Conheça aqui os principais tipos de próteses dentárias

3 minutos para ler

A perda dos dentes é uma situação difícil, capaz de provocar problemas de mastigação e de reabsorção óssea, bem como a movimentação dos dentes adjacentes.

De fato, trata-se de um assunto complexo, que pode ocorrer devido a algum trauma, doença periodontal ou situação adversa, afetando a autoestima das pessoas. Assim, cabe ao dentista apresentar as opções disponíveis no mercado e escolher, junto ao paciente, o modelo que mais se adéque às suas necessidades.

A forma como a prótese é colocada impacta diretamente na sua estabilidade e conforto, tanto para uma mastigação correta quanto pela estética. E diversos fatores influenciam nesse aspecto, como a quantidade de implantes, o tipo de arcada dentária e o material a ser escolhido.

Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre os tipos de implante dentário existentes no mercado, e suas vantagens e desvantagens. Por isso, vamos conhecer mais detalhes sobre eles no artigo de hoje! Confira:

Prótese fixa

Quando a estrutura do dente já foi bastante comprometida — devido a restaurações extensas, cáries ou fraturas —, ele pode ser substituído por uma coroa dentária, que tem como finalidade o recobrimento total do dente, devolvendo sua cor, forma e função.

Hoje, os modelos mais antigos, feitos de próteses metalocerâmicas, estão entrando em desuso, dando lugar às coroas metal-free, que oferecem um resultado estético mais harmônico. Elas podem ser colocadas em arcadas com defeitos ósseos e são bastante indicadas quando a perda dentária é mais simples, demandando um resultado mais discreto.

Prótese removível

Popularmente conhecida como dentadura, essa prótese é recomendada para quem perdeu todos os dentes naturais, oferecendo um bom resultado e favorecendo a recolocação dos dentes, de maneira rápida e sem dor.

Ela também é de fácil higienização e tem um custo mais acessível em relação a outros tipos de implante dentário, podendo ser retirada pelo paciente sem dificuldades. Sua desvantagem é a menor estabilidade e o desconforto durante a mastigação, principalmente no início do uso.

Quiz Invisalign

Prótese sobre implante tipo Protocolo em acrílico

Esse tipo de prótese surgiu como uma alternativa às próteses removíveis. Ela apresenta um resultado mais natural do que a dentadura e tem uma fixação simples. Também é recomendada para pacientes idosos e casos de reabilitação.

Entretanto,essa prótese pode ficar pigmentado com o passar do tempo. Além disso, exige maior tempo para a adaptação, ainda que tenha maior eficiência para a mastigação do que a dentadura. Também exige instrumentos de limpeza personalizados, e certa disciplina por parte do paciente.

Por fim, é importante lembrar que a indicação de qualquer um desses tipos de prótese dentário dependerá da avaliação do cirurgião-dentista. Afinal, a perda dentária pode ser originada por diversas causas, e também é preciso considerar o estilo de vida, as condições de saúde bucal e as preferências de cada paciente.

Então, não deixe de procurar um acompanhamento profissional adequado para colocar suas próteses e ter o seu sorriso de volta!

E agora, se gostou do nosso post, aproveite para conferir também os cuidados que é preciso ter após a cirurgia de implante dentário!

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?