Conheça tudo sobre bichectomia em Odontologia!

3 minutos para ler

Apesar de o procedimento ainda não ser amplamente conhecido, a bichectomia já é praticada há muitos anos por celebridades de todo o mundo e também está caindo no gosto popular.

Trata-se de uma cirurgia para reduzir o tamanho das bochechas e evitar que o paciente venha a “morder” a parte interna da boca, deixando o rosto mais fino e magro. Quer saber mais sobre o procedimento? Continue acompanhando e confira!

O que bichectomia?

O nome do procedimento tem relação com as áreas do rosto onde são feitas a cirurgia, chamadas de “bolas de Bichat” e pesquisadas pelo anatomista francês Marie François Xavier Bichat, em 1802. Elas são pequenas bolsas de gordura presentes em cada um dos lados da boca, entre a maxila e a mandíbula.

A quantidade de gordura no rosto varia de acordo com a idade, sendo maior em crianças e diminuindo com o passar dos anos.

O procedimento começou a ser feito em pessoas que costumavam morder frequentemente a bochecha ou que sofriam bullying devido ao tamanho avantajado das bochechas.

Porém, por um padrão estético vigente que indica os rostos finos como mais bonitos e charmosos, a cirurgia também começou a ser feita para adequar os rostos a um ideal de beleza.

Entre as personalidades que fizeram bichectomia, há Angelina Jolie, Jennifer Aniston e Kim Kardashian, que fizeram a técnica mais conhecida entre as celebridades e o público em geral. No Brasil, sabe-se que a blogueira Evelyn Regly e a cantora Ludmilla também se renderam ao procedimento.

Quiz Invisalign

Como é feita a bichectomia?

A bichectomia deve ser realizada por profissionais com habilitação específica, sejam dentistas ou médicos, e dura entre 40 minutos e 1 hora. Mesmo apresentando baixo risco, é importante realizá-la com ciurgião de confiança para aumentar o nível de segurança potencializar a beleza estética.

Antes da cirurgia, é necessário fazer o pré-operatório. O procedimento é feito com anestesia. Nele, é feita uma pequena incisão dentro da boca para a retirada ― geralmente parcial ― das bolas de Bichat.

E o processo de recuperação?

Após a realização da bichectomia, a recuperação do paciente tende a ser rápida e bem menor do que uma extração de dentes sisos. Os cuidados devem ser feitos no pré e pós cirúrgicos para minimizar inchaços ou hematomas.

O resultado fica visível em até um mês após a cirurgia. Depois de três semanas, já é possível perceber o afinamento do rosto.

Quais são os cuidados a serem tomados?

Os dentistas costumam indicar que o paciente evite situações como: realizar grandes esforços físicos durante um período determinado, tomar sol nos primeiros sete dias após a cirurgia e consumir alimentos muito rígidos pelo menos nos primeiros dois dias.

Para uma recuperação completa e plena, é recomendado tomar os medicamentos indicados pelo dentista/médico, dar preferência a alimentos gelados e aplicar bastante gelo na área, para evitar inchaços.

O que você achou da bichectomia? Não deixe de nos seguir nas redes sociais e acompanhe outros conteúdos sobre saúde bucal.

Att, CD Dr Alberto R Condé Jr crogo6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?