Dente canino incluso? Descubra como tratar!

4 minutos para ler

A maior parte dos adultos saudáveis tem de 28 a 32 dentes na arcada, dos quais 12 são molares, oito são pré-molares, oito são incisivos e quatro são caninos. Em todo caso, a dentição é muito importante para manter as funções bucais. No entanto, existem condições, como o dente canino incluso, que podem prejudicar a saúde oral.

Pensando nisso, este texto explicará do que se trata esse problema, quais são as principais complicações associadas ao dente canino incluso, como ele pode ser tratado e de que forma o cirurgião-dentista pode ajudar. Continue a leitura e saiba mais!

O que é um dente canino incluso?

Pontiagudos e em destaque por serem maiores do que os demais, os quatro dentes caninos (dois na arcada superior e dois na inferior) irrompem entre os pré-molares e os molares, sendo responsáveis por rasgar e triturar os alimentos.

Entretanto, em algumas pessoas, esse importante elemento dentário não erupciona, o que gera uma disfunção, chamada pelos especialistas de dente canino incluso. Essa complicação pode ter inúmeras causas, como a falta de espaço entre os pré-molares e os molares, ou a formação de um cisto, que impede o surgimento de uma novo dente na arcada. 

Quais são as principais complicações do dente canino incluso?

O sorriso harmônico é aquele em que todos os dentes irrompem até a fase adulta, porém, nem sempre o paciente terá toda a dentição após a adolescência. Nesse caso, existem algumas consequências associadas aos dentes caninos incluso, são elas:

  • ficar “banguela” e o dente não “nascer”;
  • infecção ao redor da coroa do dente (pericoronarite);
  • reabsorção do dente vizinho (quando o dente incluso não consegue irromper por falta de espaço na arcada);
  • formação de cisto (localizado no capuz coronário, que envolve a coroa do dente ainda na estrutura óssea);
  • formação de tumor;
  • problemas de mordida;
  • apinhamento dentário (causado pela pressão exercida pelo dente incluso na arcada dentária).

Em todo caso, é preciso consultar um dentista confiável para avaliar a situação e, com a confirmação do diagnóstico, iniciar o tratamento para dente canino incluso.

O que é o tracionamento ortodôntico e como se relaciona ao dente incluso?

O primeiro passo é abrir espaço para o dente. Em seguida, fazer o tracionamento ortodôntico é um dos principais tratamentos para dentes caninos inclusos, uma vez que ajudará a “puxar” o elemento dentário que ainda não surgiu na arcada. Para isso, a técnica pode usar fios ortodônticos, que são fixados na coroa dental ou em um bráquete, exercendo pressão sobre o dente incluso.

Quanto à parte cirúrgica e à Ortodontia, é imprescindível escolher um dentista que entenda de vetor de força para melhorar a previsibilidade da correção. A viabilidade do tracionamento ortodôntico depende, também, de fatores como a idade do paciente, a posição do dente incluso e, enfim, a disponibilidade e o compromisso pessoal com o método.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Além disso, para quem precisa de tratamento ortodôntico, é importante combinar o tracionamento com outras técnicas e recursos biomecânicos, como o revolucionário Invisalign®, que recupera a função e a estética bucais com moldeiras personalizadas e praticamente invisíveis.

Por que ter diagnóstico e exames realizados por profissionais da área?

O diagnóstico do problema é o primeiro passo para tratar a disfunção do dente canino incluso, motivo pelo qual você deve procurar dentistas experientes para analisar o seu histórico de saúde bucal e fazer exames orais, identificando o problema e possíveis complicações na arcada dentária.

Esse dente pode estar na região vestibular ou na palatina e uma tomografia é útil para ajudar o dentista sobre onde ele vai acessar cirurgicamente o dente para colar o botão de tracionamento!

Neste post, você entendeu o que é o dente canino incluso. No entanto, para não sofrer complicações, é importante se consultar com o dentista, profissional comprometido com o diagnóstico sério e o tratamento adequado para esse mal-estar.

Quer continuar recebendo informações relevantes sobre a sua saúde bucal? Então, siga as nossas redes sociais e leia, em primeira mão, dicas para cuidar do sorriso. Estamos no Facebook e no Instagram!

Odonto Condé / Condé Invisalign 

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD 

Dr. Alberto dos R Condé Jr 

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?