Descubra por que seu filho pode ter dente de leite torto e o que fazer

3 minutos para ler

A partir dos 6 meses, a criança começa a desenvolver a primeira dentição. Nesse momento, os pais devem ficar atentos à alimentação e aos cuidados com a saúde bucal. Ainda assim, pode surgir dente de leite torto, mas você sabe o que é, por que a disfunção ocorre na infância e qual o melhor momento para buscar tratamento com o dentista?

Neste texto, entenda por que hábitos, como usar chupeta, podem levar a problemas ortodônticos, ou seja, na disposição dentária. Além disso, descubra quais são os riscos de ter dentes de leite tortos, seja pela dificuldade na higienização oral, seja pelo impacto na autoestima, seja por complicações na fala, na alimentação e na respiração.

Comece a leitura agora mesmo e tire todas as suas dúvidas sobre o tema!

Por que crianças podem ter dentes de leite tortos?

Os dentes decíduos, os quais são popularmente conhecidos como dentes de leite, podem crescer e se desenvolver de maneira torta ou irregular nas arcadas superior e inferior. No entanto, você sabe por que essa característica pode ocorrer ainda na infância? E quando ela pode ser considerada normal ou patológica?

A resposta é que o mal-estar está associado ao uso prolongado da chupeta, à mordida aberta — problema no mecanismo de oclusão — e a causas genéticas. Por isso, é importante levar a criança ao consultório do dentista, o qual consegue tratar a disfunção e harmonizar o sorriso dos pequenos, ainda que a dentição permanente deles não tenha surgido.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

Quais são as complicações do dente de leite torto?

Dentes de leite tortos podem comprometer o organismo da criança. Poucos sabem mas, o prejuízo estético e do impacto negativo sobre a autoestima do jovem é o menor dos problemas. A disfunção pode atingir a fonação, dificultando a fala e a comunicação do pequeno, a alimentação, a formação das articulações e o desenvolvimento dos maxilares.

Por outro lado, problemas no desenvolvimento de dentes decíduos podem comprometer o mecanismo de mordida, dificultando a mastigação e, em alguns casos, a respiração. Enfim, a dentição torta complica a higienização bucal, o que facilita o acúmulo de restos de alimento na região e aumenta o risco de cárie e de doença periodontal, por exemplo.

Qual é o melhor momento para alinhar os dentes nas crianças?

Geralmente, a recomendação é levar o seu filho de até 7 anos para uma consulta odontológica, uma vez que ele pode desenvolver problemas ortodônticos. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais adequado será o tratamento. Então, para descobrir se os pequenos precisam de intervenção odontológica (como um aparelho fixo ou móvel Invisalign First), seja precavido e leve os seus filhos ao consultório do dentista.

Neste conteúdo, você descobriu sobre os dentes de leite tortos, problema que pode ocorrer na infância devido ao uso de chupeta, mordida aberta ou causa genética. Para prevenir complicações na fala, na autoestima e na limpeza bucal, é importante tratar a disfunção cedo, antes de a dentição permanente irromper.

Agora que você sabe o que é e por que o dente de leite torto pode surgir, descubra outras informações relevantes sobre a saúde oral de crianças. Aprenda neste artigo o que fazer em caso de raiz dental exposta na boca!

Odonto Condé / Condé Invisalign

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD

Dr. Alberto dos R Condé Jr

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe uma resposta

× Gostaria de agendar uma consulta?