Conheça 4 tipos de aparelhos ortodônticos

3 minutos para ler

Hoje em dia, a Ortodontia dispõe de diversas opções de tratamentos que atendem às necessidades e gostos de diferentes pacientes. Sabemos que as crianças e muitos dos adolescentes gostam dos aparelhos convencionais, com seus elásticos coloridos, enquanto os demais preferem os modelos transparentes e os praticamente invisíveis.

Hoje vamos mostrar 4 dos modelos de aparelhos ortodônticos disponíveis. Vamos conferir?

1. Aparelho ortodôntico metálico: com bráquete convencional

É o modelo mais conhecido e com menor custo no mercado atual. É composto por peças chamadas de bandas, bráquetes e fios, que são presos por elásticos de diversas cores.

É um modelo de tratamento extremamente tradicional, mas deixa a desejar pela parte estética e pela dificuldade em escovar os dentes, além de limitações para comer alimentos crocantes, o que não é tão problemático para crianças e alguns adolescentes. Para eles, a cada manutenção é possível escolher novas cores para “enfeitar” o aparelho.

2. Bráquete autoligável: metálico ou o estético

Semelhante ao modelo convencional, o aparelho com bráquete autoligável difere apenas pelo fato de dispensar o uso de elásticos coloridos (aquelas “liguinhas” colocadas em cada peça), já que os bráquetes possuem um sistema que os conecta aos fios.

Além disso, a sequência de ativações, fios e planejamento mudam, já que o foco é, respeitando o diagnóstico e a disciplina de cada paciente, propor o tempo de tratamento ideal, melhorando o desempenho e reduzindo as visitas ao consultório — que podem, nesse tipo de tratamento, ser feitas a cada dois meses.

Além da versão de metal, existe o aparelho autoligável estético. Nesse caso, cada peça tem uma cor próxima à do dente, o que deixa o uso do aparelho mais discreto do que o aparelho convencional.

Quiz Invisalign

3. Aparelho ortodôntico lingual

É pouco conhecido e pouco utilizado devido à complexidade de cada manutenção. Agrega a vantagem de ser do tipo colado nos dentes e ser praticamente invisível.

4. Sistema Invisalign

Ideal para quem não quer ou não pode ter aparelhos ortodônticos convencionais conectados aos dentes. Trata-se de uma placa transparente e praticamente imperceptível visualmente, que se encaixa perfeitamente aos dentes, o que o torna o modelo mais confortável, higiênico e estético do mundo.

Produzidos através de tecnologia tridimensional, o Sistema Invisalign deve ser usado durante o dia e a noite, mas pode ser removido para as refeições e higiene bucal.

Os pacientes recebem um novo alinhador a cada 15 dias. Esse alinhador já vem pré-ativado e testado dentro do consultório, o que permite ao paciente, dependendo do planejamento, trocar o aparelho no conforto da sua casa, reduzindo as visitas ao profissional.

Os problemas ortodônticos do simples ao complexo podem ser corrigidos dependendo do grau de domínio do dentista e cooperação do paciente.

Existem vários tipos de tratamento e modelos de aparelhos, mas quem pode indicar as melhores opções para seu caso é o profissional de ortodontia. Consulte sempre um especialista de confiança.

Gostou de aprender um pouco sobre os diferentes modelos de aparelhos ortodônticos? Então, siga nossa página no Facebook e tenha acesso a mais informações sobre odontologia.

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?