Dente escurecido: o que pode ser?

3 minutos para ler

O surgimento de um dente escurecido sempre é motivo de grande preocupação. Esse problema pode ser resultante de fatores como: uso de antibióticos, placa bacteriana, tratamento de canal, tabagismo e, até mesmo, traumas causados por um acidente ou queda, por exemplo.

Além da questão estética, outro problema é a autoestima do paciente, que fica afetada com o escurecimento dos dentes. Afinal, um sorriso bonito é importante tanto para a vida pessoal como para a profissional.

Mas o que fazer? Independentemente da causa do dente escurecido, a Odontologia tem diversos tipos de tratamentos possíveis para tornar o seu sorriso mais branco, bonito e sem manchas. Confira!

CTA-odonto_Guia do Clareamento -Dental-02 (1)

Restauração com resina ou porcelana para dente escurecido

Em caso de tratamento de canal que escureceu o dente, traumas ou uso de antibióticos, o dentista pode fazer o clareamento seguido da aplicação de facetas de resina ou porcelana.

Entretanto, se eles estiverem tortos, o indicado é a correção ortodôntica prévia para prevenir grandes desgastes e ter um tratamento mais conservador, mas, se há alguma objeção ao uso do aparelho fixo, leia sobre a alternativa praticamente invisível, confortável e higiênica do alinhador ortodôntico

Lentes de contato dental

Trata-se se uma excelente opção para quem deseja corrigir as imperfeições na coloração dos dentes. Quando indicado e feito por um dentista competente, pode disfarçar manchas e descolorações, oferecendo um aspecto mais bonito e harmônico ao sorriso.

Os dentes escurecidos pelo tempo ou com excesso de restaurações podem ser muito beneficiados pelas lentes de contato. O tom de branco pode ser escolhido diretamente no consultório, após a avaliação do dentista que será responsável pelo tratamento.

Coroas dentárias

A coroa dentária de cerâmica também é indicada para o dente escurecido, desde que a parte “lingual” do dente tenha alguma restauração ou já esteja danificada.

Quiz Invisalign

Esse tipo de procedimento é bastante interessante. Contudo, deve ser criteriosamente avaliado pelo dentista, para que seja verificada a viabilidade do uso da coroa dentária para o seu caso.

Clareamento misto: de consultório e caseiro simultâneos

Quando indicado é uma técnica eficiente para tentar reduzir as manchas de dentes escurecidos. Vale lembrar que não se usa mais o “laser” dentro do consultório mas, sim, o gel de alta concentração e o isolamento absoluto para o clareamento dental ter mais chance de alcançar bons resultados. Para a maior eficácia, o paciente fazer, ao mesmo tempo, o clareamento caseiro é indicado também!

CTA-odonto_Guia do Clareamento -Dental-02 (1)

Quando há indicação e está sob supervisão do cirurgião-dentista, trata-se de um procedimento seguro, com poucas restrições, apenas nos casos de gestantes e lactantes.

Por mais que seja incômodo ter o dente escurecido, é preciso ter em mente que não se trata de um problema sem solução. Basta buscar um consultório odontológico com profissionais qualificados e experientes para fazer a avaliação do procedimento ideal, a partir da necessidade individual de cada caso.

Gostou do nosso artigo de hoje? Quer evitar que seus dentes fiquem amarelados e escurecidos? Então aproveite e confira nosso post sobre alimentos que escurecem os dentes e deixe seu sorriso sempre branco e bonito! Afinal, ele é o seu cartão de visitas, não é mesmo?

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?