Qual a cor natural dos dentes? Saiba se os seus estão saudáveis!

5 minutos para ler

Sabia que diversos fatores podem modificar a cor natural dos dentes, indicando a necessidade de determinados cuidados com saúde bucal e mudança de hábitos? Por isso, é muito importante descobrir qual a tonalidade dos seus e estar atento para as mudanças de coloração que podem ocorrer, principalmente se você deseja um sorriso claro.

Neste post, explicaremos alguns aspectos que interferem no tom dos dentes, além de abordar se existe uma cor ideal e quais os tratamentos disponíveis para atingi-la. Ficou interessado no assunto? Então continue a leitura!

Que fatores podem modificar a cor dos dentes?

A seguir, veja os principais fatores que influenciam na tonalidade dos dentes!

Idade

Conforme o processo de envelhecimento acontece, o esmalte dental sofre desgastes, e a dentina — tecido que confere cor aos dentes — torna-se mais exposta e amarelada. Por esse motivo, idosos geralmente têm o sorriso menos branco.

Fumo

O cigarro contém componentes como a nicotina e o alcatrão, que mancham os dentes e fazem com que eles fiquem mais escuros.

Má higiene

Não ter uma rotina de cuidados dentários favorece o acúmulo da placa bacteriana, a formação do tártaro, o aparecimento de manchas e, consequentemente, o amarelamento dos dentes.

Alimentação

O consumo exagerado de bebidas escuras e alimentos com muito corante pigmenta gradativamente os dentes. Desse modo, o ideal é ingeri-los com moderação.

Quais os tipos de clareamento dentário?

O clareamento é o procedimento mais indicado para quem deseja apenas melhorar a coloração dos dentes. Confira os tipos existentes!

Consultório

Realizado em consultório odontológico, com a aplicação de peróxido de carbamida ou de hidrogênio nos dentes. Os resultados podem ser vistos desde a primeira sessão.

Caseiro

O cirurgião-dentista confecciona moldeiras sob medida para o paciente, que aplicará o produto nelas e usará em casa. Nesse caso, o agente clareador é utilizado em concentrações menores e, por isso, os resultados demoram um pouco mais para surgir.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

O profissional marcará consultas para supervisionar o tratamento e verificar se está ocorrendo conforme foi previsto.

Misto ou Dual

Esse tipo consiste na utilização dos dois métodos anteriores. Dessa forma, o paciente realiza as sessões de clareamento no consultório e faz o uso das moldeiras em casa.

Essa opção proporciona resultados melhores do que as técnicas feitas isoladamente, embora, como toda Odontologia, não há algo específico que sirva como referência para todos pois, biologia não é matemática exata. Trata-se de uma ótima escolha para quem deseja ver mudança rápida na tonalidade, isto é, o máximo de branco possível para seu dente.

Existe uma tonalidade ideal para os dentes?

Antes de descobrir se existe um tom ideal para os dentes, conheça as tonalidades que eles podem ter:

  • A (avermelhado);
  • B (amarelo avermelhado);
  • C (acinzentado);
  • D (cinza avermelhado).

Note que a cor branca não aparece nessa escala, portanto, só pode ser atingida por meio do clareamento. Geralmente, as pessoas têm dentes amarelados, mas isso não significa que não estão saudáveis. Desse modo, o tom mais adequado é o natural ou aquele que está de acordo com a preferência do paciente.

Quais os cuidados antes e após a realização do clareamento?

Confira cuidados indispensáveis antes e depois do clareamento!

Antes

Recomenda-se a remoção de cáries e uma limpeza, para que a superfície do dente esteja totalmente limpa para receber o gel clareador. Também é válido considerar uma avaliação ortodôntica, pois o clareamento torna mais evidente o apinhamento e o desalinhamento dentário, e esses problemas pioram o amarelamento por dificultarem a higienização, o que comprometerá a estética do sorriso.

Se houver indicação para uso do aparelho, considere a possibilidade de usá-lo antes de fazer o procedimento. Atualmente, é possível optar pelo Invisalign, que além de mais confortável e discreto, permite que o tratamento seja concluído em menos tempo e também pode ser usado como moldeira do clareamento.

Se houver histórico de sensibilidade, procurar o uso de produtos para reduzir a dor durante os procedimentos.

Depois

Antes e durante o procedimento, o cirurgião-dentista pode prescrever um dessensibilizante para diminuir o desconforto causado pela sensibilidade. Se bem indicado, esse incômodo é passageiro e desaparecerá em pouco tempo.

Esperamos que você tenha esclarecido suas dúvidas sobre qual a cor natural dos dentes e que as informações contribuam para reforçar a sua saúde bucal e aumentar a beleza do seu sorriso.

Gostou deste post? Então siga-nos em nossas redes sociais para ficar por dentro de outras informações importantes sobre saúde bucal! Estamos no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter!

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe uma resposta

× Gostaria de agendar uma consulta?