Confira 6 dicas para escolher o dentista ideal

4 minutos para ler

Escolher o dentista ideal, assim como um médico ou outro profissional de saúde é uma tarefa que exige alguns cuidados, já que é o nosso bem-estar que está em questão. Muitas pessoas têm dúvidas sobre como escolher um dentista e acabam por priorizar preços, fazendo, assim, uma escolha errada.

Selecionamos hoje algumas dicas essenciais para que você saiba como escolher o dentista ideal para que seu tratamento tenha sucesso garantido. Vamos conferir?

1. Busque recomendações

O primeiro passo é buscar indicações de familiares, amigos e colegas de trabalho. Claro que o fato de o profissional ser do agrado de uma pessoa próxima não significa que será o ideal para você, mas vale a pena tentar.

Se você possui um plano odontológico, às vezes é possível consultar a lista de profissionais credenciados, verificar a qualificação e a formação, bem como o nível de satisfação dos pacientes.

2. Avalie o profissional

Observe se o dentista demonstra interesse e preocupação com o seu caso ou está apenas preocupado em firmar a parceria e aumentar o faturamento mensal. O profissional de saúde tem como foco o bem-estar do paciente e vai buscar a melhor maneira para solucionar a sua questão.

Muitas pessoas têm medo e fobias relacionadas a consultório e tratamento odontológico e os dentistas sabem disso. Observe também se o profissional tem cuidado ao realizar os procedimentos, seja uma limpeza ou restauração, e se está preocupado em saber se você está tranquilo ou sentindo medo e dor.

Observe se o dentista faz perguntas e anota todas as suas respostas. Em seguida, o profissional deve fazer, além do exame bucal básico, a análise facial e funcional — que inclui avaliar a musculatura do rosto e da ATM (articulação próxima do ouvido). O dentista vai checar também se existem problemas na mordida.

Depois de alguns dias, o profissional apresentará o resultado das análises das fotos, radiografias, moldagens da sua face e boca e, principalmente, o vídeo do planejamento que ele construiu. Nesse momento, junto com o paciente, é mostrado e explicado o que há de melhor possível com cada técnica, as vantagens, o tempo, o envolvimento das outras áreas odontológicas no seu tratamento. 

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Esse protocolo de atendimento visa alinhar expectativas, dar segurança e colocar a experiência do profissional em favor do melhor resultado possível para cada paciente.

3. Pesquise a formação do profissional

Sabemos que os profissionais de saúde passam por um estágio antes de concluírem a graduação e começarem a trabalhar, mas o tempo de experiência do profissional também deve ser levado em conta, dependendo do tipo de procedimento que será feito.

4. Analise a clínica de maneira geral

Observe e avalie tudo, desde o agendamento da consulta pelo telefone até a forma como o profissional trata sua equipe e os pacientes, além de outros requisitos, como pontualidade, limpeza do ambiente, o uso de acessórios como touca e máscaras e a esterilização dos instrumentos.

Outro fator importante é verificar o intervalo dado entre um paciente e outro, pois é neste período que o consultório deverá ser totalmente higienizado para receber o próximo.

Faça uma avaliação de tudo o que viu durante esse processo e levante os pontos positivos e negativos.

5. Cuidado com propagandas enganosas

Publicidade não é tudo. Muitas propagandas na TV, carros de som e panfletos oferecem tratamentos por preços baixos e pagamento facilitado — mas o que deve ser levado em conta ao escolher o profissional de odontologia é a formação, experiência e atualização constante do profissional.

6. Procure mais de um profissional

Principalmente se você não se sentiu confortável com o primeiro profissional solicitado, procure outras opções até encontrar o dentista ideal e se sentir seguro e confiante no tratamento. Saúde bucal é coisa séria e deve ser acompanhada por um especialista que realmente demonstre preocupação e cuidados necessários com os seus pacientes, por isso a importância de saber como escolher um dentista.

Gostou das nossas dicas? Que tal assinar a nossa newsletter e receber frequentemente mais informações sobre saúde bucal?

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?