o dentista consegue planejar a movimentação de cada placa, de cada alinhador, demonstrando previamente ao paciente quais serão os ajustes necessários, mas, JAMAIS é dado alguma prévia de resultado final. Falar sobre um resultado específico é trabalho da “premonição” e eu não conheço nenhum dentista com esse “dom”. Ao expor o planejamento antes mesmo do tratamento começar, deixa-se claro o compromisso e a seriedade do atendimento.

Elabore contratos e forneça garantias

Outro ponto importante para ter uma boa comunicação com pacientes é a individualização de contratos aliada ao fornecimento de garantias de meio. Ao documentar informações, além de expor por escrito as condições e os serviços prestados, você formaliza suas relações de trabalho, transmitindo profissionalismo e comprometimento e separando expectativas do que, de fato, é possível e indicado ser feito.

Já ao entregar garantias, o dentista apresenta um maior grau de confiança, fazendo com que o paciente fique mais tranquilo e seguro para a contratação do serviço.

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Tenha empatia na comunicação com pacientes

Mais do que as vantagens de ter um belo sorriso, quem procura por serviços na Odontologia deseja ser levado a sério e receber um tratamento humanizado. Portanto, dê total atenção ao paciente.

Mesmo que, em algumas vezes, a vontade dele não possa ser satisfeita por você, escute-as e, de forma educada e compreensiva, explique o que é ou não plausível diante do cenário. Apesar das limitações que podem ser identificadas, procure manifestar empatia e compreender a realidade do paciente, gerando identificação com ele e estimulando uma relação saudável.

Trabalhar para ter uma boa comunicação com pacientes é vital na prestação de serviços ortodônticos, pois fomenta fidelizações e evita problemas. Como você pode perceber, para fazer isso é muito importante mostrar empatia e profissionalismo, deixando claros os procedimentos, desde os métodos até as expectativas de resultados — não por acaso, ferramentas como o ClinCheck® são tão importantes.

A partir de um tratamento atencioso e honesto com os pacientes, você desenvolve maior confiança, além de demonstrar respeito às necessidades daqueles que procuram por seus serviços.

Já tinha pensado a respeito da importância da comunicação para melhorar seu atendimento? Se quer ficar por dentro de novos conteúdos de valor como este, aproveite a visita ao blog e curta nossa página no Instagram!

Dr. Alberto dos R Condé Jr 

Odonto Condé / Condé Invisalign Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD  CROGO6411

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