5 cuidados com lentes de contato dental para aumentar sua durabilidade

5 minutos para ler

Sabia que, se você tomar alguns cuidados com as lentes de contato dental, elas podem durar, dependendo da indicação e dos cuidados, por mais de 15 anos? Afinal, seu material é muito resistente, então, fazendo a manutenção do jeito certo, você seus dentes por muito mais tempo.

Mas é importante ressaltar que essa durabilidade também pode ser reduzida ao negligenciar esses cuidados, pois as lentes são frágeis. Elas podem sofrer danos, como quebras e trincas, exigindo sua substituição.

Para evitar esse problema, preparamos este artigo mostrando quais são os cuidados essenciais para que as lentes de contato tenham uma vida mais longa. Continue lendo e confira, também, como esse procedimento é realizado!

A colocação de lentes de contato dental

O objetivo da colocação de lentes de contato nos dentes é modificar suas características, como formato, tamanho e tonalidade. Por isso, o primeiro passo é a avaliação do paciente para planejar seu sorriso e definir o aspecto das lentes.

Elas são confeccionadas de acordo com um projeto digital criado pelo dentista. Depois de prontas, ele prepara os dentes a fim de que as peças se encaixem com perfeição e apresentem os melhores resultados possíveis considerando a indicação e limitações de cada paciente.

As facetas bem finas chamadas de lentes são instaladas na região estética do sorriso (dentes que aparecem mais). São fixadas com uma cola específica. A durabilidade do procedimento pode acontecer de ser de apenas alguns meses ou até mesmo por anos e anos, desde que o paciente siga os cuidados com as lentes de contato dental.

Cuidados com as lentes de contato dental que você precisa ter

Como você viu, as lentes de contato duram muito tempo, mas é possível prolongar ainda mais a vida útil delas. Veja quais são os cuidados com lentes de contato dental que você não deve negligenciar para preservar ao máximo o seu sorriso.

1. Use escovas com cerdas macias

A escova de dentes provoca atrito durante a higienização bucal. Assim, o ideal é que você prefira aquelas com cerdas macias para fazer uma limpeza suave e delicada, evitando danos à superfície das lentes de contato.

2. Mantenha uma boa higiene bucal

O recomendado é escovar os dentes após a ingestão de alimentos ou bebidas, sempre usando uma escova com cerdas macias e creme dental com flúor. Não se esqueça de que o fio dental também precisa ser utilizado, pelo menos uma vez por dia.

3. Evite hábitos prejudiciais

Roer unhas, morder objetos duros e usar os dentes como ferramenta são hábitos que prejudicam as lentes de contato e a dentição natural. Eles provocam quebras e desgastes, então evite ao máximo, e procure se abster do cigarro.

Quiz Invisalign

4. Tenha atenção ao seu cardápio

É preciso ter cuidado com alimentos muito duros, como milho de pipoca e torresmos. Os chicletes também podem prejudicar as suas lentes e, dependendo do material com qual elas foram confeccionadas, podem sofrer alteração de cor caso você consuma em excesso alimentos e bebidas pigmentados.

5. Proteja os dentes

Se você pratica esportes que oferecem risco de pancada na boca ou tem distúrbios como o bruxismo, é fundamental proteger seus dentes. Consulte um dentista para que ele confeccione protetores específicos para você, que se encaixem com perfeição em sua arcada e não prejudiquem as lentes.

Curiosidade do tratamento com lentes de contato

Você se lembra que falamos que é preciso preparar os dentes para colocar lentes de contato? Isso acontece porque é necessário ter uma base de boa qualidade para receber esses laminados protéticos. O dentista fará, por exemplo, uma limpeza de consultório e, em alguns casos, também um clareamento.

Mas um dos principais cuidados com lentes de contato dental antes da instalação delas é a correção de problemas ortodônticos. Apinhamentos e desalinhamentos precisam ser tratados para que não seja necessário desgastar o esmalte, o que poderia desencadear dor, sensibilidade e exigir tratamento de canal.

Quando o paciente apresenta alterações na mordida também é preciso, antes, usar o aparelho ortodôntico para depois instalar as lentes. Se as arcadas dentárias não se encaixam com perfeição, existe o risco delas quebrarem. Agora, se o paciente precisa de Ortodontia mas, rejeita o uso do fixo, procure quem trabalha exclusivamente com o sistema Invisalign onde a correção da mordida acontece sem fio nem enrolação.

Como você viu, os cuidados com lentes de contato dental se iniciam antes mesmo da sua instalação. Seguindo essas dicas e as recomendações do seu dentista, você conseguirá manter a integridade delas por muito mais tempo, garantindo seu sorriso perfeito por vários anos.

Gostou do artigo? Então siga nosso instagram @aparelho_invisivel_goiania para acompanhar o dia a dia do Dr. Alberto com dicas e conceitos que os pacientes não podem perder! até lá!

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?