Dente quebrado? Confira os principais tratamentos!

4 minutos para ler

Quebrar um dente não é uma situação nada agradável, embora seja mais comum do que pensamos. Nunca achamos que vai ocorrer com a gente, porém um dente quebrado pode acontecer por diversos motivos, como tratamentos dentários malfeitos, pequenos acidentes do cotidiano ou por morder algo duro na comida, esportes diversos, inclusive os que não são “de impacto”, etc..

Independentemente da causa, o mais importante que você deve fazer nesse momento é correr direto para um dentista. Uma dica é pedir para ele scanear seus dentes com IteroScan e te enviar o arquivo que vai permitir, se um dia for necessário, que o dentista reproduza, com precisão, o formato original do dente do seu filho. Confira, agora, os principais tipos de tratamento em relação a cada situação.

Dente quebrado

Um dente pode quebrar de várias formas, sendo que cada uma delas pede um tratamento diferente. Faz toda a diferença se um dente quebra abaixo ou acima da linha óssea, ou se for uma pequena fratura apenas. Logo, confira o tratamento em cada um dos casos:

Fragmento

Quando a fratura é muito pequena ou atinge apenas o esmalte dentário, o processo é mais simples. As chances de conseguir colar novamente esse fragmento ao dente são muito grandes. Contudo, caso você não consiga encontrar o pedaço do dente que falta, ou se ele tiver se partido em mais de uma parte, a melhor opção é a reconstrução do dente com uma resina. Se você tiver o arquivo original do formato dos seus dentes é possível até manter a originalidade mas, se não tem, então, o dentista vai tentar fazer uma anatomia próxima, porém, nunca exatamente igual ao que era seu dente.

Acima da linha óssea

Se o trauma foi mais contundente e gerou uma quebra mais significativa, o tratamento se torna mais complexo, mas possível. Caso o dente tenha sido quebrado acima da linha óssea, e a raiz continua intacta, é possível confeccionar uma nova coroa, para substituir a parte quebrada. Pode ser necessário realizar um tratamento de canal, se houver um comprometimento da polpa. Só com o arquivo STL do scaneamento seria possível reproduzir a anatomia da coroa quebrada igual ao seu passado.

Abaixo da linha óssea

Quando o dente quebra abaixo da linha óssea, atingindo a raiz, a solução terapêutica adequada é a extração completa dele. Isso ajuda a prevenir futuras infecções. O dente extraído deverá ser substituído por um implante. A importância na prevenção com o Scanner Itero em ter os dentes salvos é fundamental, caso o paciente tenha o dente perdido.

Quiz Invisalign

Dente saiu por inteiro

Pode acontecer, também, que, após um trauma, o dente saia por completo. Nesses casos, é possível que ele seja reimplantado, porém a velocidade é essencial. Quanto mais rápido iniciar o tratamento, maiores são as chances de sucesso. Por isso, é importante chegar ao dentista, pelo menos, até 2 horas após o acidente. Lembrando que esse dente vai precisar de canal e, muito provavelmente, vai anquilosar e perder a raiz com o tempo.

Trauma sem dano aparente

Se você sofreu algum trauma no queixo ou próximo ao nariz, seja por queda, prática de esporte ou colisão, mas não identificou nenhum dano nos dentes, ainda assim é muito importante você procurar um dentista e realizar alguns exames. Esses choques podem ter causado danos internos e não aparentes, que apenas um exame mais detalhado pode identificar.

É importante ressaltar que um dente quebrado deve ser entendido como uma emergência: quanto mais cedo ele for tratado, maiores são as chances de sucesso. Normalmente, há esse entendimento quando a lesão acontece nos dentes aparentes, porque, nesse caso, é gerado um constrangimento estético.

Entretanto, quando o mesmo ocorre nos dentes mais escondidos, é comum que a busca por socorro seja mais tardia. Isso é um erro. A busca por tratamento deve ser imediata, seja qual dente for afetado. Assim, você evita inúmeras complicações, como:

Viu só como é importante a prevenção, ter o arquivo do formato dos seus dentes e buscar ajuda imediata, caso você tenha o dente quebrado? Agora que você conhece os principais tratamentos para esse mal, descubra como proceder, caso isso ocorra com você.

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?