Descubra qual o tratamento para dente de leite com cárie

3 minutos para ler

Cuidar de uma criança envolve a necessidade de enfrentar situações complexas. Afinal de contas, é preciso ter atenção quanto à educação, aos hábitos de vida e à saúde, de maneira global. Com a dentição o cenário não muda e, pensando no assunto, preparamos este conteúdo falando sobre as opções de tratamento para dente de leite com cárie.

Alguns adultos acham que, por serem temporários, basta esperar que os dentes de leite caiam para resolver qualquer problema. No entanto, trata-se de um tremendo engano, capaz de agravar quadros simples e piorar a qualidade de vida do pequeno paciente. Continue lendo e saiba como agir!

O dente de leite também precisa ser tratado

Antes de mais nada, é essencial compreender que a cárie em um ou mais dentes de leite, sobretudo quando não se realiza o tratamento correto, pode gerar infecções ou exigir extração. Dessa maneira, o pleno desenvolvimento da criança corre riscos, eventualmente até sérios, se não for feita a restauração adequada.

Nos seres humanos, a primeira dentição é a responsável por reservar espaço e permitir a acomodação dos dentes definitivos, que chegam depois e chamados de permanentes. Outro problema de sofrer com dentes afetados pela cárie é que isso atrapalha o crescimento simétrico dos ossos da face, a fonação e a introdução de alimentos mais duros.

Dentes saudáveis proporcionam qualidade de vida

Dentes saudáveis significam maior qualidade de vida, sejam de leite ou definitivos. Mesmo em crianças, as cáries podem causar uma dor intensa e, dependendo da idade, nem sempre é fácil identificar sua origem. Isso sem falar na possibilidade de alterações no ciclo do sono e, conforme dissemos, no desenvolvimento ósseo e da fala.

Outro fator relevante: uma dentição cariada resulta em impactos nocivos para a autoestima, especialmente quando se envolve mau hálito ou escurecimento. Durante uma fase na qual socialização e interação com o mundo cumprem papel vital, essas consequências, inclusive as psicológicas, não são nada desejáveis.

Agendar uma consulta no dentista é a melhor solução

Visitar regularmente um dentista de confiança consiste na melhor alternativa para uma criança evitar o dente de leite com cárie. Muitas vezes, o problema pode estar relacionado à posição inadequada de alguns elementos da arcada, dificultando a higienização e a limpeza diária, o que favorece o surgimento do incômodo.

Quiz Invisalign

Se o posicionamento for a causa, um profissional experiente está apto a fazer a indicação ortodôntica e ortopédica para uso do aparelho. Caso haja rejeição ao modelo fixo, o Invisalign® pode representar a solução perfeita: praticamente invisível e criado sob medida, ele permite que o ortodontista use seus recursos biomecânicos para melhorar a posiação dos dentes e até influenciar na parte da mastigação, fonação e deglutição a partir dos 6 anos de idade.

Conforme conferimos, o tratamento para dente de leite com cárie é importante em qualquer idade e ajuda a garantir um desenvolvimento pleno para a criança. Não deixe de agendar uma consulta para prevenir o surgimento de problemas na arcada dentária dos seus filhos!

Gostou do post? Se quer conferir outros conteúdos como este, aproveite a visita ao blog e siga agora mesmo as nossas mídias sociais: estamos no Facebook e no Instagram!

Odonto Condé / Condé Invisalign 

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD 

Dr. Alberto dos R Condé Jr.

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?